Como atrair clientes para a sua oficina automóvel

Blog / Empresas / Como atrair clientes para a sua oficina automóvel
Como atrair clientes para a sua oficina automóvel

Tem uma oficina automóvel e quer atrair mais clientes para o seu negócio e destacar-se da concorrência? Conheça as 10 dicas que reunimos para ajudar na angariação de novos clientes.

Um dos fatores-chave no sucesso de qualquer empresa é o investimento na comunicação e promoção da mesma, de forma a posicioná-la perante o mercado, dando a conhecer os seus produtos e/ou serviços e atraindo possíveis clientes.

No caso das oficinas mecânicas, uma vez que o mercado é bastante competitivo, é mesmo importante oferecer um conjunto de serviços únicos e de qualidade, comunicados através de uma estratégia de divulgação otimizada, tanto online como offline.

Saiba como atrair clientes à sua oficina mecânica, utilizando estas 10 dicas:

  • Crie um site próprio ou blog

Hoje em dia, para quem tem um negócio próprio, é extremamente relevante (e aconselhado) investir numa plataforma eletrónica, como um site, blog ou plataforma de e-commerce, como meio de partilha de conteúdo relacionado com o seu negócio, comunicação e/ou venda dos seus produtos e/ou serviços diretamente.

No caso das oficinas, pode ser excelente utilizar este tipo de plataformas para partilhar conteúdo relacionado com os serviços que oferece, vender produtos online ou mesmo conteúdo educativo, como por exemplo “como escolher os melhores pneus para o seu veículo?” ou “quais os tipos de serviços mais importantes a realizar?”. Estes conteúdos devem estar otimizados ao nível de SEO (Search Engine Optimization), de modo a impactar positivamente o tráfego qualificado para a sua plataforma, uma vez que aparecerá, mais facilmente, nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Pode-se dizer que o SEO é a melhor fonte de tráfego, uma vez que é rentável e gratuito para a empresa.

Este tipo de plataforma é, ainda, uma excelente oportunidade para recolher dados relevantes sobre os clientes, que poderá utilizar para definir outras estratégias de atração e/ou fidelização.

Crie uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

  • Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais, bem trabalhadas, podem ter um impacto gigante na atração de novos clientes para a sua oficina e, consequentemente, nas vendas, devido a todas as funcionalidades e alcance que proporcionam.

Através das redes sociais, é possível divulgar as informações da sua oficina automóvel, entre as quais os serviços que oferece, horários, pequenas curiosidades ou até algumas imagens de “antes” e “depois”, de serviços prestados.

Existem várias redes onde poderá estar presente, como o Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Pinterest, TikTok, Youtube, entre outras. Deve focar-se nas redes sociais que façam mais sentido, considerando os objetivos e conceito do seu negócio. Neste caso, uma vez que o seu negócio é uma oficina auto poderá ser mais eficaz estar presente no Facebook, Instagram e, por exemplo, no Youtube, através da partilha de vídeos exemplificativos de alguns serviços prestados na sua oficina.

Ainda assim, é essencial definir uma estratégia de dinamização consistente e adaptada a cada rede social, de modo a aproveitar todas as oportunidades que proporcionam, entre as quais o facto de facilitar a interação com os clientes, através de respostas às mensagens e comentários e outro tipo de ações, capazes de criar uma relação de confiança e credibilidade junto deles.

  • Crie uma conta no Google My Business

O Google é o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo, o que faz com que seja essencial aparecer nos primeiros resultados das pesquisas, incluindo no Google Maps.

Deste modo, para quem tem uma oficina, que utiliza um espaço físico, é fulcral criar uma propriedade no Google My Business, com a localização exata da oficina, quais os serviços oferecidos, contactos, morada, imagens, vídeos e outras informações relevantes.

Este meio é fundamental para que potenciais clientes encontrem o seu estabelecimento, de forma rápida e fácil neste motor de pesquisa, nomeadamente se for a oficina mecânica mais próxima. Atualmente, já é também possível marcar diretamente alguns serviços através desta ferramenta.

  • Utilize estratégias de e-mail e SMS marketing

No seu website ou blog pode disponibilizar formulários para recolha de dados, com o objetivo de os utilizar no envio de e-mails ou SMS com conteúdo personalizado sobre a sua oficina, serviços e produtos, de acordo com as preferências demonstradas por cada um dos clientes, como vídeos exemplificativos, artigos, novidades, promoções ou outras informações relevantes.

  • Invista em publicidade paga

Se já tiver um website ou blog bem trabalhado ao nível de SEO para a sua oficina mecânica, poderá fazer sentido investir em publicidade paga no Google, Instagram ou Facebooks Ads, utilizando audiências qualificadas e definindo objetivos e métricas de sucesso, para atrair aquelas pessoas que pesquisam pelo seu tipo de serviços e/ ou produtos.

