Faturas sem Papel: conheça o serviço e saiba como aderir

Blog / Faturação / Faturas sem Papel: conheça o serviço e saiba como aderir
Faturas sem Papel: conheça o serviço e saiba como aderir

Faturas sem papel? Sim, agora é possível, com o novo serviço implementado no início de 2023 em Portugal. Este projeto, desenvolvido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, é dirigido a consumidores e comerciantes, e visa simplificar o sistema de faturas e diminuir a utilização de papel, do ponto de vista da sustentabilidade.

Faturas sem papel: a quem se dirige?

Esta medida, inserida no pacote Simplex+ do Governo, aplica-se a todos os comerciantes ou prestadores de serviços que emitam faturas, por exemplo, restaurantes, lojas ou farmácias.

Os comerciantes e prestadores de serviços estão dispensados da emissão de faturas em papel, desde que comuniquem estes documentos em tempo real à Autoridade Tributária (função disponibilizada no software de faturação online Vendus).

Também os consumidores podem aderir a este serviço, optando por receber a fatura por email.

Como aderir ao serviço?

O processo de adesão difere de comerciantes e prestadores de serviços para consumidores. Confira a seguir.

Comerciantes e Prestadores de Serviços

Para que esteja dispensado de emitir faturas em papel, é necessário que cumpra as seguintes condições:

  • Capacidade para passar faturas com o número de contribunte do comprador (NIF);
  • Processamento da fatura através de programa informático certificado (como o Vendus);
  • Fatura transmitida eletronicamente e enviada em tempo real para a Autoridade Tributária (AT).

Se cumprir estes requisitos, terá então de comunicar à Autoridade Tributária a sua intenção de começar a passar faturas sem papel (algo que poderá fazer diretamente na plataforma Vendus).

Consumidores

Se, enquanto consumidor, deseja começar a receber faturas sem papel, poderá também aderir ao serviço de forma gratuita. Para isso, terá de aceder à área reservada do portal ePortugal. Depois de aceder, deverá selecionar a opção "Fatura sem papel" e escolher a opção "receção de faturas". Deverá então definir qual o e-mail onde quer receber as suas faturas e para as receber, basta indicar o seu NIF quando efetuar alguma compra.

Note que só irá poder receber a sua fatura de forma digital se o comerciante também tiver aderido ao serviço.

Vantagens das faturas sem papel

O fim das faturas em papel poderá parecer estranho para várias pessoas e entidades. No entanto, a medida apresenta variadas vantagens, tais como:

- diminuição da utilização de papel, numa tentativa de diminuir a pegada ambiental do nosso país.

- simplificação do processo, não havendo necessidade de imprimir faturas.

- modernização dos serviços oferecidos pelos comerciantes.

- fácil agregação das faturas num único local, diminuindo as chances de as perder.

Códigos QR em faturas

A par das faturas sem papel, o programa Simplex também implementou a introdução de códigos QR (QR codes) e um código único de documento nas faturas, que se tornaram obrigatórios em 2022.  Desta forma, o cliente pode usufruir dos benefícios fiscais sem ter a necessidade de disponibilizar o seu número de contribuinte.

A Comissão de Proteção de Dados deu um parecer negativo à fatura sem papel, assim como à introdução dos códigos de barras nas faturas. Para esta comissão estas medidas permitem que a Autoridade Tributária tenha acesso a faturas detalhadas das compras, considerando que isto é um “retrocesso em termos de tutela de direitos, liberdades e garantias” dos cidadãos. No entanto, ambas foram implementadas.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.