Uber Eats: como trabalhar como estafeta

Blog / Empreendedorismo / Uber Eats: como trabalhar como estafeta
Uber Eats: como trabalhar como estafeta

A Uber Eats veio revolucionar o conceito de take away e entrega de comida ao domicílio. Quer seja um simples jantar a dois ou um encontro de amigos no fim de semana, é sempre possível encomendar a refeição favorita de determinado restaurante e degustar comodamente em casa.

Para além das vantagens para o consumidor final, a Uber Eats também pode ser uma excelente opção de trabalho! Trabalhar por conta própria, ter um horário de trabalho à medida, rentabilizando o veículo pessoal, são alguns dos benefícios deste tipo de negócio.

Explicamos o que é a Uber Eats, quais os critérios que tem de cumprir para ser motorista, as principais características que o veículo tem obrigatoriamente de ter e como proceder ao registo na plataforma.

O que é a Uber Eats?

A Uber Eats é uma plataforma online de entrega de comida ao domicílio. A maior parte dos restaurantes e fast food mais conhecidos já trabalha com a Uber Eats, mas a lista continua a aumentar diariamente.

O funcionamento desta plataforma é bastante simples. Os restaurantes inscrevem-se e disponibilizam os menus online. Os estafetas recebem o pedido através da app e entregam a comida, cobrando uma taxa por cada quilómetro percorrido.

Como ser estafeta na Uber Eats?

O primeiro passo para ser estafeta ou motorista parceiro é registar-se online na plataforma da Uber Eats:

  1. Crie uma conta inserindo os seguintes dados - nome, telefone, email e cidade;
  2. Faça o upload dos documentos necessários;
  3. Ative a conta;
  4. Adquira uma mochila Uber Eats térmica.

    Antes de enveredar por este tipo de negócio, analise o mercado. Investigue quantas horas vai precisar para ganhar o valor que pretende e se já existem muitos parceiros uber na sua zona. Os rendimentos estão dependentes de vários fatores: da quantidade de entregas realizadas, do tempo e pontualidade de entrega e, naturalmente, da avaliação dos clientes.

    Perceba também se reúne as condições pessoais, assim como o equipamento necessário para começar (bicicleta, trotinete ou motociclo), considerando os custos de circulação e manutenção do veículo que vai utilizar.

    Como tem de abrir atividade como trabalhador independente, não se esqueça de fazer os  cálculos às despesas inerentes, como Segurança Social, retenção na fonte (IRS) e pagamento de impostos (IVA). Conheça as principais vantagens e direitos dos profissionais que emitem recibos verdes.

    Que Documentos são necessários para trabalhar na Uber Eats?

    Estes são os documentos obrigatórios para registo como colaborador Uber Eats:

    Se fizer as entregas com motociclo, terá ainda de apresentar carta de condução com categoria A ou B, respetivos documentos do veículo e seguro obrigatório (carta verde).

    Se já for condutor da Uber, também pode inscrever-se para realizar entregas de refeições. Apenas é necessário identificar na plataforma que está disponível para o fazer. Saiba como ser motorista Uber em Portugal.

    Como Abrir Atividade nas Finanças?

    Se quer trabalhar como estafeta da Uber Eats, uma das formas é abrir atividade nas finanças. De acordo com a Autoridade Tributária para abrir atividade, tem de seguir os seguintes passos:

    1. Preencher a Declaração de Início de Atividade numa repartição local ou através do Portal das Finanças;
    2. Enquadrar-se na Segurança Social através do preenchimento do Mod. RV1000-DGSS na página da Segurança Social (este enquadramento é obrigatório para rendimentos ilíquidos 6 vezes superiores ao IAS -Indexante dos Apoios Sociais).

    Existem alternativas à Uber Eats?

    Se quiser trabalhar nesta área de negócio, é possível optar por outras alternativas que seguem a mesma ideia da Uber Eats em Portugal:

    Achou o artigo interessante?

    Software de Facturação e POS sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.