Como fazer uma Assinatura Digital

Blog / Empresas / Como fazer uma Assinatura Digital
Como fazer uma Assinatura Digital

Uma assinatura digital é uma identificação pessoal, que necessita de um certificado para comprovar a identidade de quem assinou e a veracidade da assinatura. Não é, portanto, o mesmo que uma assinatura escrita em papel e digitalmente adicionada a um documento.

Passos para Fazer uma Assinatura Digital

O primeiro passo para ter uma assinatura digital é escolher um serviço de ID Digital certificado, que disponibilize o serviço de assinar digitalmente documentos. Este passo é extremamente importante, pois precisa de garantir a exclusividade e segurança da sua assinatura. Existem algumas autoridades certificadas no mercado:

Ao enviar um documento assinado digitalmente, também deve remeter o certificado e a chave pública, para que possa ser devidamente consultado.

Após encontrar o serviço de ID Digital mais conveniente para as suas necessidades, obtendo assim o certificado digital, já pode assinar os documentos que pretender facilmente.

É possível adicionar a assinatura digital aos seus documentos utilizando uma das seguintes formas: Microsoft Word, Acrobat Reader ou através do Cartão de Cidadão.

Assinatura Digital através do Microsoft Word

  1. Escolha um documento Word;
  2. Escolha a opção Inserir > Linha de Assinatura;
  3. Preencha os dados pedidos na janela;
  4. Mude a assinatura para o lugar pretendido.

Assinatura Digital através do Acrobat Reader

Inserir a sua assinatura digital num PDF é relativamente simples, quando utiliza o Acrobat Reader. Siga os seguintes passos:

  • Diriga-se a Ferramentas > Preencher e Assinar > Assinar;
  • Siga as instruções: digitalizar, desenhar ou digitar o nome;
  • Aumente/diminua o tamanho da assinatura ou mude de local dentro do documento.

Assinatura Digital através do Cartão do Cidadão

Para assinar um documento eletrónico com o Cartão de Cidadão é necessário um leitor de cartão de cidadão devidamente conectado ao computador e a instalação de uma aplicação informática, fornecida no site do Cartão de Cidadão. Seguidamente, siga os seguintes passos:
  • Escolha o documento onde pretende inserir a assinatura;
  • Insira o Cartão de Cidadão no leitor;
  • Selecione o certificado de assinatura;
  • Digite o seu código pin de assinatura;
  • Confirme.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.