Como funciona um sistema POS e quais as principais vantagens?

Blog / POS - Ponto de Venda / Como funciona um sistema POS e quais as principais vantagens?
Como funciona um sistema POS e quais as principais vantagens?

Saiba o que é um POS, como funciona e quais as principais vantagens de utilizar este equipamento no seu negócio!

O que é um POS e como funciona?

POS (Point of Sale) é o local onde o cliente paga as suas compras, mas não só! Certamente que se recorda das caixas registadoras que disponibilizavam tarefas básicas de faturação e pagamento. O POS é a evolução natural deste equipamento, pois, para além de faturar, também permite gerir de forma mais eficiente o seu negócio.

O funcionamento de um POS é relativamente simples: o artigo escolhido pelo cliente é processado no ponto de venda e, de seguida, é realizado o pagamento em cartão ou numerário. Saiba como escolher o melhor POS para o seu negócio!

Um POS permite a integração com diversos equipamentos, nomeadamente, gaveta, leitor de código de barras, terminal POS (TPA) para efetuar pagamentos e software na cloud como o Vendus, programa de faturação que regista e controla as suas vendas em segundos!

Quais as principais vantagens do POS?

São inúmeras as vantagens de utilização de um sistema POS no seu negócio. Não só no momento da venda em si, como na gestão em backoffice de tudo o que tem a ver com o negócio. Estas são as principais vantagens da utilização de um Point of Sale (POS):

Maior controlo do negócio

Um sistema POS permite gerir facilmente o seu negócio, mesmo que não esteja a trabalhar diretamente no ponto de venda, pois pode sempre utilizar as ferramentas de gestão em backoffice. Assim, é possível acompanhar remotamente tudo o que se passa em cada um dos pontos de venda e tomar decisões de acordo com a informação.

Melhor comunicação e rentabilização de tempo

Ao utilizar um POS, registar as compras torna-se extremamente simples e rápido. Como o processo é automatizado, existe uma menor probabilidade de erros causados pelos colaboradores e mais tempo para atendimento personalizado ao cliente.

Maior controlo de stocks

É possível ter uma noção real do stock quando se utiliza um ponto de venda. Desta forma é simples acompanhar a disponibilidade dos produtos, garantindo a sua correta reposição. O sistema também permite controlar os níveis de stock e eventuais variações de stock, assim como registos dos métodos de pagamento (cartão débito/crédito, dinheiro, etc).

Complementos para POS

Já mencionamos que o POS é compatível com a utilização de diversos equipamentos. Estes são os mais relevantes para as diferentes áreas de negócio:

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.