7 estratégias de marketing para Lavandarias

Blog / Empresas / 7 estratégias de marketing para Lavandarias
7 estratégias de marketing para Lavandarias

Tem-se vindo a constatar que abrir uma Lavandaria pode ser um negócio bastante rentável e com elevado potencial de crescimento. Como tal, há cada vez maior interesse por parte de empreendedores e da concorrência. Tem uma lavandaria? Então descubra 7 estratégias de marketing para Lavandarias!

Existe um elevado número de lavandarias próprias e franchisings de lavandarias, principalmente franchisings de lavandarias self-service, em Portugal. Isto pode ser explicado pelo nível de turismo em algumas das principais cidades do país, como o Porto ou Lisboa, o elevado número de estudantes universitários deslocados ou pela quantidade de pessoas com pouco espaço ou falta de outro tipo de condições para ter uma máquina de lavar e/ou secar a roupa em casa, ou mesmo de colocar a roupa a estender.

Com a crise que vivemos, como é natural, muitas dessas lavandarias têm sobrevivido, outras crescido e outras encerrado. O segredo para a continuidade pode estar numa boa gestão e em adaptar-se ao mercado.

Conheça 7 estratégias de marketing para Lavandarias, que o poderão auxiliar neste caminho de crescimento!

- Crie um espaço físico confortável

Hoje em dia, uma grande parte da população, principalmente a mais jovem, tem preferência por serviços que lhes traga mais conforto e autonomia. Tendencialmente, até opta por serviços em que não tenha de se deslocar fisicamente.

No caso das lavandarias, sendo espaços físicos, na maioria dos casos, ainda é necessário deslocarem-se pessoalmente para usufruírem dos serviços. Como tal, é essencial que estes espaços proporcionem algum conforto a quem os utiliza.

Para isso, pode criar um pequeno espaço com cadeiras para facilitar a espera, disponibilizar rede wi-fi gratuita e exclusiva para os clientes, dispor de uma zona de café e refeições rápidas, oferecer estacionamento gratuito para clientes durante um certo intervalo de tempo, ter ar condicionado e entre outras comodidades.

- Invista numa lavandaria self-service

Sendo a rapidez a palavra de ordem nos dias que correm, as lavandarias self-service são uma tendência e representam uma elevada procura por parte da população em todo o mundo.

A partir de um conceito de negócio self-service, deixa de ser necessário a permanência e o apoio a tempo inteiro de colaboradores na lavandaria. O cliente poderá realizar tudo de forma autónoma, através das instruções e sugestões no local e da forma como o espaço está organizado.

Conheça alguns franchising de lavandaria self-service em Portugal.

- Proporcione horários alargados

Também é um facto que as pessoas vivem cada vez mais numa azáfama onde, por vezes, se torna difícil ter tempo disponível para tratar de tarefas domésticas, desde cozinhar, tratar da limpeza da casa, passar a ferro (engomar) ou lavar a roupa.

Já são algumas as lavandarias a nível mundial que oferecem a possibilidade dos clientes se deslocarem à mesma e utilizarem os seus serviços durante 24 horas por dia.

A partir de uma lavandaria self-service 24 horas, os clientes terão toda a flexibilidade para cumprir este tipo tarefas, autonomamente.

- Utilize máquinas de qualidade e eficazes

Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas recorrem a lavandarias e engomadorias é o facto destes espaços terem uma maior capacidade de armazenamento e rapidez no serviço, comparativamente a uma máquina de lavar comum que tenhamos em casa.

Outro dos fatores é o facto de proporcionarem uma limpeza mais profunda e de maior qualidade.

Deste modo, invista em máquinas e equipamentos tecnologicamente avançados e energeticamente eficientes, que colmatar estas necessidades.

- Defina pacotes de preços

Por vezes, principalmente para quem não tem bem noção ou conhecimento das quantidades de roupa ou dos programas da máquina de lavar e secar a utilizar, é difícil perceber quais as suas necessidades e prever qual o preço final a pagar.

Se tem uma lavandaria self-service os preços e a forma como os apresenta são uma preocupação ainda maior, uma vez que os clientes não têm o auxílio de um colaborador para esclarecer eventuais questões, a não ser que exista uma tabela de preços simples e intuitiva.

Procure criar um preçário de preços adequado ao tipo de máquinas e serviços que disponibiliza. Pode definir o preço do quilo, por tipo de peça de roupa ou material, por exemplo.

Adicionalmente, pode ser bastante vantajoso criar pacotes de serviços, juntando produtos que costumam ser lavados simultaneamente ou quantidades de produtos, como pack de lavagem de 5 camisas, pack de engomar a x euros por peça e entre outros.

- Junte um conjunto de serviços complementares

Mesmo que esteja localizado numa zona central e com bons acessos, não é fácil para qualquer tipo de pessoa deslocar-se até uma lavandaria. Seja por questões de transportes, falta de carro, elevado peso ou dimensão dos artigos…e entre outros motivos.

Pode combater este facto com a oferta de serviços complementares, que facilitem e criem uma melhor experiência para todos.

Entre esses serviços, destacamos as entregas ao domicílio ou os serviços de limpeza especializados, que acabam por ser complementares ao serviço de lavandaria, como serviços de limpeza ou tratamentos especiais anti-nódoas, por exemplo.

- Aposte na comunicação da lavandaria

Até pode ter uma lavandaria com ótimas condições, oferecer um serviço espetacular e ser uma ideia de negócio inovadora. No entanto, se as pessoas não tiverem conhecimento do seu negócio e de todos estes pontos de diferenciação, dificilmente terá clientes e será bem sucedido.

Assim sendo, é fundamental investir num plano de comunicação e marketing para a sua lavandaria, sendo mesmo um dos passos necessários para abrir uma lavandaria e engomadoria.

Deve investir tanto na sua comunicação offline (espaço físico, sinalização física, rádio local, eventos, jornais, revistas e entre outros) como em canais online (website, redes sociais, e-mail, Google My Business, anúncios pagos e entre outros).

O importante é conhecer bem o seu target, ter objetivos bem definidos e criar estratégias adaptadas a estes dois fatores, enquadradas na missão e valores da sua lavandaria.

De forma complementar a todas estas estratégias de marketing, veja como pode aumentar as vendas da sua Lavandaria, através de pequenas dicas e investimentos.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.