Como Criar uma Marca

Blog / Empresas / Como Criar uma Marca
Como Criar uma Marca

Criar uma marca própria não se trata apenas do nome ou logótipo, mas sim da definição da identidade da empresa. Trata-se da impressão que se pretende transmitir aos consumidores, no fundo, a forma como este percepcionam a empresa e os seus produtos ou serviços.

Antes de começar, identifique alguns pontos importantes que irão refletir-se nos passos de criação de uma marca:

  • Qual é a missão da sua empresa?;
  • Quais as principais características do seu produto ou serviço?;
  • Qual a perceção dos potenciais clientes da sua empresa?;
  • Que qualidades quer ver associada à sua empresa?

Passos para Criar uma Marca

1. Pesquisa do Público-alvo
Conheça os seus potenciais clientes, analise a necessidade que existe relativamente ao seu produto ou serviço. Perceba a forma como a sua empresa e respetivos produtos/serviços são recebidos e percecionados pelos clientes.

2. Identificação da Concorrência
Nesta fase identifique quais os principais concorrentes no mercado existente, quem vende o mesmo produto ou presta os mesmos serviços. Aponte os pontos em comum com a concorrência e como pode diferenciar-se, de acordo com a missão e objetivos da empresa.

3. Desenvolvimento da Personalidade da Empresa
Crie a missão da sua empresa e os principais objetivos que a norteiam. Para ajudar neste processo escreva uma declaração nestes moldes: Oferecemos (seu produto/serviço) para (público-alvo escolhido) para (valor do produto/serviço). Por exemplo: "Produzimos pão sem glúten, para que pessoas com intolerância possam usufruir do prazer de ter pão acabado de fazer todas as manhãs."

4. Escolha do Nome da Marca
Escolher um nome com personalidade e fácil de memorizar não é necessariamente uma tarefa fácil, mas é possível! Pode inventar uma nova palavra, combine iniciais ou palavras, crie acrónimos ou escolha uma palavra que faça sentido para a empresa. Caso pretenda ter uma presença online, deve verificar se o domínio referente à marca que escolheu está disponível.

5. Criação de Slogan
Agrege numa frase simples a essência da sua marca, que exprima as principais características da empresa. O slogan é algo que deve ficar na mente das pessoas. Por exemplo, o tão conhecido slogan da Nike: Just do it.

6. Definição da Identidade Visual
Escolha a aparência da marca, quais as cores e fontes mais apropriadas, que vão ser utilizadas nos diversos meios de comunicação. A chave para definir a identidade visual da empresa passa pela coerência e consistência. Opte por um look simples, claro e legível. Não utilize as cores dos seus concorrentes (evita ser confundido).

7. Criação de Logótipo
Crie um logo que seja verdadeiramente a "cara" da sua marca. Deve ser reconhecido fácil e rapidamente e adaptar-se em formato a todos os locais onde vai ser colocado (social media, site, flyers, cartões, etc).

    8. Definição da Voz
    É importante criar uma "voz" que represente a marca como um todo, ou seja, uma forma de comunicar com o cliente coesa e uniforme. Opte por um tom mais descontraído ou mais formal dependendo do púbico-alvo que definiu. E depois apenas tem de utilizar essa voz em todas as comunicações online e offline que efetuar. Por exemplo, na forma como os colaboradores atendem o telefone ou assinam o email empresarial.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.