Passo a Passo para abrir uma empresa de Construção Civil

Blog / Empresas / Passo a Passo para abrir uma empresa de Construção Civil
Passo a Passo para abrir uma empresa de Construção Civil

Gostaria de abrir uma empresa de Construção Civil em Portugal e não sabe por onde começar? Estes são os 10 passos que deve seguir para se lançar no setor.

Atualmente, Portugal é dos países mais pobres da União Europeia, com a média mais baixa de novas construções habitacionais por cada 1.000 habitantes, comparando com outros 19 países europeus, segundo um estudo Alemão citado pelo Jornal de Notícias.

Devido à pandemia, causada pelo vírus COVID-19, assistiu-se a um aumento do desemprego, assim como à diminuição dos capitais disponíveis nas famílias. Embora os portugueses tenham passado mais tempo em casa, a pandemia implicou um crescente interesse por artigos para a casa e, consequentemente, maior procura por artigos no setor do DIY, bricolage, decoração e construção.

Ainda assim, o preço dos terrenos e dos bens imobiliários estão cada vez mais elevados, face aos rendimentos dos portugueses, principalmente, nas grandes cidades urbanas, como Lisboa e Porto, onde se verifica um grande nível de inflação. Talvez este problema possa, também, resultar do facto de não existir uma mão-de-obra qualificada para construção civil suficiente, face à procura. Deste modo, pode ser uma excelente oportunidade de investir neste setor em Portugal, devido a toda a procura.

Pretende abrir um negócio nesta área e não sabe como? Siga este passo a passo de como abrir uma empresa de Construção Civil em Portugal:

1. Construa um plano de negócios personalizado e completo

Para qualquer empreendedor, é essencial estudar o mercado habitacional, do turismo e da construção civil, de forma a perceber o que os portugueses procuram, como está a evoluir o mercado e como poderá ser bem sucedido e destacar-se perante outras empresas concorrentes no setor.

Deve incluir esse estudo de mercado num plano de negócio completo, que identifique os seus objetivos de negócio, os tipos de serviços a oferecer, o possível investimento necessário, uma análise da concorrência, assim como um plano de comunicação e marketing completo e possíveis necessidades de financiamento.

Poderá utilizar as conhecidas ferramentas de análise: SWOT, PEST, Marketing-mix e outras, dependendo do seu objetivo de estudo.

2. Defina o local da sua empresa de construção civil

Deve avaliar a procura do mercado na hora de escolher o local mais conveniente para estabelecer os escritórios da sua empresa. Por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade ter escritórios perto da zona onde irá construir os espaços habitacionais, de forma a tornar as visitas à obra mais eficientes, assim como facilitar que os possíveis clientes e interessados questionem os seus serviços, façam marcações ou peçam orçamentos diretamente no local dos seus escritórios.

Complementarmente, é importante garantir que o espaço tenha uma área grande para incluir um espaço de escritório e armazém, onde poderá guardar alguns equipamentos e ferramentas, essenciais ao exercício da atividade.

3. Escolha quais os serviços onde se pretende focar e/ou especializar

Este ramo de atividade pode incluir um conjunto de serviços que se completam entre si, desde arquitetura, bricolage, eletricidade, canalização, carpintaria, gás, reabilitação de estruturas, remodelações gerais, design de interiores e outro tipo de atividades.

Ao abrir uma empresa de construção civil, pode ir por dois caminhos distintos, ambos válidos e onde poderá ser bem sucedido:

  1. Especializar-se apenas numa destas áreas e criar uma pequena empresa de construção civil;
  2. Criar uma empresa maior, garantindo uma equipa especializada num conjunto de serviços, de forma a oferecer um serviço 360º e mais completo.

4. Abra a sua empresa de construção civil e garanta todos os requisitos de licenciamento

Para realizar uma obra e abrir uma empresa de construção civil, é essencial ter um alvará de construção civil, que define quais as habilitações da empresa, ou seja, qual o tipo e teto máximo do valor do trabalho que a empresa pode executar. O IMPIC é a entidade reguladora do setor da construção e do imobiliário, responsável pela emissão do alvará de construção em Portugal, que depende diretamente do valor das obras que pretende realizar, assim como um conjunto de outros fatores.

Já é possível solicitar um alvará de classe 1 (trabalhos até 166 mil euros) na hora. No entanto, se vai fazer trabalhos de valor mais elevado, terá de se dirigir pessoalmente ao IMPIC. Consulte quais os documentos necessários abrir uma empresa de construção civil e obter o alvará na hora, quer seja como pessoa singular ou coletiva, que depende do pagamento de taxa Inicial no valor de 75€.

