Alojamento Local: 6 Dicas para o Sucesso!

Blog / Empresas / Alojamento Local: 6 Dicas para o Sucesso!
Alojamento Local: 6 Dicas para o Sucesso!

O alojamento local está na moda e parece que este tipo de negócio veio para ficar! Mas como prestar o melhor serviço possível? Como evidenciar o seu alojamento local para ter lotação esgotada? Deixamos algumas dicas que o podem ajudar!

Dicas para Alojamento Local

Por ser um negócio em crescimento, especialmente nas grandes cidades, torna-se mais difícil tornar o seu estabelecimento conhecido. Mas não se preocupe, é possível! Listamos algumas dicas que, de certeza, vão contribuir para o sucesso do seu alojamento local!

1. Tire Fotografias Apelativas
As imagens são extremamente importantes para divulgar da melhor forma o seu alojamento local. Deve ter fotografias de qualidade de todos os espaços, para que os possíveis clientes confiem em si e no alojamento. Quer peça ajuda de um fotógrafo profissional ou tire as suas próprias fotografias, tenha em atenção os seguintes pontos:

  • Limpe e organize o espaço de forma acolhedora (para que as imagens possam transmitir precisamente isso);
  • Preferencialmente fotografe durante o dia para utilizar luz natural e ilumine os cantos mais escuros com candeeiros;
  • Fotografe todos os espaços, de vários ângulos, mesmo os exteriores (para que as pessoas percebam onde se situa o alojamento);
  • Não se esqueça de evidenciar os detalhes do alojamento, por exemplo, elementos decorativos ou particularidades;
  • Tire fotos com boa resolução, para que os clientes vejam as fotos num tamanho aceitável;
  • Dê preferência ao formato horizontal nas fotos (este formato funciona melhor nas redes sociais, por exemplo).

2. Faça uma Boa Descrição
Descreva pormenorizadamente o seu espaço, evidencie os melhores aspetos de se alojar no seu apartamento ou casa. Pondere escrever uma descrição otimizada, com palavras chave fundamentais para se evidenciar nos motores de busca.

3. Tenha Presença Online
A maior parte das pessoas procura alojamento através de diversas plataformas disponíveis, por isso, a melhor forma de divulgar o seu alojamento local é mesmo online. Preferencialmente, divulgue o seu alojamento local em sítios onde é possível reservar e pagar rapidamente. Estas são algumas plataformas que pode usar para isso:

4. Seja Ativo nas Redes Sociais
Divulge o seu alojamento local nas principais rede sociais, como Facebook e Instagram. Publique fotos, fale sobre o que pode fazer na zona, promova a comunicação entre os hóspedes que já usufruíram do seu espaço e os potenciais hóspedes.

Caso necessite de ajuda para criar e gerir uma página de rede social, pode consultar o nosso artigo Marketing Redes Sociais.

5. Esteja Contactável
Procure responder rapidamente a pedidos de esclarecimento ou reservas. Desta forma, está a demontrar interesse pelo cliente e a dar credibilidade ao seu alojamento local.

6. Peça Feedback
Peça aos hóspedes que avaliem a sua estadia. Esta é uma das formas de escolha utilizada pelas pessoas. Responda sempre aos comentários e avaliações de forma agradável e cuidada, mesmo quando o feedback é menos positivo.

    Alojamento Local: o que precisa para Iniciar

    Se pretende iniciar atividade nesta área rentável e em crescimento, saiba que são considerados alojamento local os seguintes estabelecimentos:

    • Moradia;
    • Apartamento;
    • Unidades de alojamento constituídas por quartos, em prédio urbano ou parte de prédio urbano de utilização independente;
    • Quartos, no domicílio fiscal do titular.

    Para ter um alojamento local, siga os seguintes passos:

    1. Registo da Atividade - comunicação prévia no Balcão do Empreendedor;
    2. Título de Abertura ao Público - documento com número de registo do estabelecimento de alojamento local;
    3. Abertura de Atividade - junto das finanças ou no Portal das Finanças (CAE55201 ou CAE55204);
    4. Requisitos Gerais do estabelecimento - boas condições das instalações e equipamento, assim como higiene e limpeza;
    5. Inscrição no SEF - através do Sistema de Informação de Boletins de Alojamento (SIBA).
    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.