8 Dicas para escolher uma cadeira de barbeiro

Blog / Cosmética, Estética e Cabeleireiros / 8 Dicas para escolher uma cadeira de barbeiro
8 Dicas para escolher uma cadeira de barbeiro

Na hora de escolher os materiais e avaliar os investimentos a realizar na abertura de uma barbearia, existe um elemento que se destaca - a cadeira de barbeiro, que se torna mesmo o investimento mais importante no mobiliário deste tipo de negócio.

As cadeiras de barbeiro são um investimento fulcral na comodidade e ergonomia do cliente, que proporcionam uma postura adequada para os Barbeiros (ou outros profissionais) realizarem o seu trabalho da melhor forma, garantindo um maior conforto e bem-estar para ambos durante todo o serviço, principalmente, no que diz respeito às costas, pescoço e pés.

Além disso, é uma peça de mobiliário que acaba por ser a imagem de marca das barbearias, devido ao seu design e diferentes estilos que pode tomar, o que faz com que possa, ainda, ter uma função de decoração e criação de um ambiente exclusivo, com personalidade.

O que devo considerar na hora de escolher uma cadeira de barbeiro? Temos 8 dicas para partilhar consigo!

1. Material de fabrico

O material da cadeira de barbeiro irá impactar o conforto do cliente, assim como a durabilidade e manutenção da cadeira. Assim, é importante ter uma cadeira completamente estofada.

Existem vários tipos de tecido para o forro da cadeira, como materiais sintéticos e peles, mas o couro é o material mais utilizado, devido à sua resistência e facilidade de limpeza. Adicionalmente, também confere um ar luxuoso à decoração do espaço.

Para garantir uma maior resistência da cadeira, sugere-se também optar por cadeiras feitas em aço, ferro, alumínio maciço ou madeira compensada.

2. Peso máximo suportado

Para avaliar a resistência da cadeira de barbeiro, é importante considerar o material de confecção, mas também o peso máximo suportado, uma vez que isso varia conforme o modelo. De acordo com os especialistas, é recomendável que a cadeira escolhida aguente, no mínimo, 150 Kg.

3. Inclinação de, pelo menos, 45º

A inclinação da cadeira faz toda a diferença para os trabalhos prestados pelos profissionais da barbearia, uma vez que permite uma maior flexibilidade para a realização de vários serviços específicos.

No mercado já existem cadeiras com inclinações de 30º a 180º, mas é recomendado escolher um modelo com, pelo menos, 45º de amplitude.

Adicionalmente, é bastante útil se o apoio para os pés acompanhar essa inclinação, para que o cliente fique mais confortável.

4. Ajuste de altura

A cadeira de barbeiro ideal deve permitir regular a altura, de acordo com o tamanho ou outras características do cliente. Para isso, é muito importante ter um sistema hidráulico de ajuste de altura, que seja redondo e giratório, de forma a poder movimentar-se facilmente.

5. Apoio para os pés

É bastante importante ter um apoio para os pés, quer seja simples ou com uma plataforma, de forma a garantir o conforto e segurança do cliente. O ideal é que seja reclinável, tal como a cadeira.

As cadeiras de barbeiro mais confortáveis possuem, ainda, um segundo apoio para os pés com inclinação, para que o cliente possa ficar com as pernas inclinadas ou totalmente esticadas durante o serviço.

6. Encosto de cabeça

Existem modelos de cadeiras que não vêm com encosto de cabeça incluído, o que torna necessário a compra de forma separada, ou que, pelo contrário, já incluem um encosto fixo, que não é o ideal para este tipo de trabalho de corte de cabelo.

No entanto, as melhores cadeiras de barbeiro foram desenhadas com encosto de cabeça removível e altura ajustável para cada tipo de cliente.

7. Dimensões

Escolha as dimensões da sua cadeira, tendo em conta o tamanho do seu espaço, de forma a poder girar em todas as direções, mesmo estando inclinada.

Considere deixar, também, um espaço de margem que permita alguns movimentos do barbeiro, tendo em conta as diferentes alturas dos clientes.

8. Estilo

Existem várias opções de cadeiras disponíveis, que facilitam a criação de ambientes mais personalizados, de acordo com o estilo que quer passar para a sua barbearia ou cabeleireiro, entre os quais:

  • Vintage - para quem quer dar um toque retro e vintage ao seu espaço, existem cadeiras de barbeiro feitas em couro, ferro, veludo ou até com um design exclusivo, que tornam a decoração do espaço mais original;

  • Moderna - existem conceitos de barbearia mais contemporâneos, que procuram elementos mais simples visualmente, mas com funcionalidades  personalizadas. Este tipo de cadeira de barbeiro, normalmente, tem um design mais industrial e é feita em ferro e alumínio;

  • Simples - para quem procura um estilo mais simples, já existem modelos resistentes, com as funções básicas de uma cadeira de barbeiro e com design que pode combinar com qualquer decoração, por valores acessíveis;

  • Infantil - as barbearias são, também, um espaço muito procurado pelos mais novos, até já existem conceitos de barbearia infantis. Mesmo que não tenha esse tipo de conceito, é sempre oportuno adaptar-se e ter, pelo menos, uma cadeira com este estilo, para que possa servir o público mais jovem.

Quais as vantagens de escolher a cadeira de barbeiro certa?

  • Ajustar-se à medida de cada cliente;

  • Maior funcionalidade;

  • Mais eficácia e eficiência no trabalho;

  • Maior conforto para o cliente, devido aos apoios nas costas, cabeça e dos pés;

  • Maior flexibilidade para o serviço do Barbeiro, facilitando o seu trabalho;

  • Decoração do espaço, podendo trazer maior estilo e personalização ao ambiente;

  • Fidelização dos clientes.

As cadeiras de barbeiro podem ser consideradas um grande investimento para a sua barbearia tendo em conta todas as suas vantagens, o que se reflete no seu preço, que pode variar tendo em conta o material de fabrico e as funcionalidades incluídas.

Agora que já lhe demos todas as dicas a considerar na escolha da melhor cadeira de barbeiro, avalie todas essas características com base no seu tipo de estabelecimento, cliente e conceito, ressaltando que as cadeiras mais funcionais e resistentes são as mais caras.

Depois desta escolha, a manutenção deste material é indispensável, deve garantir que as cadeiras estão sempre limpas e bem higienizadas, de forma a assegurar o conforto e segurança do cliente, assim com o bom aspeto do seu espaço e fidelização do seu público.

Conheça todas as tendências de cortes de cabelo para 2022 e comece o seu negócio!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.