Adicionalmente, deve ter em consideração as licenças necessárias para abrir uma empresa de construção civil, assim como a legislação em vigor para este tipo de negócio:

5. Garanta que tem todos os seguros obrigatórios para o exercício da atividade

Segundo a informação fornecida pelo Instituto de Seguros de Portugal, citado no Portal da Construção existem alguns seguros obrigatórios no ramo da construção civil, nomeadamente:

6. Analise qual o investimento necessário para estabelecer a sua empresa, a curto e longo

Esta previsão de investimento deve incluir todos os custos fixos e variáveis que terá ao longo do processo, que poderá depender, diretamente, do tipo de serviço, clientes e da localização do espaço.

Quais os custos iniciais de investimento?

  • Aquisição do bem imóvel para estabelecer o escritório ou possível renda;

  • Documentação, legalização e licenciamento da empresa;

  • Conjunto de todos os materiais de construção essenciais à atividade, desde máquinas e ferramentas para o exercício das obras;

  • Licenças e impostos;

  • Sistemas informáticos;

  • Equipamento de escritório, como computador, cadeiras, mesas, armários, entre outros.

Custos Fixos

  • Salários dos colaboradores;

  • Renda do espaço e/ou empréstimo, se for o caso;

  • Gastos com água, luz, internet, telefone;

  • Materiais e máquinas de construção;

  • Viaturas;

  • Bens imóveis para a construção dos imóveis;

  • Sistemas de faturação e contabilidade: O Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas, entre outras funcionalidades, tudo isto em segundos. Com o Vendus, consegue gerir o seu negócio de forma personalizada e eficiente, com várias formas de pagamento e sem recorrer a papéis. Experimente grátis durante 30 dias, sem compromisso.

7. Considere as várias opções de financiamento

Neste tipo de atividade, é necessário um grande valor de investimento em materiais, terrenos, mão-de-obra, licenças e outro tipo de recursos. Deste modo, é bastante importante informar-se acerca de possíveis fontes de financiamento, tanto públicas como privadas.

Existem algumas ajudas do estado para abrir uma empresa de construção civil, isto é, alguns apoios e incentivos públicos ou comunitários, entre os quais o QREN, IEFP ou IAPMEI.

Adicionalmente, existe um conjunto de apoios de financiamento para novas empresas a que poderá recorrer, como empréstimos bancários, leasing, microcrédito e entre outras.

Caso pretenda recuperar ou adaptar algum bem imóvel para fins turísticos, pode ser vantajoso pedir apoio ao SIVETUR (Sistema de incentivos a produtos turísticos de vocação estratégica).

8. Construa uma equipa qualificada e especializada em construção civil e outros serviços complementares.

Este tipo de atividade requer uma equipa de profissionais qualificados, nas mais diversas áreas de construção. Nesta equipa deve incluir, pelo menos, um Arquiteto, Engenheiros Civis, Técnicos e Mestres de obra, Empreiteiros, Carpinteiros e Canalizadores, Pedreiros, Eletricistas, Designers, Pintores e outros especialistas, como Jardineiros e Decoradores.

Deve, ainda, incluir um conjunto de comerciais, responsáveis por estabelecer contactos e relações com possíveis clientes e parceiros.

9. Construa uma forte rede de networking

Este tipo de área envolve não só a equipa de colaboradores, como um conjunto de outras partes, desde o Responsável pela obra, Autores do projeto, Empreiteiros e equipas de fiscalização da Câmara Municipal correspondente. Assim, para que seja bem sucedido e torne o projeto, já por si demorado, mais eficiente, é bastante importante envolver todos os intervenientes e criar boas relações entre todas as partes, para facilitar o sucesso.

10. Crie uma estratégia de comunicação forte

Publicite os seus serviços, através de canais online e offline, de forma a mostrar os seus projetos e atrair possíveis clientes.

É importante criar uma imagem de confiança e diferenciada no mercado, capaz de distinguir a sua empresa de construção civil das restantes.  A qualidade dos materiais ou inovação do projeto são vantagens, que devem ser comunicadas de forma eficiente a possíveis parceiros e ao público-alvo.

Para tal, pode ser relevante estar presente em revistas e jornais reconhecidos na área, como o Jornal da Construção, por exemplo, assim como em feiras e exposições relacionados com este tipo de temas.

Agora que já conhece quais os passos para abrir a sua própria empresa de construção civil, informe-se acerca de todas as vantagens e desvantagens deste tipo de negócio e comece já hoje a planear, organizar e criar um plano de negócios completo, que o guiará durante todo o processo e ajudará a abrir novas portas.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.