O que é um Marketplace - Vantagens e Desvantagens

Blog / Marketing Digital / O que é um Marketplace - Vantagens e Desvantagens
O que é um Marketplace - Vantagens e Desvantagens

O marketplace é uma forma de publicitar os produtos e fomentar as vendas. Saiba quais as vantagens e desvantagens para as empresas deste tipo de plataformas.

O que é um Marketplace?

O marketplace é uma plataforma na qual diversas marcas ou lojas podem vender os seus produtos. Em contrapartida, as empresas devem pagar taxas pela estrutura e divulgação e, em alguns casos, comissões pelas vendas realizadas.

Para usufruir de um marketplace, o procedimento é relativamente simples. Apenas é ncessário um registo, associado a email e password e a inserção de produtos na plataforma.

Vantagens do Marketplace

Utilizar um marketplace para vender os produtos que a sua empresa produz e/ou comercializa pode ser uma mais valia para o crescimento do negócio. Salientamos as principais vantagens:

  • Visibilidade - estar presente numa plataforma permite uma maior visualização dos produtos;
  • Custos reduzidos - ao utilizar o marketplace, é possível poupar no investimento em publicidade e marketing;
  • Aumento das Vendas - uma maior projeção pode implicar novos clientes interessados nos produtos;
  • Stock mínimo - pode oferecer um conjunto de produtos sem os ter em stock, utilizando o crossdocking (método de distribuição, em que a mercadoria é preparada para o carregamento e distribuição diretamente ao consumidor final);
  • Notoriedade - numa plaforma com diversos produtos, é possível tornar a marca mais conhecida, chegando a atingir público internacional.

Desvantagens do Marketplace

Mas nem tudo são vantagens, a utilização de um marketplace pode não ser o ideal para o seu negócio:

  • Dependência - se apenas comercializar os produtos na plataforma escolhida, pode perder o canal de venda, se esta encerrar a sua atividade;
  • Custos associados - os marketplaces cobram taxas, comissões e percentagens sobre as vendas, o que implica um maior investimento;
  • Maior concorrência - ao vender os produtos numa plataforma em que outras marcas também o fazem, significa que vai sofrer necessariamente comparações com os seus produtos;
  • Personalidade da marca - os compradores associam a compra ao nome da plataforma e não necessariamente à marca.

Resumindo, o marketplace apresenta vantagens evidentes no que diz respeito à projeção dos produtos que comercializa e em termos de marketing, mas acarreta custos e não permite um controlo total sobre o reconhecimento da marca.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.