10 Dicas para Motivar a sua Equipa

Blog / Recursos Humanos / 10 Dicas para Motivar a sua Equipa
10 Dicas para Motivar a sua Equipa

Muitas vezes os colaboradores da empresa estão desmotivados, o que se reflete no desempenho laboral. Mas nada está perdido, é possível motivar os colaboradores e tornar a sua empresa num local aprazível, onde todos querem continuar a trabalhar e até "vestem a camisola" sempre que é necessário!

Como Motivar a Equipa

A motivação dos colaboradores e gestores é muito importante para o sucesso da sua empresa. Sugerimos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa tão relevante para o seu negócio:

1. Mostre interesse pelos Colaboradores
Conheça os seus colaboradores, a sua história, quais as suas ambições e sonhos profissionais. Tome tempo para perceber as suas principais competências e como podem ser desenvolvidas. Para além dos comportamentos amáveis e genuínos que deve ter com todos os colaboradores (como bom dia, por favor...), crie intencionalmente momentos para conversar com cada um, para que se sintam à vontade para expressar dúvidas, sugestões ou críticas ou simplesmente pedir ajuda. E não precisa de ser presencial, num mundo cada vez mais digital, disponibilize vários canais de comunicação online.

2. Defina objetivos e metas
Uma forma de manter os colaboradores motivados a continuar é estabelecer objetivos e metas a alcançar. Mas isto por si só não é suficiente. Tem de tornar essas mesmas metas e objetivos conhecidos, de uma forma clara e regular. Por exemplo, as metas que se pretende atingir devem ser específicas, realistas, mensuráveis e alcançáveis. Desta forma, todos os colaboradores sabem o que é esperado da sua performance e o que se pretende alcançar em equipa.

3. Reconheça os colaboradores
Agradeça regularmente aos seus colaboradores por um trabalho bem feito, reconheça o seu esforço, motivação e empenho nos diversos projetos que estão envolvidos. Faça-o sem comparações e sem diminuir o trabalho dos colegas. Esse reconhecimento pode ser realizado de diversas formas, não necessariamente monetárias, embora estas podem estar incluídas (como prémio especial ou aumento de vencimento). Oferta de um jantar, de uma atividade apreciada pelo colaborador ou de um dia de folga são opções a considerar.

4. Dê feedback
O feedback é uma ferramenta que estimula os colaboradores a melhorar o seu desempenho. Deve ser uma prática constante na empresa, quando tudo corre bem e quando alguma situação precisa de ser melhorada. Lembre-se que os tanto os elogios como as críticas construtivas são importantes para que os colaboradores se sintam seguros e melhorem constantemente.

5. Crie um ambiente de trabalho agradável
É fundamental criar um ambiente de trabalho calmo, descontraído, no qual os colaboradores gostam de trabalhar. Disponibilize condições básicas, como casa de banho, ar condicionado, secretária e cadeira confortável, espaços organizados e asseados. Mas vá mais longe, proporcione condições que fazem sentido para o seu tipo de trabalho, por exemplo, espaço de refeições equipado com micro-ondas e frigorífico e zona de lazer para que os colaboradores possam fazer as pausas num ambiente diferente. Todas estas condições extra podem traduzir-se em maior produtividade, pois os colaboradores vão apreciar o seu local de trabalho e estar mais disponíveis.

6. Promova trabalho em equipa
Promova uma cultura de trabalho que enfatize a importância de todas as funções da empresa. Relembre os colaboradores da empresa que todos são importantes e que todas as posições contribuem para o crescimento do negócio. Calendarize atividades em que os diversos departamentos da empresa estejam juntos, conversem sobre o que fazem e como contribuem para alcançar as metas e objetivos da empresa.

7. Invista em formação
Capacite os colaboradores, proporcione oportunidades de formação na empresa e em conteúdos relevantes para o desenvolvimento das funções. Capacitar trabalhadores permite poupar com novos recrutamentos e diminuir a rotatividade da empresa.

8. Promova tempos de lazer
Os momentos de lazer e descontração devem fazer parte da calendarização de atividades da empresa. Não são momentos de 2ª classe, mas oportunidades para que todos se conheçam de forma descontraída e transfiram essa interação o companheirismo par ao dia a dia da empresa. Jantares, happy hours e atividades de team building são bons exemplos.

9. Cries desafios e novas oportunidades
Regularmente proporcione desafios ou oportunidades para sair da rotina e das mesmas funções e processos. Crie equipas para solucionar um novo problema ou descobrir uma forma diferente de lidar com um processo interno. Para além de combater o tédio, os desafios contribuem para a formação da resistência do colaborador em situações de pressão, da confiança na tomada de decisões e da determinação em fazer um bom trabalho.

10. Ofereça regalias
Faça parcerias para obter regalias aos seus colaboradores. Descontos na mensalidade do ginásio, em escolas de línguas ou restaurantes fazem com o que o colaborador se sinta valorizado, mesmo quando não está na empresa. Contacte negócios perto da sua empresa ou empresas com atividades dentro das necessidades dos seus colaboradores. Vai ver que a motivação dos colaboradores vai estar ao rubro!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.