Como abrir uma Clínica Veterinária em Portugal

Blog / Empresas / Como abrir uma Clínica Veterinária em Portugal
Como abrir uma Clínica Veterinária em Portugal

Existem cada vez mais Empreendedores com o sonho de criar o seu próprio consultório veterinário em Portugal. É o seu caso, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, vai poder conhecer todos os passos para abrir a sua clínica veterinária, acompanhe tudo!

A primeira questão que surge é: em que consiste a atividade veterinária?

De acordo com o art.º 59.º do Estatuto da Ordem dos Médicos Veterinários, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 368/91, de 4 de outubro, a medicina veterinária define-se pela realização de ações que visam o bem-estar e saúde animal, a higiene pública veterinária, a inspeção de produtos de origem animal e a melhoria zootécnica da produção de espécies animais, por parte de profissionais com formação científica, técnica e profissional especializada no âmbito das ciências veterinárias.

Dentro dessas ações, destacam-se:

  • Ações no âmbito da saúde animal;
  • Assistência clínica a animais;
  • Assistência zootécnica à criação de animais;
  • Assistência tecnológica a indústrias de produtos animais;
  • Higiene pública veterinária;
  • Peritagem em atividades relacionadas com a atividade veterinária;
  • Formulação de pareceres técnicos sobre científicas universitárias propedêuticas.

    Como é que pode criar um negócio veterinário?

    1. Crie um plano de negócios objetivo, completo e personalizado

    Inclua a missão do negócio, uma análise detalhada do mercado veterinário em Portugal e no mundo, assim como de algumas clínicas e consultórios do setor.

    Adicionalmente, deve detalhar quais as necessidades do seu público-alvo (que neste caso são os animais e respetivos donos), as novas tendências e tecnologias utilizadas no setor, posicionamento e mercado de atuação (por exemplo, mercado de luxo ou low cost), projeções financeiras e entre outros fatores.

    Esta análise terá um papel fulcral no sucesso do seu negócio, servindo como base para todos os restantes passos, nomeadamente, na escolha do tipo de clínica e serviços a disponibilizar.

    2. Escolha o tipo de negócio que pretende criar, assim como os serviços a oferecer aos patudos.

    Neste caso, existem 3 tipos de Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV): as clínicas médico-veterinárias, consultórios médico-veterinários e hospitais médico-veterinários.

    Qual é a diferença entre um consultório e uma clínica veterinária?

    Um consultório médico-veterinário é um estabelecimento onde realizam atividades de cuidados médico-veterinários sem internamento de animais, segundo o Portal do Cidadão, abrangendo um conjunto de atividades, como consultas, profilaxia, que inclui alimentação, dietética, higiene, higiene oral, controlo de reprodução, desparasitação externa e interna, vacinação e outras, terapêutica clínica que não necessite de internamento, pequenas cirurgias que apenas necessitem de tranquilização ou analgésica, ou outro tipo de cirurgia desde que possua sala de cirurgia independente, colheitas e ou análise de amostras, exames clínicos complementares para os quais estiver tecnicamente equipado, identificação de chips e assistência imediata a casos urgentes de qualquer natureza.

    Nota sobre o último ponto: Se a natureza dos casos exceder a competência do consultório, devem ser encaminhados para uma clínica ou hospital.

    Por outro lado, as clínicas e hospitais veterinários, para além das atividades e serviços prestados nos consultórios, realizam, ainda, grandes cirurgias, como já foi referido. Assim, estes estabelecimentos requerem procedimentos mais exigentes, profissionais com qualificações mais específicas, autorizações e licenças para funcionamento.

    3. Decida qual a localização da sua clínica, considerando as necessidades do seu público-alvo e do mercado e o tipo de espaço que pretende abrir.

    Naturalmente, uma clínica necessita de outro tipo de equipamentos para a realização de cirurgias maiores, pelo que o espaço deverá corresponder a outro tipo de necessidades, relacionadas com os equipamentos e ferramentas que irá utilizar, assim como com o espaço necessário para internar os animais e garantir a sua segurança. Adicionalmente, deve escolher um local com boas condições de acessibilidade e com espaço para estacionamento.

