Como Criar uma Cultura Empresarial para a sua Empresa?

Blog / Recursos Humanos / Como Criar uma Cultura Empresarial para a sua Empresa?
Como Criar uma Cultura Empresarial para a sua Empresa?

A cultura organizacional é a identidade, a forma como a empresa está organizada em termos de hábitos, crenças, valores e comportamentos. Da mesma forma que cada país possui a sua própria cultura, as empresas também, inicialmente implementada pelos gestores. Compete a estes comunicar a cultura organizacional a todos os colaboradores da empresa, de forma ativa e clara, para que estes possam identificar-se e promovê-la.

Por exemplo, ter horários rígidos ou horários flexíveis com possibilidade de trabalho remoto cria culturas diferentes. Promover momentos de socialização para os colaboradores ou estabelecer rotinas de celebração (comemorar aniversário ou sucessos alcançados) na empresa, estabelecem uma cultura diferente daquela em que nada disso acontece.

Quando a cultura organizacional é positiva, possibilita que a empresa se destaque das restantes, passando a ser reconhecida pelos colaboradores, clientes e público em geral.

Como Criar uma Cultura Positiva

Não existe uma única forma de criar uma cultura positiva na sua empresa, mas é possível implementar algumas medidas que potenciam o seu desenvolvimento.

Crie um Documento sobre a Cultura Organizacional
Elabore um documento completo com a missão, visão e valores da empresa, assim como os objetivos a médio e longo prazo. Crie os canais adequados e fomente uma comunicação interna efetiva, para que os colaboradores tenham acesso a este documento. Reforce essa mensagem em reuniões regulares com todos os empregados, mostrando a evolução e quais as medidas que têm de ser implementadas.

Defina as Regras do dia a dia
Todos os colaboradores devem saber claramente quais as regras existentes na empresa. Por exemplo, em termos de flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar a partir de casa, pausas de trabalho e até mesmo dress code. Defina padrões de atividades e comportamentos e informe quando não forem devidamente seguidos.

Contrate com a Cultura da Empresa em mente
No momento em que está a contratar um novo colaborador, é a oportunidade perfeita para acrescentar um profissional que contribua positivamente para a cultura da empresa. Informar sobre o funcionamento da empresa é benéfico tanto para a empresa como para quem vai a uma entrevista.

Claramente a empresa beneficia, pois encontra profissionais que se adaptam à sua cultura, e o candidato tem a possibilidade de ponderar realmente se corresponde à vaga em questão.

Promova Momentos de Convívio
Organize atividades para promover a aproximação entre os colaboradores da sua empresa. Incentive também a que os colaboradores ofereçam feedback regularmente, assim é possível saber se estão todos alinhados com a cultura da empresa.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.