Avaliação de Desempenho: como avaliar os colaboradores!

Blog / Recursos Humanos / Avaliação de Desempenho: como avaliar os colaboradores!
Avaliação de Desempenho: como avaliar os colaboradores!

A avaliação de desempenho possibilita analisar, de forma sistemática, o desempenho de cada colaborador relativamente às funções que desempenha. É uma ferramenta extremamente importante e relevante para as empresas, pois permite avaliar qualitativa e quantitativamente a performance dos colaboradores na empresa, quer a nível individual, quer no que diz respeito a equipas de trabalho.

Por um lado, a empresa pode verificar o potencial de cada colaborador e se o seu comportamento e produtividade estão alinhados com os objetivos da empresa. Por outro lado, os colaboradores sentem-se valorizados, pois conseguem perceber de que forma o seu trabalho está a contribuir para o sucesso da empresa e a encaixar no seu contexto, cultura e missão.

Vantagens da Avaliação de Desempenho

A avaliação do desempenho é benéfica para colaboradores, empregadores e para a própria organização da empresa. Destacamos as principais vantagens:

Colaboradores

  • Identificação de pontos fortes e fracos;
  • Capacidade de auto-avaliação;
  • Compreensão real das expectativas da empresa e do empregador;
  • Melhoria efetiva do desempenho.

Empregadores e Empresa

  • Alinhamento da empresa com o desempenho esperado dos colaboradores;
  • Identificação de colaboradores que precisam de formação;
  • Identificação de colaboradores compotencial para crescer na empresa (transferências, promoções);
  • Facilitar e melhorar o processo de gestão de pessoas;
  • Promover a proposta de melhorias de desempenho.

Tipos de Avaliação de Desempenho

Podem ser utilizados diversos métodos de avaliação de desempenho. Salientamos os seguintes exemplos de avaliação de desempenho:

Autoavaliação
Como o nome indica, este tipo de avaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador. A empresa deve motivar cada colaborador a avaliar o seu desempenho, comportamento, relacionamento com os outros colaboradores e evolução. Após esta avaliação, devem ser analisadas as conclusões, assim como formas de desenvolver as áreas de menor crescimento.

Avaliação Comparação por Pares
Também conhecida como comparação binária, é a avaliação feita pela comparação do desempenho de dois colaboradores.

Avaliação por Superior
Talvez um dos métodos mais tradicionais, que consiste na avaliação de desempenho pelo gestor responsável, que pode observar o comportamento e produtividade no dia a dia.

Avaliação por Competências
Cada empresa tem um conjunto de competências técnicas e comportamentais essenciais para a sua organizaçãoe  crescimento. Neste tipo de avaliação o colaborador é avaliado se vai ou não de encontro a essas competências em termos de trabalho. Normalmente, são considerados três fatores nesta avaliação:

  • C – Conhecimento: aptidões cognitivas, “saber algo”.
  • H – Habilidade: domínio psicomotor, “saber fazer”.
  • A – Atitude: fator motivador, “querer fazer”.

Avaliação Feedback 360º
É um tipo de avaliação de desempenho mais completo, na medida em que envolve um grande número de feedback de múltiplas fontes: colegas de trabalho, gestores, clientes e fornecedores, para além do próprio colaborador.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.