    4. Abra a sua empresa e adquira todas as licenças necessárias.

    Para tal, deve começar por iniciar a sua atividade económica, considerando o código da atividade económica para o seu tipo de negócio, que é o CAE 75000 e corresponde às atividades veterinárias, com e sem internamento, de animais de criação e companhia, isto é, inclui os cuidados médico-veterinários, atividades de diagnóstico e transporte de animais, prestados em hospitais, centros de atendimento médico-veterinário (CAMV), clínicas, canis, explorações agrícolas ou em outros locais por médico-veterinários, assistentes e pessoal veterinário auxiliar.

    É muito importante informar-se acerca da legislação dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários:

    • O Decreto-Lei n.º 184/2009, de 11 agosto, estabelece o regime jurídico aplicável ao exercício da atividade dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários, e os respetivos requisitos quanto a instalações, regras, organização e funcionamento. No caso das clínicas, pode consultar em detalhe os requisitos no artigo nº17.

    • A Portaria n.º 1246/2009, de 13 outubro, fixa as taxas a cobrar pelos atos relativos aos procedimentos previstos no artigo 34.º do Decreto-Lei n.º 184/2009, de 11 agosto.

    Todas as clínicas ou consultórios são, ainda, obrigados a disponibilizar livro de reclamações.

    5. Faça uma análise financeira de quanto custa montar uma clínica veterinária e oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

    Esta análise dependerá diretamente do tipo de serviços que disponibilizar, equipamentos e da localização do espaço. Este orçamento deve incluir todos os custos que terá a curto, médio e longo prazo, de modo a poder perceber se necessitará de recorrer a eventuais fontes de financiamento.

    Investimento inicial:

    • Custos de abertura e legalização da empresa;
    • Seguros necessários;
    • Imóveis (edifício, prateleiras, cadeiras, mesas, secretárias, armários, balcão de receção);
    • Equipamentos veterinários;
    • Equipamentos informáticos para POS, desde computador, gaveta de dinheiro, impressora para POS e máquina multibanco;
    • Contratação de serviços (comunicações, eletricidade, contabilidade, limpeza);
    • Contratação de empregados.

      Custos Fixos:

      6. Crie uma equipa formada e especializada em medicina veterinária, focada na qualidade dos serviços e atendimento prestado aos animais.

      Esta equipa deve ser composta por um diretor clínico, médicos veterinários, assistentes técnicos, que devem estar identificados com o nome e a respectiva categoria profissional. Não se esqueça também de contratar, pelo menos, um rececionista da clínica.

      A equipa deve ser afixada em local bem visível na clínica e, de forma a garantir a qualidade dos serviços, é essencial formar, constantemente, os seus profissionais para que possam inovar as suas técnicas e oferecer um atendimento personalizado, que atenda às necessidades dos patudos e dos seus donos.

      7. Por fim, deve investir na comunicação da sua clínica para chegar aos donos dos patudos, através de vários canais de comunicação.

      Nos espaços físicos deve investir no aspeto visual da sua clínica, onde pode utilizar cartazes de campanhas ativas, de forma a dar a conhecer algumas promoções ou serviços específicos.

      Por outro lado, pode recorrer a outros meios de marketing tradicional, como panfletos, outdoors, jornais e revistas relacionadas com animais, assim como marcar presença em eventos e ações pedagógicas relacionadas com o tratamento de animais.

      Complementarmente, hoje em dia, é essencial construir uma presença online forte, através das redes sociais, onde pode partilhar algumas dicas, novidades e os seus serviços, Google My Business ou uma plataforma online própria, isto é, um website onde possa comunicar todos os serviços que oferece, novidades e contactos, onde disponibiliza a marcação de algum serviço ou meios para contactos com urgência. Se pretende saber mais acerca deste ponto, conheça todas as dicas para a sua clínica veterinária ser encontrada online!

      Achou o artigo interessante?

      Software de Faturação e POS
      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

      Sobre o Vendus

      O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.