Este tipo de meio fará com que possíveis clientes sejam impactados por uma campanha publicitária da sua oficina, ficando mais suscetíveis a visitar e comprar os seus serviços, através do seu website ou plataforma online, uma vez que são diretamente encaminhados para conteúdos específicos, relacionados com a sua pesquisa.

  • Trabalhe com influencers

Pode ser relevante para a sua oficina criar parcerias estratégicas com alguns influenciadores digitais. Este tipo de parceiros podem partilhar conteúdo nas redes sociais a testemunhar a qualidade dos seus serviços ou produtos, com fotografias ou vídeos, que mostram os resultados dos seus veículos depois de serem reparados, no pós-serviço ou feedback relativo ao atendimento ao cliente, timings esperados, preços e tipo de serviços disponibilizados.

Uma vez que toda a população, em geral, tem um veículo próprio e que nem toda tem acesso a meios digitais, poderá fazer sentido complementar as suas estratégias de divulgação por canais digitais, através de meios tradicionais (offline).

  • Invista no espaço físico da oficina

A imagem visual de qualquer espaço é algo que pode impactar bastante, uma vez que as pessoas são sensíveis ao aspecto físico, nomeadamente, dos pontos de venda dos negócios.

Neste caso, uma vez que as oficinas são espaços técnicos de reparação de vários tipos de veículos, o cliente está mais suscetível a confiar ou desconfiar do nível de profissionalismo e qualidade do serviço, consoante o aspeto do espaço.

Assim, é essencial garantir que o espaço da sua oficina é clean, limpo, organizado e que, idealmente, ofereça um local sossegado e seguro, onde os clientes possam esperar, enquanto os seus veículos estão a ser reparados.

  • Esteja presente na rádio e TV

Tanto a rádio como a TV podem ter um papel relevante na promoção da sua oficina, uma vez que são meios utilizados diariamente por grande parte da população.

No que toca à rádio, normalmente, esta é escutada durante viagens em veículos próprios, em que as pessoas podem necessitar de alguma urgência ou, simplesmente, estarem mais despertos para este tipo de serviços.

Desta forma, principalmente para oficinas auto locais, poderá fazer sentido divulgar os seus serviços, novidades ou promoções em estações de rádio da zona de atuação da sua oficina.

Relativamente à TV, faz sentido investir, por exemplo, em canais relacionados com carros ou outro tipo de conteúdo automóvel.

  • Participe e/ ou patrocine eventos

Existem vários eventos relacionados com veículos, quer a nível mundial como a nível local. Tendo em conta os serviços disponibilizados pela sua oficina mecânica, poderá fazer sentido marcar presença ou, até, patrocinar alguns eventos relacionados com a sua área de atividade.

Por exemplo, existem algumas feiras de automóveis vintage/clássicos e, imaginando que a sua oficina disponibiliza algumas peças exclusivas para reparação deste tipo de veículos ou profissionais especializados neste tipo de reparações / transformações, faria todo o sentido estar presente no evento, com o intuito de dar a conhecer os seus serviços e produtos e, automaticamente, atrair mais público qualificado.

  • Aplique algumas estratégias promocionais

Por norma, os serviços mecânicos são dispendiosos, o que faz com que muitas pessoas acabem por adiar as reparações, correndo o risco de ter repercussões negativas.

Para combater este facto, pode fazer sentido realizar algumas promoções exclusivas, de forma a atrair novos clientes, reconquistar antigos e mantê-los fidelizados à sua oficina.

Podem ser realizadas vários tipos de ações promocionais, tendo em conta o tipo de serviços que oferece e o público-alvo que pretende impactar, entre as quais:

  • existência de packs de serviços complementares;

  • promoções em serviços mais procurados;

  • campanhas promocionais sazonais (como no Natal e Black Friday ou, até, desconto de aniversário);

  • descontos por trazer um amigo, que utilize um serviço de valor acima de x euros;

  • parcerias com fornecedores de produtos complementares em que, caso gaste mais de x euros na sua oficina, tem direito a um serviço ou produto específico desse fornecedor;

  • oferta de cupões de desconto numa próxima visita à oficina;

  • cartão de cliente, que registe todas as informações do seu cliente, para que o mesmo tenha direito a um plano periódico de manutenções e reparações, por um valor bastante mais acessível e de acordo com as suas necessidades.

Não basta seguir estas dicas para atrair clientes à sua oficina se não tiver um software capaz de gerir todos esses fluxos e dados de clientes, de forma eficiente. O Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, que permite registar e controlar as vendas da sua oficina automóvel, de forma simplificada e automatizada. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.