Linkedin - 10 Dicas para melhorar o seu Perfil

Blog / Marketing Digital / Linkedin - 10 Dicas para melhorar o seu Perfil
Linkedin - 10 Dicas para melhorar o seu Perfil

O linkedin é a rede social perfeita para empresários e negócios! Por isso, é muito importante rentabilizar o seu perfil da melhor forma possível, criando uma rede de profissionais que acrescentam valor ao seu trabalho ou projetam o seu negócio. Listamos algumas dicas para ter um perfil de linkedin impactante!

1. Atualize o seu Perfil regularmente

Naturalmente, o primeiro passo para ter uma presença no linkedin é criar um perfil. No entanto, o mais importante, é manter esse perfil atualizado, sempre que existir uma nova informação relevante para a profissão ou negócio. Por exemplo, uma nova formação ou atividade empresarial.

Para as empresas, é especialmente relevante criar uma página no Linkedin, proporcionando uma maior visibilidade e também oportunidade para contactar diversos profissionais e mesmo outras empresas.

2. Utilize uma boa Foto de Perfil e Imagem de capa

Os perfis com fotografias são mais vistos, comparativamente àqueles que não apresentam. Assim, escolha uma fotografia que transmita os seu profissionalismo e a sua identidade. Evite colocar a mesma fotografia que utiliza noutras redes sociais, como o Facebook ou no Instagram, mas escolha tendo em atenção a imagem que pretende comunicar.

Da mesma forma que deve escolher bem a foto de perfil, também deve dedicar especial atenção à imagem da capa. Escolha uma imagem que demonstre os valores que defende e a sua postura profissional. As medidas ideais são 1400×425 pixels, com menos de 4MB.

capa-linkedin

3. Personalize a sua URL

O LinkedIn permite que personalize a sua URL, tornando-a mais amigável do ponto de vista dos motores de busca. Por exemplo, utilizando o seu nome: linkedin.com/in/miguelsantos.

Assim, torna-se mais simples partilhar o perfil do Linkedin na assinatura de email ou incluí-lo no currículo.

4. Defina bem o Título Profissional

O cargo que ocupa é uma das áreas mais importantes do linkedin. Portanto, escreva a função que exerce de forma clara e objetiva, para atrair recrutadores e outros visitantes. Normalmente, é utilizado o cargo e empresa onde atualmente trabalha, mas pode ser mais criativo, como o exemplo que mostramos.

Se estiver em situação de desemprego evite colocar expressões como "desempregado" ou "à procura de novo emprego". Nestas situações, descreva exatamente o cargo que pretende, assim será mais fácil os recrutadores o encontrarem.

titulo-linkedin

5. Esmere-se no Resumo

Neste espaço elabore um resumo, evidenciando as suas principais qualidades e áreas de conhecimento. A ideia é sumarizar as suas competências pessoais e profissionais, da melhor forma possível:

  • apresente-se;
  • descreva os seus interesses profissionais;
  • defina a sua área de atuação;
  • fale sobre as suas motivações.

resumo-linkedin

6. Aprimore a sua Experiência Profissional

Este campo é extremamente importante, por isso deve completá-lo da melhor forma possível. Liste as empresas onde trabalha/trabalhou, detalhando todas as atividades desenvolvidas no cargo e incluindo datas específicas.

Desta forma, podem surgir novas oportunidades de networking ou de contactos por parte de recrutadores.

7. Liste as suas Competências

No mínimo, elenque 5 competências relevantes no seu perfil. Apenas poderá enumerar as competências e aguardar as recomendações das suas conexões. Alguns exemplos de competências:

Competências Soft Skill

  • Criatividade;
  • Persuasão;
  • Trabalho colaborativo;
  • Capacidade de adaptação;
  • Gestão do tempo.

Competências Hard Skill

  • Desenvolvimento de Aplicativos Móveis;
  • Produção de vídeo;
  • Gestão de Venda;
  • Tradução;
  • Análise Estratégica de Negócios (Business Analysis).

8. Poste bons Conteúdos

Utilize o marketing de conteúdo no linkedin, demonstrando autoridade e conhecimento sobre determinado assunto. Para isso, publique artigos relevantes que aumentem a interação e atraiam as pessoas certas para o seu perfil.

9. Conceda e solicite Recomendações

A regra é simples, quanto mais recomendações obtiver, mais relevante é o seu perfil, tornando-se mais visível na rede. Peça recomendações a colegas de trabalho, alunos de curso ou clientes.

E aqui entra o princípio da reciprocidade, ou seja, a melhor forma de receber recomendações, é começar a redigir recomendações para outras pessoas.

10. Siga Empresas e faça parte de Grupos

Para manter-se ativo e pertinente no LinkedIn, é imprescindível que faça parte de grupos sobre assuntos relacionados com a sua área profissional. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que despertem o seu interesse.

Da mesma forma, seguir o perfil de profissionais ou empresas que sejam referência no seu segmento também é uma boa política.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.