NIB e IBAN: qual a diferença?

Blog / Empresas / NIB e IBAN: qual a diferença?
NIB e IBAN: qual a diferença?

NIB

O Número de Identificação Bancária (NIB) é utilizado para identificar as contas bancárias em Portugal. O NIB é composto por 21 números:

  • 8 algarismos identificam o banco e a agência;
  • 11 revelam o número de conta à ordem;
  • 2 algarismos são dígitos de controlo.

Importante: desde 1 de fevereiro de 2016 o IBAN em Portugal substituiu o NIB nas diversas operações bancárias realizadas na União Europeia.

IBAN

O IBAN é o número internacional da conta bancária (International Bank Account Number), usado atualmente nas transações internacionais e nacionais. Caso a sua empresa pretenda receber ou realizar pagamentos deve utilizar o IBAN, número composto por 25 números (fora de Portugal, o IBAN pode ter até 34 caracteres).

iban

Os dois primeiros caracteres correspondem ao país de domiciliação da conta. O terceiro e quarto caracteres são de controlo e servem para validação do código do país. Os restantes dígitos correspondem à estrutura de identificação de contas (anterior NIB).

    BIC/SWIFT

    O BIC de uma conta bancária é um código identificador do banco (Bank Identifier Code). A entidade que gere estes códigos de identificação é a SWIFT - Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication.

    O código BIC/SWIFT é composto pelo:

    • Código bancário: 4 caracteres únicos;
    • Código do país: 2 caracteres que constituem o código ISO do país;
    • Código da localização: 2 caracteres de forma a distinguir os bancos de um mesmo país;
    • Código do ramo: 3 caracteres opcionais que definem o balcão da instituição.

    Como Consultar BIC/SWIFT/IBAN?

    Para saber qual o BIC/SWIFT ou o IBAN correspondente à conta da sua empresa poderá aceder online ao seu banco e consultar os dados da conta. Também é possível obter os mesmos dados através de uma caixa multibanco:

    1. Insira cartão;
    2. Selecione Consultas > Consulta NIB/IBAN.
    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.