Marketing Digital é a resposta para atrair clientes para Restaurantes

Blog / Marketing Digital / Marketing Digital é a resposta para atrair clientes para Restaurantes
Marketing Digital é a resposta para atrair clientes para Restaurantes

Como atrair clientes para restaurantes? Esta questão já lhe deve ter passado pela cabeça várias vezes. Marketing Digital é a resposta!

O Marketing Digital é um conjunto de ações que uma pessoa ou empresa pode realizar para promover os seus produtos ou serviços. Ou seja, ao utilizar o marketing digital, como ferramenta para promover o seu restaurante, desenvolve a identidade da sua marca, divulga os seus serviços e atrai novos clientes, ao mesmo tempo que fideliza os já existentes. Conheça 2 das várias estratégias para promover o seu restaurante.

Marketing de Recomendação

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de comunicação com os seus clientes, que pode aumentar a visibilidade do seu restaurante e gerar oportunidades de visitas. Esta estratégia passa pela publicação de conteúdo relevante para os clientes. Por exemplo, posts no Blog do restaurante são um dos conteúdos de excelência. Para além de ser uma ferramenta útil, para aliciar o público, também é uma das formas de otimização do seu restaurante nos motores de busca, como o Google.

Cada post tem o potencial de atrair novos clientes ou fidelizar os já existentes, além de tornar o restaurante mais conhecido. No entanto, para conferir autoridade à sua marca, é preciso que disponibilize conteúdos relevantes e que vão além de simples posts. O conteúdo veiculado pelos diversos canais de comunicação, do restaurante, deve ir de encontro às necessidades, dúvidas e desejos do cliente. No entanto, para saber quais são, devem ser criadas personas.

Como Criar Personas

As personas são representações fictícias do cliente ideal do seu restaurante, com todo o comportamento e características, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Para ajudar no processo de criação de uma persona responda a estespontos:

  • Idade e relações familiares;
  • Cargo profissional;
  • Hábitos e estilo de vida;
  • Frustrações;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Hábitos de compra;
  • Critérios de decisão na hora da compra.

Exemplo

Catarina, com 32 anos, casada e com três filhos, é mãe a tempo inteiro e freelancer na área dos cosméticos. Aprecia uma boa refeição em família, por isso procura restaurantes calmos e com opções infantis saudáveis.

Mãe com a Filha

A criação de personas é importante e relevante para o seu restaurante, pois permite definir o tom e o estilo do conteúdo que vai publicar, assim como definir os temas sobre os quais vai escrever. Auxilia também na direção que vai tomar relativamente a estratégias de marketing, pois permite focar nas necessidades específicas dos potenciais clientes.

Blog para Promover o Restaurante

O blog é um canal de comunicação entre o restaurante e o público, que permite publicar conteúdo sempre que se queira, com o formato e periodicidade que se pretenda. Esta estratégia de comunicação é de fácil utilização e implica custos baixos de implementação, o que a torna ideal para impulsionar o seu restaurante! O mais importante é criar conteúdo relevante e de qualidade. Novamente, é importantíssimo criar personas.

Como Criar Conteúdo - Blog e redes sociais

O fundamental, no momento de criação de conteúdo para o seu restaurante é colocar-se no lugar dos clientes. Compreender a motivação de quem está a receber a comunicação e ir de encontro às suas necessidades é imperativo. Por isso, a importância de criar personas, como já referimos anteriormente, e basear a sua comunicação nas suas características. Para além de responder às questões dos clientes, o conteúdo também deve cumprir com as exigências dos motores de busca, para que a sua pastelaria esteja bem posicionada.

Os conteúdos escritos são fundamentais para promover o seu negócio, mas existem diversas formas de comunicar com os seus clientes, que podem beneficiar o seu negócio:

  • Imagens
  • Infográficos;
  • eBooks;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Transmissões em direto;
  • Concursos e ofertas;
  • Eventos.

Para estruturar o conteúdo a publicar, crie um cronograma das estratégias de marketing para a sua pastelaria. Isto é conhecido como calendário editorial. Explicamos como o fazer:

  • Escolha a ferramenta a utilizar (Excel, Google Calendar, Trello, entre outros);
  • Organize a frequência dos conteúdos. Por exemplo, publicar artigos no blog 2 vezes por semana e posts diários no Facebook;
  • Defina o tipo de comunicação que vai utilizar (conteúdo + imagem, imagem, vídeo, etc).

Teste os diversos tipos de conteúdo no blog, no site institucional e nas publicações nas redes sociais. Assim, irá encontrar, seguramente, o que funciona melhor para o seu negócio, em particular, e para os seus atuais ou potenciais clientes.

Faça Download do nosso Ebook de Marketing Digital para Restaurantes

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.