Barbearia - Como ser encontrada na Internet?

Blog / Cosmética, Estética e Cabeleireiros / Barbearia - Como ser encontrada na Internet?
Barbearia - Como ser encontrada na Internet?

Quando cria um negócio, um dos fatores onde deve investir é na promoção e comunicação do mesmo, com o objetivo de dar a conhecer o seu conceito, produtos ou serviços, assim como atrair mais facilmente o seu público-alvo. Se tem ou pretende abrir uma barbearia, um dos custos que deve considerar, quer numa fase de início de negócio, quer como custo fixo e de forma mensal, é o investimento em meios de comunicação.

Como pode fazer esta comunicação?

De forma geral, existem 2 tipos de meios onde pode investir para comunicar o seu negócio: os meios tradicionais (físicos) ou os meios digitais (online). Quando os meios tradicionais surgiram, trouxeram novas perspectivas para o público, oferecendo informações e destacando ideias inovadoras. No entanto, os meios de comunicação online foram criados com o objetivo de resolver outro tipo de necessidades, trazendo grandes vantagens que renovaram a maneira de fazer comunicação e marketing, entre as quais:

  • Rapidez e fácil adaptação;

  • Oportunidade de segmentar e personalizar as mensagens;

  • Superação das barreiras geográficas para comunicação, ampliando o território de atendimento ou as interações com os clientes;

  • Comunicação multilateral, numa dinâmica de “todos para todos”;

  • Fácil acompanhamento, através de métricas concretas sobre determinadas ações e comportamentos do consumidor;

  • Mais fácil acompanhamento das tendências do mercado.

Cada vez mais, existe um maior número de pessoas a aceder aos meios digitais e a pandemia, provocada pelo Covid-19, salientou e impulsionou a adoção desses mesmos meios, com o objetivo de trocar informações ou fazer compras mais facilmente, sem sair de casa.

A forma como os clientes procuram, comparam e decidem suas compras é, agora, feita online, tanto para produtos como para serviços. Por isso, as empresas devem entender a importância de comunicar com o público utilizando plataformas digitais e, para isso, é fundamental perceber qual é o poder de cada canal e ações em cada fase do funil de vendas.

Quais os canais online que pode utilizar para comunicar a sua barbearia online?

1. Website próprio ou Blog

    Independentemente do público-alvo que procura atingir, localização, tamanho do negócio ou se vende produtos ou serviços online, um website próprio é uma ferramenta com um impacto gigante, que poderá aproveitar em todos os outros canais, de forma a ser o ponto de aterragem dos clientes. Por exemplo, quando alguém pesquisa no Google por “barbearia”, se tiver um website bem otimizado, é muito provável que apareça nas primeiras posições.

    Através de um website, tem a oportunidade de mostrar aos seus clientes os serviços e produtos que tem disponíveis na sua barbearia, dar informações relevantes do espaço e disponibilizar todos os seus contactos, assim como conteúdo relevante para a área do negócio, que o faz ganhar uma maior autoridade a nível de posicionamento orgânico, isto é, SEO.

    É, ainda, útil colocar formulários que o cliente possa preencher para saber mais informações acerca dos seus serviços, pedir orçamentos ou fazer uma marcação direta, impulsionando as suas leads. Esses formulários são, também, uma forma aumentar e otimizar a sua base de dados, que pode utilizar para outro tipo de estratégias, nomeadamente, e-mail marketing ou investimento em tráfego pago.

    2. Google My Business

      O Google My Business é uma ferramenta gratuita do Google, que permite dar maior destaque aos negócios nos resultados de pesquisa do Google, através da criação de um perfil público, em que são preenchidos vários dados relevantes da empresa, como o nome, número de telemóvel e/ou e-mail (que facilitam o contacto direto por parte do utilizador), website (caso tenha), localização (um fator bastante relevante para negócios com presença física e que pode ser mostrada no Google Maps), produtos e/ou serviços disponíveis, horário de funcionamento e entre outros fatores.

      É possível, ainda, partilhar fotografias do espaço, adicionar ofertas e novidades, organizar eventos, o que torna o contacto com clientes e potenciais clientes mais fácil, direto e prático. Os clientes têm a possibilidade de avaliar o espaço e/ou serviço, através de um rating, assim como fazer algumas questões ou comentários de forma pública. Mais recentemente, até já é possível fazer marcações diretas no espaço, assim como aceder a várias estatísticas relevantes para melhoria de negócio, de forma gratuita.

