Apoios à Criação de Novas Empresas Para Desempregados

Blog / Empreendedorismo / Apoios à Criação de Novas Empresas Para Desempregados
Apoios à Criação de Novas Empresas Para Desempregados

Estar desempregado pode ser uma oportunidade para desenvolver uma ideia e criar o próprio negócio. Existem diversos apoios para criação de novas empresas, crédito e financiamento pensados para desempregados.

Apoio à Criação do Próprio Emprego

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disponibiliza apoios para a criação do próprio emprego ou empresa. Um deles é através do pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez, para criar o próprio posto de emprego ou gerar mais oportunidades de emprego.

Para isso, apenas é necessário apresentar um projeto de criação do próprio emprego no centro de emprego da área de residência ou da zona onde será implementado o plano de criação do próprio emprego. O IEFP analisa a viabilidade do projeto e emite um parecer.

Para aceder a este tipo de apoio é obrigatório cumprir os seguintes critérios:
  • A criação do próprio emprego deve ser a tempo inteiro (como empresário em nome individual ou através da constituição de uma empresa);
  • É possível a entrada  como  sócio para uma empresa  já  existente,  desde  que  esta  lhe  garanta  o emprego a tempo inteiro;
  • O posto de trabalho criado deve ser mantido pelo período mínimo de três anos e não pode ser exercida outra atividade remunerada;
  • O projeto tem de ser executado nas condições e nos prazos indicados na candidatura.

Crédito para Desempregados

Pedir um empréstimo numa instituição bancária é provavelmente um dos tipos de financiamento mais tradicional. Para obter a melhor oferta de crédito é necessário analisar as taxas de juro e as respetivas comissões. Visite as diversas instituições bancárias e escolha a mais adequada ao negócio.

Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário, o microcrédito também pode ser uma solução para obter financiamento, mesmo sem rendimentos ou garantias (montante máximo de financiamento é de 15 mil euros). É possível obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Financiamento a Novas Empresas

O IEFP, para além do pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez, também disponibiliza linhas de crédito para financiar o negócio. Portugal 2020 (candidaturas a fundos estruturais europeus), crowdfunding, Business Angels e apoios IAPMEI (startup voucher, vale incubação e empreendedorismo, etc) são algumas das opções financeiras para desempregados que pretendem iniciar a sua atividade como empresários ou abrir uma empresa. Conheça os apoios financeiros a novas empresas.

Software de Faturação Online

Ter um software de faturação online certificado é uma mais-valia para qualquer negócio. Por isso, o Vendus disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses.

No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora!

Apoio Empreendedorismo Vendus

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.