Negócio próprio: quais as vantagens e as desvantagens?

Blog / Empresas / Negócio próprio: quais as vantagens e as desvantagens?
Negócio próprio: quais as vantagens e as desvantagens?

Ter um negócio próprio é, cada vez mais, uma alternativa ao trabalho por conta de outros, uma opção para desempregados ou simplesmente para empreeendedores que desejam concretizar os seus sonhos.

No entanto, pode não ser a melhor opção para todos os profissionais, antes de enveredar por este caminho, conheça as principais vantagens e desvantagens de ter um negócio próprio.

 

Vantagens de ter um Negócio Próprio

Autonomia
Ter um negócio próprio permite organizar as tarefas e a execução das mesmas de acordo as suas preferências, disponibilidade e ritmo de trabalho.

Gestão de Tempo
Trabalhar por conta própria permite gerir horários de uma forma flexível, escolhendo os melhores momentos para desenvolver o trabalho, marcar reuniões ou visitar clientes.

Local de Trabalho
Ter um negócio próprio permite trabalhar a partir de casa, no escritório, nas instalações dos clientes, etc.

Equipa de Trabalho
Ao criar o seu próprio negócio é possível escolher os elementos da sua equipa de trabalho e garantir, desta forma, que tem as pessoas certas ao seu redor.

Investimento em atividades preferidas
Possibilidade de fazer o que se gosta em termos profissionais é uma grande vantagem de ter um negócio próprio.

Desvantagens de ter um Negócio Próprio

Maior Responsabilidade
Todas as decisões vão recair sobre o ombros do empreendedor, por isso, este de terá prestar atenção a todos os detalhes do negócio ao mesmo tempo que gere clientes, fornecedores, colaboradores e outros possíveis contactos profissionais. Isto pode implicar trabalhar fora de horas e mais horas do que o normal no trabalho por conta de outros.

Investimento
Iniciar um negócio implica investir física e monetariamente, sempre com o risco de o negócio não crescer como previsto. As receitas poderão demorar a entrar e até poderá ser necessário mais investimento ao longo do tempo.

Burocracia
Criar e estruturar um negócio próprio acarreta procedimentos burocráticos, desde o registo da empresa até às obrigações administrativas e fiscais que devem ser cumpridas mensalmente.

Incerteza
Os rendimentos de um negócio próprio podem ser inconstantes, por isso, no início, poderá ser difícil ter um vencimento adequado ou balancear todas as despesas. Também é importante estabelecer um fundo de reserva para ir de encontro às necessidades da empresa.

 

Como Criar o Próprio Negócio

Existem muitas formas de ter o seu próprio negócio: pode trabalhar como freelancer, ser empresário em nome individual ou abrir a sua própria empresa. Independentemente do modelo que pretende seguir, analise o mercado e a concorrência. Avalie a necessidade do que pretende fazer e verifique se possui todos os recursos (humanos e monetários) para criar o seu próprio negócio.

Se trabalhar como freelancer vai ter liberdade de horários e possibilidade de escolha de projetos, mas os rendimentos poderão não ser certos no final do mês e as regalias sociais são inferiores ao trabalho por conta de outrém. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar em regime de freelancer.

Caso opte por ser empresário em nome individual, pode deduzir despesas com a atividade profissional e estar isento de IVA, no entanto responde, de forma ilimitada, pelas dívidas contraídas durante o exercício da atividade. Consulte o nosso guia do Empresário em Nome Individual.

Ao criar a sua própria empresa, separa por completo a sua vida profissional da empresarial, mas está sujeito a uma carga fiscal mais elevada. Escolha o tipo de empresa que pretende e crie uma empresa na Hora.

Dicas de Marketing Digital

Caso necessite de dicas de marketing digital para freelancers pode consultar o nosso blog Aqui ou fazer dowload do nosso Ebook de Marketing Digital para Freelancers Aqui. É gratuito!

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.