Consultor Imobiliário | Tudo o que precisa saber

Blog / Empresas / Consultor Imobiliário | Tudo o que precisa saber
Consultor Imobiliário | Tudo o que precisa saber

Com o mercado imobiliário em alta, a figura do consultor imobiliário está em evidência. Saiba tudo o que precisa para desenvolver a sua atividade como consultor imobiliário de sucesso!

O que é um Consultor Imobiliário?

É o profissional que conhece o mercado imobiliário e apresenta os melhores imóveis de acordo com as necessidades e critérios dos clientes.

O consultor imobiliário deve ter excelentes capacidades comunicativas e analíticas que lhe permitam ser empático e criativo na procura de soluções imobiliárias.

O que é preciso para ser um Consultor Imobiliário?

As diversas agências de mobiliário existentes em Portugal disponibilizam, com alguma frequência, vagas para fazer parte das suas equipas. Mas o que é necessário para ser consultor imobiliário?

Existem alguns requisitos essenciais à profissão de consultor imobiliário, nomeadamente:

  • Empatia - saber colocar-se no lugar do cliente, percebendo o que este procura;
  • Respeito - cortesia e respeito pelas ideias e opiniões são sempre bem vindos;
  • Integridade - ser honesto, ético e com valores morais, cria uma reputação positiva;
  • Competências de Comunicação - escuta ativa e atenta, sem pressão de tempo;
  • Capacidade analítica - ser capaz de analisar tendências do mercado imobiliário;
  • Experiência em marketing - importante ter conhecimentos básicos de marketing para definir estratégias de venda;
  • Conhecimento da legislação - é fundamental estar a par das regras e regulamentos do setor imobiliário.

Quais as vantagens de ser Consultor Imobiliário?

Existem diversas vantagens em ser agente imobiliário, saientamos as seguintes:

Carreira em crescimento
Habitação é uma área de negócio que vai sempre existir, quer seja aluguer ou venda. Por isso, ser um profissional na área imobiliária possibilita progressão na carreira a nível pessoal e monetário.

Gestão do Tempo
Como agente imobiliário pode organizar a agenda para ir de encontro à disponibilidade dos clientes. No entanto, por vezes, é necessário trabalhar fora de horas ditas normais para atender às necessidades dos clientes.

Rendimentos
Não existe um limite ao valor mensal que poderá receber. Na realidade, o rendimento vai depender do investimento que fizer no negócio: conhecendo bem o mercado, apostando nos relacionamentos com os clientes e sendo criativo nas soluções que lhes apresenta. No entanto, numa fase inicial, o rendimento poderá ser baixo, pois primeiro é necessário construir uma carteira de clientes.

Realização Pessoal
Como consultor imobiliário contribui para que os clientes encontrem a casa de sonho ou o negócio mais vantajoso. Isto proporciona um sentimento de realização pesoal e emocional.

Quanto ganha um Consultor Imobiliário?

No início, o salário do consultor imobiliário é relativamente baixo, pois tem de construir uma carteira de clientes como base do seu trabalho. Posteriormente, quando já pode mostrar imóveis, o rendimento mensal aumenta gradualmente.

O valor que cada profissonal desta área recebe, está intimamente ligado ao número de imóveis que vende. Por norma, se vender 4 casas por ano, ganha uma média de 600 euros por mês.

Como ser um Consultor Imobiliário de Sucesso?

É possível ser um agente imobiliário de sucesso! Deixamos algumas dicas para que seja bem sucedido:

Cuide da sua imagem
A forma como fala, se veste e interage socialmente é o seu cartão de visita. Assim, tenha atenção ao vocabulário que utiliza, ao tom de voz que emprega na sua conversação, à escolha do vestuário e à higiene pessoal.

Invista na formação contínua
A formação base do consultor imobiliário não está necessariamente ligada a uma área educacional específica, nem implica forçosamente formação superior. Mas requer formação contínua: cursos de curta duração na área imobiliária, eventos profissionais, etc, são uma forma de estar atualizado relativamente ao mercado.

Divulgue os seus imóveis
Utilize as redes sociais para divulgar a sua carteira de imóveis. Anuncie de forma profissional, com fotografias de qualidade e descrição detalhada, para atrair o maior número de clientes.
Caso não se sinta à vontade com as redes sociais ou necessite de ajuda para criar e gerir uma página de rede social, pode consultar o nosso artigo Marketing Redes Sociais.

Escolha uma imobiliária
Opte por trabalhar com uma agência imobiliária em crescimento e credível no mercado, que lhe permita desenvolver a sua atividade eficientemente.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.