      Devido a todas estas funcionalidades, esta ferramenta é considerada um dos canais de marketing mais importantes para negócios locais. Conheça todas as vantagens do Google My Business.

      3. Redes sociais

        Nos dias de hoje, é essencial criar uma presença forte nas redes sociais que sejam relevantes para o seu negócio, como o Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter ou TikTok, uma vez que cada rede social tem as suas especificidades e público-alvo associados.

        Assim, tendo em conta cada tipo de canal, deve criar um plano de conteúdos para as suas publicações, de forma a divulgar, de uma forma criativa e consistente, os serviços e produtos da sua barbearia. Por exemplo, o Instagram é uma excelente forma de divulgar imagens de “antes” e “depois” dos seus serviços, assim como mostrar todas as suas promoções ou novidades e interagir com os seus seguidores.

        Para que tenha mais sucesso, sugere-se que mantenha os seus perfis públicos, para ser encontrado facilmente e para que os clientes possam partilhar as suas publicações.

        Caso tenha um website ou blog, as redes sociais também são uma excelente forma de enviar tráfego para os mesmos. Procure saber mais sobre como desenvolver uma estratégia de marketing forte, através das redes sociais e crie as suas páginas de redes sociais.

        4. Plataformas de marcação serviços de beleza e estéticos

          Nos últimos anos têm vindo a ser criadas plataformas online onde é possível aceder a milhares de espaços de estética (cabeleireiros, barbearias, centros de massagens, pedicures e outros) e reservar online os serviços desejados.

          Assim sendo e considerando o seu tipo de negócio, é bastante relevante estar presente neste tipo de plataformas, onde pode atrair o seu público com mais facildade. Conheça algumas das plataformas onde se pode inscrever: Zappy, UALA, Booksy ou Simplybook.

          5. Websites e Blogs externos

            Existem vários websites e blogs que são acedidos todos os dias por milhares de pessoas e que partilham conteúdo de vários tipos de categorias, como novidades, ofertas, dicas ou, simplesmente, curiosidades.

            Uma das formas de atrair mais pessoas ao seu negócio, é aparecer nesse tipo de plataformas de relevância, trazendo maior credibilidade para o seu negócio e tráfego para o seu website ou blog oficiais, através de backlinks.

            Por exemplo, quando alguém pesquisa no Google por “Cortes de cabelo para 2022”, existem vários sites com esse tipo de conteúdo, alguns deles que aproveitam para dar, de forma complementar, sugestões de cabeleireiros ou barbearias onde os possam realizar. Assim, se fizer parcerias com alguns desses sites de conteúdo relevante para o seu negócio ou outro tipo de blogs, como a NiT, que escrevem sobre vários temas, é possível atrair mais pessoas para o website da sua barbearia.

            Este tipo de estratégia, é uma estratégia de SEO off page, bastante impactante nos resultados das empresas.

            6. Tráfego pago

              O tráfego pago engloba um conjunto de canais que dependem de investimento monetário para gerar resultados, isto é, os clientes aterram num website, loja ou landing page específica, por meio de anúncios publicitários, feitos em plataformas específicas para esse fim. O objetivo deste tipo de meios é impactar um segmento específico de clientes, com o objetivo de os levar mais facilmente à conversão, seja em compras ou outro tipo de leads, como visitas ao estabelecimento ou pedido de marcação, por exemplo.

              Entre as fontes de tráfego pago existentes hoje, a mais conhecida delas é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. No entanto, este tipo de canais só devem ser utilizados, de forma complementar, depois ter construir uma estrutura sólida nos canais orgânicos, assim como uma base de dados qualificada.

              Seja quais forem as estratégias que utilizar, deve garantir a omnicanalidade da sua comunicação, uniformizando e interligando a comunicação online e offline, de forma a melhorar a experiência do consumidor, através da criação de diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente. Desta maneira, o cliente pode fazer uma marcação na sua barbearia ou contactá-lo a qualquer momento e em diferentes plataformas, seja no site, nas redes sociais, por telefone ou no espaço físico, por exemplo.

              Achou o artigo interessante?

              Software de Faturação e POS
              30 Dias Gratuitos sem compromisso!

              Sobre o Vendus

              O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.