Como abrir uma Papelaria Online

Blog / Empresas / Como abrir uma Papelaria Online
Como abrir uma Papelaria Online

Quer tenha uma loja física ou simplesmente queira iniciar um negócio virtual, é possível vender artigos de papelaria online. De seguida, explicamos como abrir uma papelaria online e quais as principais vantagens deste tipo de negócio.

O que é uma Papelaria Online?

É um website onde pode vender artigos de papelaria de forma rápida e simples, apenas à distância de um clique. As páginas do site são a montra onde poderá listar todos os produtos que comercializa, com uma descrição e respetiva imagem. Utilizando um site ecommerce é possível realizar encomendas e agendar entregas em segundos.

Vantagens de ter Papelaria Online

A principal vantagem de uma papelaria online é chegar a um maior número de clientes, em diversos pontos do país e mesmo no estrangeiro. No fundo, tem uma loja aberta 24 horas, 7 dias por semana sem custos extra associados. Isto é especialmente conveniente para o cliente, pois, pode escolher os produtos e realizar as compras na hora e local que quiser.

A rapidez do processo de criação e funcionamento de uma papelaria online também é outra importante vantagem, assim como a redução de custos com instalações e colaboradores.

Passos para Abrir uma Papelaria Online

Ser bem-sucedido na criação de uma papelaria online implica estruturar um bom plano de negócio. Escolha de colaboradores e fornecedores e ações de marketing, também são fatores chave para ter a sua quota no mercado das papelarias. Estas são algumas áreas a que deve dar atenção para criar uma loja online de sucesso:

1. Planeamento

Provavelmente, este é o ponto mais importante! Investigue o mercado, procure a concorrência, estude os potenciais clientes, contacte futuros fornecedores e faça um plano completo que inclua todas as vertentes do negócio de forma clara, objetiva e percetível. No plano de negócios deve ser possível esquematizar qual a ideia do negócio, informação pormenorizada de vendas, estratégia de marketing, viabilidade económica e projeções de custos e lucros do negócio.

2. Plataforma Online

Este é o aspeto mais relevante a seguir ao planeamento. A plataforma e-commerce deve ser bem escolhida para ir de encontro às necessidades da papelaria. Pode optar por criar uma loja virtual de raiz ou utilizar plataformas existentes.

Por exemplo, o  Vendus Go! é um software grátis, simples e prático que lhe permite, em pouco tempo, configurar e ativar uma mini loja online, pronta a receber encomendas dos seus clientes.

3. Contabilidade

O regime de contabilidade que terá está dependente da forma jurídica que optar. Se optar por criar empresa, a melhor forma é recorrer a um Balcão de Empresa na Hora. Saiba mais como abrir uma empresa em Portugal, independentemente da área de negócio.

Também pode optar por abrir atividade como trabalhador independente. Encontre respostas para as principais questões sobre ser Empresário em Nome Individual

4. Marketing

Crie um plano robusto de marketing, adaptado à papelaria e ao público que pretende alcançar. Utilize ferramentas de marketing digital para divulgar a papelaria online e os produtos que comercializa. Opte por uma estratégia omnichannel, utilizando todos os canais de comunicação da papelaria de forma interligada e criando diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente.

Assim, o cliente pode ser atendido e/ou realizar uma compra a qualquer momento e em diferentes plataformas (site, redes sociais, sms, email, telefone, loja virtual, etc). Saiba como aplicar o omnichannel na sua papelaria online.

Como parte integrante do plano de marketing, crie uma presença nas principais redes sociais relevantes para a papelaria, assim como um plano de conteúdos para as suas publicações.

Divulgue, de uma forma criativa e consistente, os produtos que disponibiliza, mantendo um canal aberto de atendimento ao público. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing digital nas redes sociais.

5. Colaboradores

Escolher o profissional ideal para a sua empresa não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, mas é possível! Para além de avaliar as competências técnicas, é necessário analisar as tendências comportamentais dos candidatos.

Por exemplo, saber se o profissional combina com a cultura da empresa ou se tem facilidade em trabalhar em equipa, são alguns dos fatores determinantes para as empresas atuais. Conheça as melhores estratégias para recrutar os melhores colaboradores.

6. Fornecedores

Grande parte do sucesso de uma papelaria é ter material de qualidade a preços justos e acessíveis. Por isso, tem de contactar bons fornecedores, que disponibilizam diversos produtos de variadas marcas, essenciais para tornar a sua papelaria uma referência no mercado. Conheça os principais fornecedores de papelarias em Portugal.

7. Programa de Faturação

Para faturar bem e legalmente é importante que tenha um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades do negócio e que permita registar e controlar as vendas da papelaria em segundos. É o caso do Vendus - software de faturação online - que disponibiliza integrações com plataformas como Shopkit ou WooCommerce.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.