Débito e Crédito - Conheça as Diferenças

Blog / Fiscalidade / Débito e Crédito - Conheça as Diferenças
Débito e Crédito -  Conheça as Diferenças

Conhecer as nuances entre o conceito de débito e de crédito é fundamental para gerir bem as finanças das empresas. Explicamos o que é o débito, o crédito e as principais diferenças entre os dois.

O que é Débito?

Débito pode significar uma dívida, por exemplo, quando uma empresa não efetua os pagamentos devidos a fornecedores, ao banco ou outras instituições financeiras, ficando em dívida do respetivo valor.

Débito também pode estar relacionado com a forma de pagamento, nomeadamente quando uma determinada quantia é cobrada automaticamente da conta bancária da empresa, sendo a numenculatura utilizada nos extratos bancários.

Por outro lado, quando uma empresa não tem fundos na conta bancária para cobrir pagamentos efetuados, considera-se que está em débito.

O que é Crédito?

De uma forma simplista, qualquer recebimento da empresa é considerado crédito. Financeiramente, o crédito está relacionado com confiança, ou seja, quando a empresa adquire determinado produto ou serviço, responsabilizando-se pelo seu pagamento, mesmo sem ter o dinheiro no momento. Por exemplo, é visível nos empréstimos bancários.

Muitas vezes, o crédito é fundamental para que a emrpesa possa crescer ou atualizar produtos e serviços, por isso, é necessário avaliar bem a necessidade de recorrer ao crédito, pois, normalmente, existem custos extra associados.

Diferenças entre Crédito e Débito

As principais diferenças entre débito e crédito prendem-se com a sua própria natureza. O débito está relacionado com a utilização quotidiana do dinheiro, para além de significar dívida.

Por sua vez, o crédito pode ser uma relação contratual entre empresa e entidade bancária (empréstimo bancário) ou estar relacionada com dinheiro que entra na empresa através de vendas ou prestações de serviços.

Cartão de Crédito vs Cartão de Débito

Da mesma forma que os conceitos de débito e crédito têm definições diferentes, os cartões de crédito e débito apresentam distinções.

O cartão de débito associado a uma empresa permite sempre o pagamento na hora, ou seja, sempre que for efetuada uma transação, o valor será debitado na conta bancária, refletindo-se no saldo corrente.

Por sua vez, o cartão de crédito permite pagamentos parcelados, normalmente associados a juros e depende do limite de crédito que a empresa contratou com a entidade bancária.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Facturação e POS sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.