7 Dicas para vender roupa numa loja online

Blog / Empresas / 7 Dicas para vender roupa numa loja online
7 Dicas para vender roupa numa loja online

Tem uma loja de moda e quer começar a vender online? Conheça as 7 dicas que reunimos para o(a) ajudar neste processo de transformação digital.

As tendências de consumo dos portugueses têm vindo a alterar-se, muito graças ao crescimento das plataformas eletrónicas, uma vez que as compras online têm-se tornado numa das atividades económicas mais rentáveis do mundo, fazendo com que muitas empresas dêem o passo de transpor os seus negócios para o digital, através de lojas online.

No caso das lojas de roupa, os estabelecimentos físicos sempre se destacaram nos últimos anos pela possibilidade dos clientes experimentarem e avaliarem as peças de roupa, antes de realizarem a compra. Outra vantagem era a possibilidade de pagar e levar no momento a peça pretendida, com a garantia de ser possível trocar ou devolver rapidamente no local, caso fosse necessário.

Atualmente, o cenário é outro. As lojas online são cada vez mais e os clientes também estão mais dispostos a comprar sem sair de casa. Além do conforto, rapidez e políticas de devolução flexíveis, encomendar de qualquer parte do mundo e garantir o melhor preço são as grandes vantagens de quem compra online.

Deste modo, ter uma loja online pode ser um excelente investimento, embora seja necessário garantir que estas oferecem as mesmas facilidades que as lojas físicas e que, principalmente, asseguram a segurança das transações, no que diz respeito à compra e troca dos produtos.

Pretende investir numa loja virtual? Saiba como vender roupa através de uma loja online em 7 passos:

1. Decida que segmento de negócio e público-alvo pretende trabalhar

O setor da moda é bastante abrangente, o que faz com que seja necessário focar-se num setor específico, de modo a atrair um público-alvo próprio. Por exemplo, pode focar-se nos setores de moda feminina, masculina, para crianças, para corpos plus size, de luxo, fast fashion e entre outros. Adicionalmente, pode optar por vender as peças de roupa, através de uma marca de roupa própria ou vender produtos de várias marcas, dentro de um determinado segmento de mercado.

Para o auxiliar nessa decisão, é essencial analisar o mercado e a concorrência, para que consiga perceber quais são as necessidades, desejos e problemas do nicho de pessoas que pretende alcançar e que o seu negócio poderá ajudar a resolver, oferecendo certas vantagens competitivas.

Existem algumas ferramentas que poderá utilizar para fazer essa análise, como a análise SWOT e PEST, Triângulo de Ouro, Matriz de posicionamento, Marketing-mix, definição de personas e entre outras.

De acordo com o posicionamento e tipo de negócio que definir, deve escolher um nome e logotipo originais e impactantes, que sejam facilmente associados à sua loja.

2. Trabalhe com os melhores fornecedores

Depois de escolher que tipo de produtos pretende oferecer, é imprescindível escolher os fornecedores certos para o seu negócio.

Nessa escolha, deve garantir que são fornecedores com valores idênticos aos seus, em quem confia, que garantem a qualidade das peças, assim como a rapidez de entrega e/ou devoluções, em caso de algum problema. Por exemplo, se criar um negócio de roupas feitas com materiais sustentáveis, deve garantir que trabalha com um fornecedor de roupa que utiliza processos “amigos do ambiente” na produção das peças, assim como nas embalagens e transporte.

Adicionalmente, deve ter em consideração os custos que terá com as encomendas, transporte, limites mínimos de encomendas e outros fatores versus o retorno que terá com as peças. Assim, é aconselhável pedir um orçamento a vários fornecedores, de forma a perceber quais as opções mais vantajosas para os seus objetivos de negócio.

3. Escolha o tipo de plataforma online onde pretende vender os seus produtos

Pode vender roupa, essencialmente, de duas formas: através de uma plataforma própria ou uma plataforma de marketplace.

Neste momento, já é bastante fácil criar uma loja online própria, através de plataformas como o Shopify, Weasy, WooCommerce, com a vantagem de ter total autonomia nos processos do negócio. Pode ainda criar uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

Por outro lado, através de uma plataforma de marketplace, aproveita o posicionamento da plataforma para vender os seus produtos, ganhando uma visibilidade maior, sem ter de investir tanto dinheiro em publicidade e em recursos humanos, uma vez que isso fica a cargo do próprio marketplace. Embora tenha uma margem por produto menor num marketplace devido às taxas, poderá vender um número de produtos muito maior.

Seja qual for o tipo de plataforma que escolher utilizar, é essencial utilizar um layout atraente e garantir uma boa experiência online aos seus visitantes, através de uma navegação intuitiva, desde que entram no seu website até que chegam ao check-out, disponibilizando algumas facilidades de pagamento online, como MB WAY, transferência bancária, Paypal, Mastercard e entre outros meios.

