8 Dicas para Atrair Clientes para a sua Clínica Veterinária

Blog / Empresas / 8 Dicas para Atrair Clientes para a sua Clínica Veterinária
8 Dicas para Atrair Clientes para a sua Clínica Veterinária

Tem uma clínica veterinária e pretende dar a conhecer os seus serviços a mais pessoas? Reunimos 8 dicas para utilizar na sua clínica, de modo a atrair e impactar um maior número de clientes: acompanhe todas!

Como posso captar clientes para a sua Clínica Veterinária?

Ser dono de um patudo é uma tarefa desafiante, muito devido a todas as responsabilidades inerentes ao processo de cuidar do animal, nomeadamente no que diz respeito à escolha da clínica veterinária mais adequada ao seu animal. Somando a este facto, na grande maioria das vezes, as clínicas não criam estratégias para se diferenciar das demais e atrair os seus clientes - conheça algumas estratégias de marketing para clínicas veterinárias que poderá utilizar.

Existem várias fases do funil de vendas onde os clientes se podem posicionar, entre as quais: atração, compreensão, conversão e fidelização. A primeira fase - atração - é a primeira oportunidade onde as empresas podem implementar estratégias para chamar à atenção dos seus clientes e dar-se a conhecer, embora não seja uma tarefa fácil. Posto isto, conheça algumas dicas para atrair os clientes à sua clínica veterinária:

1. Conheça o seu público-alvo

Esta primeira dica serve como base para todas as seguintes que lhe vamos dar, assim como a qualquer ação que a empresa tome, isto porque antes de criar uma estratégia de marketing, é fulcral investir no conhecimento do público-alvo que pretende impactar.

No caso das clínicas veterinárias, deve considerar os dois tipos de clientes dos seus serviços e produtos: os donos dos animais (que tomam as decisões finais e que são os verdadeiros impactados por qualquer tipo de comunicação) e os animais (os verdadeiros consumidores dos serviços). Para conhecer melhor cada um deles, crie algumas personas, baseadas em alguns critérios de segmentação adaptados a cada tipo de cliente;

2. Crie uma presença online forte

Sendo que existem cada vez mais pessoas a pesquisar online antes de visitar certos espaços ou fazer alguma compra, é imprescindível que as clínicas veterinárias estejam presentes no online, através dos vários canais digitais, e a partir de uma estratégia transversal e complementar entre cada um.

As redes sociais, website próprio, Google My Business, estratégias de SEO, e-mail marketing ou publicidade paga podem trazer resultados bastante satisfatórios na atração de um público qualificado, incentivando-os a utilizar os seus serviços e visitar a sua clínica, através da partilha de informações relevantes, serviços disponíveis, produtos, novidades, dicas, feedbacks de clientes e outro tipo de informações nesses meios.

Conheça, em pormenor, todas as ferramentas que poderá utilizar para a sua clínica veterinária ser encontrada online.

3. Crie parcerias estratégicas

As parcerias, se escolhidas de forma estratégica, são uma excelente forma de dar a conhecer a sua clínica veterinária a um público segmentado, isto é, que já é cliente ou apoiante de outros serviços no mesmo setor ou mesmo complementares, como pet shops ou associações de defesa, proteção e treino de animais.

Ao ter este tipo de parceiros, poderá criar uma ligação em win-win, em que estes possam aconselhar e encaminhar potenciais clientes para a sua clínica veterinária e vice-versa.

Pode, ainda, e deve apadrinhar algumas destas instituições, assim como oferecer alguns serviços (como a castração ou desparasitação dos animais) ou descontos exclusivos na sua clínica para quem adotar animais, de modo a incentivá-los a fazê-lo.

Também poderá criar parcerias com Influencers (Influenciadores digitais) com gosto por animais, que já costumam partilhar, de forma orgânica, conteúdo relacionado com esta temática ou a cuidar dos seus próprios animais de estimação, para promover os seus serviços e produtos, através das suas próprias plataformas digitais.

4. Esteja presente em eventos

Existem várias feiras, congressos, workshops e eventos relacionados com a vida animal, por todo o país, como o Pet festival, onde muitas pessoas se deslocam, em família ou de modo mais profissional, para conhecer e conviver com alguns animais, sejam eles raças mais raras ou não.

Usualmente, nestas feiras, marcam também presença alguns fornecedores de produtos e serviços desta área, nomeadamente clínicas e hospitais veterinários, uma vez que traz bastantes benefícios e é uma forma direta de dar a conhecer os seus serviços e produtos a um maior tráfego de clientes altamente qualificado, sejam eles clientes particulares como outras empresas, para o estabelecimento parcerias;

5. Ofereça um conjunto de serviços adicionais

Uma clínica veterinária pode oferecer um conjunto de serviços aos animais, que englobam desde vacinação ou identificação de chips de animais até grandes cirurgias.

No entanto, sendo que as pessoas procuram, cada vez mais, um único local onde possam tratar de tudo o que seja relacionado com os seus animais, pode aproveitar para oferecer um conjunto de serviços ou produtos “extra”, entre os quais a existência de uma pet shop dentro da própria clínica ou serviços de passeio de cães e dog-sitting, cabeleireiro para cães e gatos, pet táxi ou mesmo serviço de entrega ao domicílio de alguns artigos.

Deve escolher oferecer aqueles que podem aportar mais valor à sua clínica e à vida dos seus clientes;

6. Forme as suas equipas para que disponibilizem um atendimento especializado

Um dos fatores de decisão na escolha de uma clínica veterinária por parte dos donos dos animais é o atendimento que os profissionais oferecem, principalmente aos seus patudos, mas também aos donos.

Neste tipo de atividade, é essencial investir em profissionais formados, não só em medicina veterinária, assistência veterinária e entre outras, como em profissionais com paixão e empatia pelos animais, capazes de oferecer um atendimento personalizado a cada tipo de animal e de necessidade;

7. Incentive clientes fidelizados a trazer novos clientes

Quem melhor do que os clientes satisfeitos com os serviços da clínica veterinária para a promover?

Pode aproveitar este facto para oferecer vantagens a esses seus clientes, através de campanhas de angariação de novos clientes, em que ambos recebem vantagens. Por exemplo, se um cliente fidelizado trouxer outro/os cliente/es para um serviço de desparasitação, cada um poderá ter como oferta outro tipo de serviço, como uma mini consulta de rotina ou outro tipo de serviço.

Este tipo de estratégia é uma forma de, não só atrair um maior número de clientes como impactar, positivamente, a satisfação dos atuais;

8. Utilize um Software de CRM, faturação e gestão eficiente

Não adianta atrair um grande número de clientes à sua clínica veterinária se não utiliza um bom sistema de CRM, faturação e contabilidade, adequado ao tipo de serviços e produtos comercializados, assim como ao fluxo de clientes e necessidades no negócio, que permita uma maior eficiência nos processos, aumento da faturação e maior satisfação dos clientes e colaboradores.

O Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos, de tudo o que necessita, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento. Experimente o plano de software de faturação que se adapta à sua clínica veterinária e saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

Complementarmente a estas dicas, importa referir que deve definir os KPI’s para cada uma das iniciativas, de forma a poder avaliar o impacto que cada uma trouxe para o seu negócio e o retorno face ao investimento que realizou (ROI).

Saiba, ainda, tudo o que precisa de ter em conta antes de abrir uma clínica veterinária em Portugal.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.