O que é o Fundo de Maneio e qual a sua importância?

Blog / Fiscalidade / O que é o Fundo de Maneio e qual a sua importância?
O que é o Fundo de Maneio e qual a sua importância?

O fundo de maneio é o valor que a empresa necessita para desenvolver a sua atividade de forma normal e equilibrada, durante um período de tempo. De forma mais simplista, é uma espécie de almofada financeira que as empresas devem assegurar para obter liquidez a curto prazo.

Qual a Importância do Fundo de Maneio?

Ser uma reserva para emergências financeiras, quando a empresa não consegue suportar todos os custos e despesas, é a grande utilidade do fundo de maneio. Este valor possibilita a sobrevivência em momentos críticos da empresa, economicamente falando.

O fundo de maneio permite fazer face às despesas regulares da empresa, como pagamentos a fornecedores ou pagamentos de salários aos colaboradores e até cobrir custos inesperados. No fundo, possibilita que a empresa responda a qualquer tipo de emergência ou perda, de forma eficaz, sem ter de declarar insolvência ou abrir falência.

Esta ferramenta também facilita a avaliação do estado económico da empresa, proporcionando uma noção real do que esta necessita para ser economicamente viável: quais os valores que tem a pagar e os que deve receber para ter um negócio equilibrado.

Como Calcular as Necessidades e o Fundo de Maneio?

As necessidades do fundo de maneio são simplesmente a soma dos clientes e das existências, menos os fornecedores.

NECESSIDADES FUNDO DE MANEIO = CLIENTES + EXISTÊNCIAS - FORNECEDORES

Para calcular o fundo de maneio, deve ter-se em conta os valores ativos e passivos da empresa. Os ativos correntes representam as entradas financeiras (pagamentos de clientes, existências e disponibilidades de caixa), os passivos correntes são todas as despesas/saídas da empresa (pagamentos a fornecedores, vencimentos colaboradores, impostos, empréstimos bancários, etc).

NECESSIDADES

FUNDO DE MANEIO = ATIVO CORRENTE - PASSIVO CORRENTE

Se o ativo corrente for superior ao passivo corrente, trata-se de fundo de maneio positivo. Ou seja, a empresa tem mais ativos líquidos do que dívidas que vencem num curto prazo.

Se, por outro lado, o fundo de maneio for negativo, estamos perante um desequilíbrio patrimonial. O que implica tomar medidas para aumentar o ativo corrente, por exemplo, vendendo imobilizado, aumentando o capital ou contraindo um empréstimo a longo prazo.

FUNDO MANEIO

3 Dicas para Gerir o Fundo de Maneio

Gerir bem e de forma eficiente o fundo de maneio, é fundamental para manter a economia da empresa equilibrada. A correta gestão do fundo de maneio permite o equilíbrio entre ativos (entradas de vendas e/ou serviços) e passivos (pagamentos a fornecedores e colaboradores).

Obviamente, nem sempre é fácil gerir este equilíbrio, mas existem algumas formas para controlar e reduzir a necessidade de utilização do fundo de maneio:

1. Limitar os prazos de recebimento

Tente diminuir o prazo do recebimento dos valores faturados. Informar claramente quais os prazos de pagamento e disponibilizar descontos para pagamento a pronto, são algumas das medidas que podem ser implementadas para controlar o prazo de recebimento e, consequentemente, diminuir a utilização do fundo de maneio.

2. Controlar os prazos de pagamento

Tentar alargar o prazo de pagamento aos fornecedores reduz a necessidade de recorrer ao fundo de maneio. Negociar com os fornecedores mais tempo para pagar as faturas ou comprar em maiores quantidades, para obter algum tipo de desconto, são estratégias que podem funcionar para reduzir a necessidade do fundo de maneio.

3. Reduzir o stock

Uma das formas para evitar recorrer ao fundo de maneio, é manter o inventário no mínimo possível. É importante avaliar o que funciona melhor na empresa, se comprar em mais quantidade para obter desconto ou ter um número reduzido de produtos acabados. Conheça as nossas dicas para fazer uma boa gestão de stocks.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Facturação e POS sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.