4. Invista na qualidade das suas imagens

Umas das maiores dificuldades ao comprar online é não conseguir tocar e experimentar as peças, o que torna mais difícil a escolha das peças e a existência de confiança por parte dos consumidores, uma vez que não conseguem perceber se os produtos têm qualidade, qual é a textura do tecido ou o tipo exato do material.

Assim, um dos fatores-chave neste tipo de negócio é utilizar imagens reais, bem produzidas, com boa resolução e de qualidade. Para tal, é importante tirar fotografias profissionais, com um fundo neutro e tiradas de vários ângulos, de forma distinguirem-se todos os pormenores das peças de roupa, para a que as pessoas conheçam exatamente aquilo que vão comprar, tendo acesso às mesmas informações, caso estivessem numa loja física.

É, ainda, importante que o cliente tenha a possibilidade de aproximar as imagens para que consiga identificar certos detalhes das roupas.

Visto que os clientes não têm a possibilidade de experimentar as roupas online, pode e deve utilizar fotografias de modelos a utilizarem essas peças de roupa, para que os visitantes consigam ter noção de como ficam as peças vestidas. Para tal, deve indicar qual o tamanho que os modelos estão a utilizar, como forma de facilitar essa análise. Complementarmente, pode utilizar também formatos de vídeo ou imagens com rotação em 360º;

5. Invista em descrições completas, personalizadas às diferentes peças

As descrições dos produtos fazem toda a diferença na compra dos mesmos, uma vez que informam os possíveis clientes de alguns pormenores bastante relevantes, como a cor, tamanhos disponíveis, tipo de tecido e outros materiais, origem de fabrico, condições de manutenção, stock disponível e entre outros fatores que podem diferenciar a peça, como os pontos positivos da peça.

No caso dos tamanhos das peças de roupa, é fundamental deixar as medidas de forma clara no seu site. Para tal, é muito importante ter uma tabela de medidas, adaptada a cada tipo de modelo de roupa ou marca. Por exemplo, as calças e camisolas exigem tabelas de medidas bastante distintas. Caso sejam de marcas distintas, pode ainda variar mais a classificação desses tamanhos.

Adicionalmente, deve indicar, com transparência, o tempo de envio para cada peça, de modo a que os clientes consigam perceber, à priori, qual o tempo médio que terão que esperar até a receber;

6. Defina os processos logísticos e utilize um bom sistema de gestão e faturação integrado

As pessoas esperam rapidez e segurança em todo o processo de uma compra online. Para tal, é crucial investir nos sistemas logísticos, de modo a garantir que os produtos sejam entregues no tempo esperado pelo cliente, de forma segura e com a qualidade desejada. Para tal, deve escolher os melhores parceiros logísticos para o fazer ou optar por fazê-lo você mesmo - a última opção implica bem mais recursos próprios e custos.

Para que tudo corra da melhor forma, todos os sistemas devem estar integrados: os logísticos, de gestão, faturação e contabilidade. Por exemplo, o Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas em segundos, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento e com várias plataformas de e-commerce. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

7. Invista na comunicação e divulgação do seu negócio

É primordial elaborar uma estratégia para atrair os potenciais clientes do seu negócio, através de vários meios online e offline.

No caso dos meios online, é essencial estar presente de forma consistente nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e Instagram, através da partilha de imagens dos seus produtos, feedbacks positivos dos clientes, novidades da marca, realizar diretos para interagir e responder a dúvidas dos clientes ou, até, vender os seus produtos diretamente, através da funcionalidade do Facebook for business e Instagram for business. A ideia será partilhar conteúdo informativo, criativo e de qualidade.

Pode, também, utilizar e-mail marketing para interagir com o seu público-alvo, partilhando conteúdo relevante sobre a sua loja de roupa, como dicas, novidades ou tendências de moda, por exemplo.

Complementarmente, pode investir em publicidade paga, como Facebook, Instagram ou Google Ads para alcançar um maior número de pessoas interessadas no tipo de produtos que o seu negócio comercializa.

Realize também parcerias com influencers do seu segmento de negócio, neste caso de moda e beleza, para que partilhem looks a utilizar as suas peças de roupa ou criem conteúdo com feedback real sobre a qualidade das peças e do serviço..

Seja qual for o tipo de loja de roupa online que criar, deve focar-se na qualidade das roupas, no atendimento ao cliente e na segurança das transações. No entanto, tendo em conta a atual concorrência neste setor, deve ir para além do básico, procurando diferenciar-se dos demais.

Procure criar uma relação de confiança com o seu público, que os faça, não só comprar as suas peças de roupa, mas também voltar a comprar e recomendar aos familiares e amigos. Fidelize os seus clientes à marca.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.