O que é Brainstorming e como fazer?

Blog / Empresas / O que é Brainstorming e como fazer?
O que é Brainstorming e como fazer?

Saiba o que é brainstorming e como aplicar de forma eficaz, desenvolvendo soluções práticas e inteligentes para o seu negócio!

O que é o Brainstorming?

Também chamado de tempestade de ideias, o brainstorming é uma técnica que incentiva a procura de soluções criativas e eficientes para um determinado problema. Esta técnica, inventada por Alex Osborn, possibilita a partilha de ideias por parte dos colaboradores, contribuindo, assim, para a valorização e motivação da equipa. O conhecimento recolhido através do Brainstorming permite melhorar as diversas áreas de uma empresa.

Como fazer Brainstorming?

Reuna um grupo limitado de colaboradores - idealmente entre 6 a 10 pessoas - para que todos possam expressar as suas ideias e sugestões.

Antes de fazer uma reunião de brainstorming

  1. Prepare o ambiente da reunião, para que todos se sintam confortáveis em expressar as suas ideias, independentemente da sua personalidade;
  2. Explique o problema e forneça algumas orientações, permitindo que os colaboradores possam contribuir com as suas ideias de forma focada;
  3. Escolha uma ou mais técnicas para a reunião de brainstorming (escolha das opções que indicamos neste artigo);
  4. Permita que todos apresentem as suas ideias e valorize cada participação;
  5. Aponte as soluções que forem sendo apresentadas num local visível, por exemplo, quadro branco;
  6. Faça uma seriação das ideias semelhantes/repetidas.
  7. Termine a reunião, agradecendo a participação de cada colaborador.

Técnicas de Brainstorming

Técnica do Post-it
Esta é uma forma extremamente visual e prática de orientar uma reunião de brainstorming. Comece por entregar um bloco de post-it e uma caneta a cada participante, para que escreva as suas ideias. Vai colando os post-its na parede ou quadro, assim fica visível para todos.

Chuva de Ideias Rápidas
Esta é uma forma divertida de fazer Brainstorming. Num tempo pré determinado, os colaboradores dizem as ideias que têm em mente, enquanto alguém designado as aponta. Não existe lugar a dúvidas, críticas ou divergências, apenas ideias!

Técnica do Brainwriting (método 6-3-5)
O objetivo desta técnica é encontrar mais ou menos 100 ideias no espaço de apenas meia hora. Cada colaborador regista em appel as suas ideias, para partilhar posteriormente, quando todos tiverem terminado.

Mapa Mental (Mind Mapping)
Disponbilize três palavras/expressões numa folha e incentive a equipa a expressar ideias através de palavras relacionadas. Conecte as palavras por linhas conectá-las por linhas. Faça o mesmo com as palavras derivadas das iniciais, até esgotar as ideias.

mindmapping


Técnica: O que faria a Pessoa X?

Pensem em determinadas pessoas, excelentes na sua área ou bastante know-how no problema que se pretende arrajar soluções criativas. O que essa pessoa faria?

Técnica dos Recursos Infinitos
Incentive os participantes a pensarem em ideias sem a preocupação dos recursos envolvidos. Basicamente, motive a equipa a pensar em novas soluções, sem um orçamento financeiro ou de recursos humanos.

Jogos
Utilize jogos de relaxamento e de improvisação para todos os elementos da equipa se sintam confortáveis e disponíveis para  dar as suas ideias.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.