Conta Corrente Caucionada: o que é e as principais vantagens

Blog / Empresas / Conta Corrente Caucionada: o que é e as principais vantagens
Conta Corrente Caucionada: o que é e as principais vantagens

Saiba o que é uma conta corrente caucionada, a importância que pode ter para as empresas, as principais vantagens deste tipo de financiamento e também algumas desvantagens da sua utilização.

O que é uma Conta Corrente Caucionada

É uma forma de financiamento a curto prazo que permite gerir eventuais insuficiências de tesouraria. A conta caucionada trata-se da atribuição de um crédito de tesouraria, acordado entre a empresa e uma instituição bancária. Desta forma, a empresa tem a possibilidade de aceder a determinada quantia de dinheiro de forma rápida, mesmo que não tenha saldo disponível na conta bancária.

Como Funciona uma Conta Corrente Caucionada

Como em qualquer tipo de financiamento, existem algumas diretrizes que devem ser seguidas ao realizar um acordo entre a empresa e a entidade bancária responsável pela conta caucionada. À entidade financeira cabe a responsabilidade de delinear as condições do montante a crédito e as respetivas taxas de juro, tendo em conta a análise realizada e indo de encontro ás necessidades da empresa. Normalmente, o prazo varia entre 180 dias e um ano (com possibilidade de renovação) e o pagamento dos juros é efetuado mensal ou trimestralmente. Também é comum a entidade bancária exigir uma garantia à empresa.

      Vantagens de uma Conta Corrente Caucionada

      Claramente a conta caucionada é vantajosa para as empresas, pois permite um acesso rápido e flexível ao crédito, assegurando a liquidez da empresa. Estas são as principais vantagens:

      • facilidade de utilização do crédito, sem grande burocracias e de forma adequada às necessidades da empresa;
      • os juros associados à conta corrente são proporcionais aos valores usados, ou seja, o pagamento de juros é calculado somente sobre os saldos efetivamente utilizados;
      • flexibilidade nos prazos, valores do crédito e nas taxas de juro, ajustando-se às necessidades específicas da empresa;
      • possibilidade de realizar operações em moeda estrangeira, desde que cotada pelo Banco de Portugal.

      Desvantagens de uma Conta Corrente Caucionada

      Normalmente vantajosa, a conta caucionada pode representar um peso financeiro para a empresa, especialmente se for utilizado de forma sistemática e por longos períodos de tempo. Assim, existem alguns custos associados à conta corrente caucionada:

      • Comissão de Dossier ou de Formalização, cobrada mesmo que conta caucionada não seja aprovada;
      • Comissão de Abertura, devida no momento de abertura de conta caucionada e associada ao valor limite do crédito;
      • Comissão de Imobilização, cobrada sobre o valor do limite da conta corrente caucionada que não está em utilização;
      • outros custos como comissão de gestão de conta ou de utilização da conta caucionada.

      Torna-se, assim, necessário ponderar bem, se esta forma de financiamento é o modelo de crédito mais adequado à necessidades da empresa no momento, evitando, desta forma, problemas financeiros e/ou de liquidez.

      Achou o artigo interessante?

      Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

      Sobre o Vendus

      O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.