Como escolher uma gaveta de dinheiro para o seu POS

Blog / Empresas / Como escolher uma gaveta de dinheiro para o seu POS
Como escolher uma gaveta de dinheiro para o seu POS

Os sistemas POS (ponto de venda) são uma excelente forma de gerir pagamentos de negócios, como restaurantes, bares, cafés, pastelarias, comércio, retalho entre muitos outros.

Para que estes sistemas funcionem da melhor forma e garantam a operacionalidade do negócio, é necessário adquirir alguns equipamentos, como computador ou tablet (android ou IOS) , impressora, leitor de código de barras, terminal de pagamento multibanco, balanças (em supermercados, talhos e afins) e ainda gavetas de dinheiro.

 

Focando-nos neste último equipamento, para que servem as gavetas de dinheiro?

As gavetas de dinheiro permitem armazenar e organizar o dinheiro proveniente dos pagamentos no ponto de venda, quer seja uma pequena ou grande empresa, sendo um dos principais equipamentos para qualquer tipo de estabelecimento de comércio.

Adicionalmente, garantem a segurança do dinheiro, que é uma das maiores preocupações dos comerciantes, garantindo que não existam problemas com os pagamentos dos bens ou serviços, nomeadamente extravios ou roubos de dinheiro, e são responsáveis por automatizar e agilizar o processo de venda. No entanto, para ter este equipamento é importante garantir que tem espaço para o colocar e o investimento necessário para o adquirir, embora existam gavetas de dinheiro com preços competitivos para todo o tipo de negócios e necessidades.

De forma geral, a gaveta de dinheiro deve estar conectada à impressora do ponto de venda, assim como ao sistema de caixa, responsável por registar cada transação e os respetivos pagamentos.

Gaveta de Dinheiro

Que tipos de gavetas de dinheiro existem?

Existem 2 tipos de gavetas de dinheiro - as automáticas e as manuais.

As gavetas de dinheiro automáticas são muito utilizadas no retalho e funcionam através da conexão com o Software de Faturação e uma impressora . Assim, quando recebe a informação do pagamento por dinheiro, a gaveta abre automaticamente para que os colaboradores possam receber, organizar e retirar dinheiro ou armazenar outros documentos da transação.

Por outro lado, nas gavetas de dinheiro manuais, a abertura e fecho são feitos manualmente, através de um botão ou outro sistema. Na maioria das situações a gaveta é acompanha com uma chave para que a possa fechar.

Como escolher uma gaveta de dinheiro para o seu POS?

1- Decida se pretende ter uma gaveta automática ou manual

Uma gaveta automática pode trazer-lhe mais vantagens ao nível de segurança e rapidez nas transações, apesar de implicar mais custos. Considere a que faça mais sentido ao seu negócio e orçamento;

2- Considere o tipo de abertura da gaveta

Independentemente da gaveta de dinheiro ser automática ou manual, existem gavetas com abertura vertical (abre a tampa para cima) e horizontal (abre a tampa horizontalmente). Tendo isto em conta, deve perceber qual o espaço que tem disponível, para que a abertura seja confortável para o operador de caixa. Por exemplo, se tem um monitor por cima da gaveta, esta não deverá abrir na vertical, mas sim na horizontal.

Existem caixas registadoras, que já vêm com gaveta de dinheiro embutida, uma opção mais económica;

3 - Garanta que tem espaço adequado

Um dos principais objetivos da gaveta de dinheiro é organizar e arrumar o dinheiro, desde moedas e notas a recibos e outros bens. Desta forma, é essencial adquirir uma gaveta com divisórias e mecanismos para arrumar tudo o que precisa e em segurança, dependendo do tipo de bem;

4- Avalie quais as matérias-primas utilizadas

O material utilizado no fabrico da gaveta de dinheiro faz toda a diferença na vida útil do equipamento. É importante escolher uma gaveta composta por um material forte e resistente à utilização diária;

5- Escolha um fabricante ou parceiro de confiança

Os equipamentos de POS são utilizados com grande frequência, o que faz com que, muitas das vezes, necessitem de uma manutenção, preventiva ou corretiva. Deste modo, é super relevante escolher um fabricante ou parceiro que ofereça uma gama de produtos com qualidade e apoio no pós-venda.

6 - Garanta a compatibilidade com outros equipamentos

Para tornar o seu ponto de venda automático e eficiente, deve escolher uma gaveta de dinheiro que seja compatível com um teclado, leitor de código de barras, impressora de POS, monitor e computador, ou vice-versa, caso já tenha adquirido um desses equipamentos;

7- Design

Dependendo do posicionamento do negócio, do layout do espaço e dos restantes equipamentos, pode ser importante ter atenção ao design da gaveta, para que fique em linha com os restantes equipamentos e com o espaço, garantindo a otimização do espaço.

Dicas:

  • Para garantir a durabilidade e funcionamento do seu equipamento, deve ter alguns cuidados, nomeadamente no fecho da gaveta. Deve fazê-lo de forma cuidadosa, para evitar danos;

  • Para assegurar a segurança da sua gaveta, utilize uma gaveta com uma chave de segurança, que traz um nível extra de proteção.

Escolher bem uma gaveta de dinheiro para POS é essencial na gestão dos recebimentos em  dinheiro da empresa, uma vez que proporciona uma maior segurança e reduz a probabilidade de perda ou extravio de dinheiro.

Já conhece o Vendus? Fature de forma rápida, intuitiva e segura os pedidos dos clientes, através do software para POS do Vendus, que é compatível com gavetas de dinheiro. Controle todos os movimentos de caixa do seu negócio, através de um computador, tablet ou telemóvel. Experimente de forma gratuita durante 30 dias, sem compromisso!

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.