Como criar rede Wi-Fi para Clientes em 9 passos

Blog / Empresas / Como criar rede Wi-Fi para Clientes em 9 passos
Como criar rede Wi-Fi para Clientes em 9 passos

Devido aos avanços tecnológicos, atualmente vivemos numa geração em que todos estamos conectados e em que o Wi-Fi é uma ferramenta fundamental nas diversas atividades diárias, tanto de cariz pessoal como profissional.

Em âmbito profissional, a utilização de uma rede wi-fi será essencial para manter o seu negócio em funcionamento. Disponibilizar internet aos seus clientes no seu estabelecimento é algo que também deve considerar. Este tipo de serviço atrai mais movimento ao seu espaço, potenciando oportunidades de negócio, independentemente do seu setor de atividade (restauração, cabeleireiros, spas, supermercados, entre outros).

Esta realidade de o Wi-Fi ser partilhado entre clientes e a operação do negócio nem sempre é simples de gerir e, por essa razão, muitas empresas optam por não disponibilizar internet no seu estabelecimento, dedicando toda a capacidade da rede a uso interno.

Antes de avançar para um cenário idêntico, conheça as 3 principais vantagens de disponibilizar internet aos seus clientes:

  • Recolha de informações sobre o perfil do seu público, como nome, e-mail, telefone e perfil nas redes sociais. Esta estratégia poderá permitir o aumento da sua base de dados.

  • Maior visibilidade nas redes sociais, uma vez que possibilita que os clientes mais facilmente interajam com o negócio a nível digital. Por exemplo, o Facebook é a maior rede social do mundo e é uma ferramenta muito útil para utilizar como log-in, no caso dos seus clientes desejarem aceder facilmente à rede Wi-Fi do seu estabelecimento. Isto torna o processo mais rápido para eles e é uma excelente forma de aumentar a presença do seu negócio nas redes sociais, alcançando o círculo de amigos dos clientes que utilizam este meio.

  • Maior interação e fidelização dos clientes, através da envio de conteúdos exclusivos, como promoções, iniciativas, novidades, cupões de desconto ou outras informações para uma mailing list criada com os contactos de quem acedeu ao Wi-Fi do seu estabelecimento.

A rede de cafés Starbucks é um excelente exemplo de uma empresa que não é apenas conhecida mundialmente pelo seu café, como também pelo facto de ser um ponto de encontro para convívio ou trabalho, com disponibilização de uma rede Wi-fi exclusiva para os seus clientes, que acaba por ser uma estratégia para alavancar o negócio.

Tendo estas vantagens em consideração, podemos concluir que é possível manter a rede Wi-Fi interna do negócio e criar uma rede Wi-Fi exclusiva para os clientes. No entanto, para que estas funcionem bem em simultâneo, devem ser consideradas algumas restrições, de modo a garantir a segurança do negócio e dos clientes. Por exemplo, é possível limitar as atividades dos clientes para que não possam aceder à impressora da empresa, descarregar ficheiros nem, obviamente, aceder a dados internos da empresa. Desta forma estará também a prevenir a propagação de vírus, malwares e outros eventuais problemas que possam afetar a rede.

De igual modo, é importante garantir que a rede Wi-Fi tem qualidade suficiente para não comprometer a operação do negócio, pelo que deve escolher um bom local para os routers, assegurando que o sinal transmitido é forte e estável. Adicionalmente, é essencial que a rede esteja protegida por uma password forte e segura. Se tem um restaurante, bar ou café, conheça mais algumas dicas para aumentar o sinal da sua rede Wi-fi.

Como criar uma rede de Wi-fi exclusiva para os clientes?

A maior parte dos routers modernos do mercado possuem configurações para ativar uma rede Wi-Fi para visitantes. Existem, até, algumas operadoras de telecomunicações, como a Vodafone e NOS, que possuem aplicações móveis para o fazer ou têm a opção de fazer nos websites oficiais.

O processo de criação é bastante semelhante nos modelos mais recentes de routers, embora as opções disponíveis, designações e menus mudem em cada fornecedor. No entanto, deve perceber se o modelo do seu router está apto para o fazer e deve recorrer a um profissional de IT em caso de dúvida.

Siga os passos seguintes para configurar uma rede para clientes:

  1. Aceder ao Website ou Instalar a aplicação do router da sua operadora de telecomunicações;

  2. Verificar na parte inferior do router quais os dados de login: nome da rede e password. Caso tenha alterado a palavra-passe, deve utilizar a nova que definiu;

  3. Depois de entrar na rede, procurar e clicar na opção designada como“Guest Network”, “Rede de convidados”, “Guest Zone” ou outros termos idênticos para criar a rede para os clientes ou convidados;

  4. Configurar os dados, como nome da rede e tipo de segurança: selecione a opção WPA2, que é a encriptação standard de Wi-Fi mais recente e forte contra hackers e que protege a informação confidencial do seu negócio;

  5. Escolher uma password forte e sólida, diferente da rede pessoal. Pode recorrer ao Secure Password Generator para criar uma facilmente;

  6. Configurar o firewall, para que possa bloquear todo o tráfego, exceto URLs iniciados em “http” ou “https”. Desta forma, estará garantido a segurança da rede, pois os seus clientes poderão navegar na internet, mas sem a possibilidade de transferir conteúdo.

  7. Dependendo do modelo do router, este fornecerá opções como habilitar ou desabilitar o uso da porta USB, o acesso à rede local e a comunicação entre dispositivos, bem como a definição da velocidade de conexão, o número máximo de visitantes conectados em simultâneo e o limite de tempo de conexão;

  8. Feitas todas estas as configurações, salve as alterações e reinicie o router;

  9. Verifique a velocidade de ambas as redes.

O processo terminou! Agora já é possível disponibilizar uma rede exclusiva para os seus clientes, totalmente separada da rede interna que se encontra alocada à operação do negócio e com as restrições que definiu, para garantir a segurança de todos.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.