Como obter sucesso profissional - 10 Dicas

Blog / Empreendedorismo / Como obter sucesso profissional - 10 Dicas
Como obter sucesso profissional - 10 Dicas

O conceito de sucesso profissional é um pouco subjetivo. Para alguns empresários uma remuneração elevada e reconhecimento no mercado é o mais importante, para outros o poder passar tempo em família ou trabalhar menos horas é essencial. Se for um jovem empreendedor, provavelmente, o sucesso profissional está relacionado com a satisfação laboral e não, necessariamente, com o proveito financeiro. Seja qual for a motivação, conheça os principais fatores que podem ajudar a alcançar o sucesso profissional!

Dicas para Sucesso Profissional

Independentemente da noção de sucesso profissional que tenha, existem alguns fatores, que bem executados, podem ajudar a alcançar objetivos e a promover o sucesso no mundo dos negócios.

1. Desenvolva o auto conhecimento

O primeiro passo é avaliar bem os seus pontos fortes e os aspetos que precisam de melhoria, ao nível pessoal e profissional. Liste, de forma clara, todas as competências já desenvolvidas, disponíveis para o mercado de trabalho, assim como as dificuldades e a forma como as pode aprimorar ao longo do tempo.

2. Defina metas e objetivos profissionais

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, avalie periodicamente e reajuste se necessário. É muito importante que saiba onde pretende chegar e o que deseja alcançar, mantendo os objetivos realistas e alcançáveis.

3. Aprenda constantemente

Aperfeiçoe os conhecimentos que já possui e aprenda novos temas. Aposte em formação e workshops relacionados com a sua área de trabalho ou de enriquecimento pessoal (como gestão de tempo, liderança, resolução de conflitos, trabalho em equipa, etc). Desenvolva um espírito aberto e humilde, onde pode aprender com profissionais mais experientes.

4. Exerça proatividade

Seja ativo, não fique parado à espera das oportunidades, pelo contrário, tome a iniciativa. A proatividade é uma skill muito apreciada no mundo do trabalho e uma das principais características de profissionais de sucesso.

5. Mantenha a ética profissional

Ter valores, respeitar o ambiente de trabalho e o relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Para além de se auto valorizar, também acrescenta valor à sua atividade ou empresa onde trabalha.

6. Peça Ajuda quando necessário

O ato de pedir ajuda não tem nada de errado. Se tiver dúvidas ou não souber algo, peça ajuda a quem tem mais experiência e conhecimento sobre o assunto. Para além de aprender, vai valorizar as outras pessoas.

7. Desenvolva a Inteligência emocional

Ser capaz de compreender e gerir emoções e saber lidar com diversas situações e pessoas, revela um profissional equilibrado, com competência para alcançar qualquer objetivo. É uma das qualidades mais apreciadas pelas empresas.

8. Faça um bom Networking

Construir uma boa rede de contactos é fundamental, pois pode significar uma oportunidade de emprego ou negócio em algum momento. Por isso, frequente eventos da sua área, invista em conversas informais, participe em grupos de redes sociais e esteja disponível para ajudar. Mas não restrinja os seus contactos apenas às áreas relacionadas com o trabalho, dedique tempo ao voluntariado, pratique desporto ou encontre um hobby que o preencha. O importante é nutrir relacionamentos significativos com pessoas.

9. Evite Hábitos Tóxicos

Existem alguns hábitos tóxicos a que deve estar atento, pois podem arruinar a sua carreira profissional:

  • Procrastinação — evite adiar tarefas ou compromissos, pode perder oportunidades;>
  • Multitasking — trabalhar em diversas tarefas ao mesmo tempo resulta em baixo rendimento e resultados abaixo do esperado;
  • Incapacidade em delegar tarefas — esteja disposto a partilhar tarefas com parceiros de negócio;
  • Separação entre vida pessoal e privada — os problemas pessoais não devem afetar o desempenho laboral e os relacionamentos com os colegas.

10. Relaxe periodicamente

Descansar é muito importante para conseguir alcançar o sucesso profissional. Parar, descontrair, ajuda a diminuir o stress e o cansaço. Preferencialmente faça atividades prazerosas, como ler, praticar exercício, tirar alguns dias de férias.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.