Como Preparar a Empresa para o Brexit?

Blog / Empresas / Como Preparar a Empresa para o Brexit?
Como Preparar a Empresa para o Brexit?

Todas as empresas nacionais que têm negócios com empresas britânicas devem preparar-se para o Brexit, minimizando assim os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia. Os preparativos devem passar pela avaliação dos riscos, pela definição de planos de contingência e pela tomada de decisões necessárias.

O que é o Brexit?

Brexit é a expressão utilizada para descrever a saída do Reino Unido da União Europeia: Britain + Exit = Brexit.  Foi realizado um referendo popular (junho 2016) para votar a permanência ou a saída do Reino Unido. Como resultado do referendo, 51,9% dos eleitores votaram a favor do Brexit, ou seja, da saída do Reino Unido da União Europeia.

Como Preparar a sua Empresa?

A economia portuguesa tem uma ligação estreita à economia inglesa. O Reino Unido é o quarto maior mercado das exportações de bens e serviços de Portugal, recebendo anualmente milhares de trabalhadores e investidores portugueses.

Assim, a saída do Reino Unido da União Europeia pode atrapalhar os negócios às empresas portuguesas. Saiba como preparar a sua empresa para superar o desafio do Brexit:

Estruture-se para o Controlo Aduaneiro
Com o Brexit, a circulação de pessoas, bens e serviços vai estar sujeita a controlo aduaneiro. Assim, na prática, as empresas vão deparar-se com novas regras de circulação, que devem identificar, adaptando a empresa às mesmas.

Prepare-se para Pagar mais Impostos
Neste momento, as empresas portuguesas gozam de um relacionamento comercial vantajoso com o Reino Unido. Com a saída do Reino Unido da União Europeia, os impostos especiais sobre o consumo já não se aplicam ( Excise Movement Control System e SIC-EU). O próprio imposto de valor acrescentado - IVA - tem um novo enquadramento, sendo taxado e tratado de forma diferente.

Assim, se a sua empresa negoceia com o Reino Unido, é importante que se familiarize com os novos impostos que serão aplicados após o Brexit, especialmente se não possui experiência prévia de relacionamento com países terceiros.

Procure outro tipo de Investimento
Com o Brexit há uma tendência para a desvalorização da libra e possível perda de investimento dos empresários ingleses (que são o quarto maior investidor estrangeiro em Portugal). Portanto, informe-se e procure outros investidores, para que a sua empresa não saia prejudicada.

Pense em alternativas
Se exporta para o Reino Unido, tem de avaliar bem as consequências que as barreiras fiscais (impostos) e físicas (entrada no país) trazem à sua empresa. Poderá ter de pensar em novos parceiros empresariais noutros países.

Se a área do seu negócio é o turismo, terá de equacionar atingir visitantes de outras localizações, para além da Inglaterra. Especialmente, se atua na zona de Lisboa, Algarve e Madeira, zonas mais afetadas pelo Brexit.


Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.