O que é o Leasing Imobiliário e como Funciona?

Blog / Empresas / O que é o Leasing Imobiliário e como Funciona?
O que é o Leasing Imobiliário e como Funciona?

O leasing imobiliário é um financiamento ao investimento frequentemente utilizado pelas empresas. Recorrer ao leasing imobiliário possibilita a aquisição ou reconstrução de imóveis, de forma vantajosa para o seu negócio. Por exemplo, a possibilidade de poder adquirir o imóvel no final do contrato, mediante o pagamento de um valor residual.

O financiamento no leasing imobiliário é de 100% do valor do imóvel, mais despesas com escrituras e registos. Além disso, é necessário subscrever um seguro para o imóvel. Dependendo das instituições de crédito, o prazo mínimo do leasing varia entre cinco e sete anos e o prazo máximo é de 15 anos ( a não ser que seja para habitação, nesse caso tem o limite de 30 anos).

O leasing imobiliário funciona da seguinte forma:

  1. uma instituição de crédito (locador) cede um bem imóvel a uma empresa (locatário);
  2. o locatário procede ao pagamento de uma renda ao proprietário do imóvel, durante um prazo estipulado no início do contrato;
  3. no final do prazo do contrato, o locatário fica com a opção de compra do imóvel.

Durante a vigência do contrato de leasing imobiliário o locador detém a propriedade jurídica do imóvel e o locatário é responsável economicamente.

Vantagens do Leasing Imobiliário

Existem algumas vantagens relevantes para a empresa ao aderir a este tipo de financiamento:

  • condições contratuais flexíveis;
  • facilidade em incluir o imposto municipal sobre as transmissões (IMT) e de outras despesas no valor global de financiamento;
  • isenção do imposto de selo (IS) sobre os juros e do imposto de abertura de crédito;
  • juros das rendas aceites como custos para efeitos fiscais;
  • possibilidade de sublocação do imóvel a uma terceira entidade;
  • opção de adquirir o imóvel, mediante o pagamento de valor residual no final do contrato.

Simulação de Leasing Imobiliário

Como os bancos não disponibilizam um simulador de leasing online, se pretende adotar este tipo de financiamento diriga-se a uma instituição bancária. Entretanto, para ter uma noção das condições dos produtos de leasing dos principais bancos portugueses, consulte os sites:

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.