Conheça 5 Franchisings de Lavandarias self-service em Portugal

Blog / Empresas / Conheça 5 Franchisings de Lavandarias self-service em Portugal
Conheça 5 Franchisings de Lavandarias self-service em Portugal

Pretende abrir uma lavandaria e engomadoria, mas não sabe por onde começar ou que modelo de negócio seguir? Conheça 5 franchisings de lavandaria - em Portugal aos quais se pode associar!

Se tem  sonho e/ou a vontade de abrir um negócio no setor de lavandaria e engomadoria, deve começar por analisar todos os passos necessários para abrir uma lavandaria e engomadoria.

Desvendamos um dos primeiros passos: decidir se pretende abrir uma lavandaria por conta própria ou associada a um franchising de lavandaria.

O regime de franchising é um modelo de negócio, em que uma empresa com um conceito já estabelecido, disponibiliza o direito de utilizar a sua marca (produtos, serviços e modelo de gestão), a troco de uma contrapartida financeira (como direitos de entrada ou royalties).

Esta decisão está dependente de um conjunto de fatores, que variam de acordo com os seus objetivos de negócio, uma vez que poderá trazer-lhe diferentes vantagens, mas também desvantagens.

O Franchisado (quem adquire o franchising) poderá assim usufruir do conhecimento, experiência, parcerias com fornecedores, planos de comunicação e marketing, melhores preços, bem como do posicionamento da marca. Por outro lado, deverá seguir algumas regras estabelecidas pelo Franchisador (dono do franchising), o que lhe pode retirar alguma liberdade e, como explicámos, também tem custos extra associados às contrapartidas financeiras de estar associado.

Não sabe se é a melhor decisão para começar o seu negócio?

Descubra 5 franchisings de lavandaria e engomadoria em Portugal!

Bloomest Smart Laundry

Criada em Itália, a Bloomest é líder italiana em franchising de lavandaria self-service. No entanto, está também presente em Espanha e, mais recentemente, em território português com algumas lojas franchisadas.

O que a faz distinguir de outros franchisings de lavandarias e engomadorias é o facto da sua tecnologia permitir gerir a lavandaria confortavelmente à distância, a partir de ferramentas digitais de gestão e de marketing, onde poderá gerir até 24 máquinas, ajustar os preços e visualizar as estatísticas relacionadas a cada máquina, ativar alarmes e contactar diretamente técnicos em caso de necessidade de solucionar eventuais falhas ou mesmo criar notificações push e e-mail.

Desta forma, os franchisados Bloomest têm a possibilidade de gerir, com total autonomia, o espaço, sem necessidade de se dedicarem exclusivamente a esta atividade, embora a loja permaneça aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para saber qual o investimento exato necessário, deve contactar diretamente a Bloomest, embora informem diretamente que este valor dependerá do tamanho do espaço e da quantidade de máquinas necessárias.

Em contrapartida, a Bloomest ajuda-o a realizar o seu plano de negócios, oferece cursos de especialização e atualização no seu ponto de venda e garante o apoio a nível burocrático, a curto e a longo prazo, em todas as fases do projeto. A marca garante, ainda, a recuperação do investimento em cerca de 3 anos e entre 40-50% de lucros antes dos impostos.

Mr Jeff

Mr. Jeff foi fundado em Espanha, em 2015, com o intuito de simplificar os serviços tradicionais de lavandaria, através de tecnologia integrada nos processos operacionais, tornando este serviço mais acessível a todos. Apenas dois anos mais tarde, lançou um modelo de franchising, com vista a expandir-se mundialmente, sendo que abriu a sua primeira loja franchising no México.

Hoje em dia, Mr Jeff tem mais de 2.400 lojas vendidas, espalhadas por mais de 40 países em 4 continentes, totalizando milhões de euros em vendas, o que dá uma perspetiva de crescimento positiva para o futuro, mostrando que pode ser um conceito de negócio escalável.

O preço de abertura de um franchising de lavandaria Mr Jeff é de, aproximadamente, 23.000 euros, que inclui o suporte por parte de uma equipa especializada e um layout do espaço pré-definido, que garante um fluxo de trabalho eficiente. Adicionalmente, os franchisados terão acesso direto à Jeff Academy, uma plataforma de formação online, onde poderá aprender tudo sobre como montar e administrar a sua lavandaria.

5àsec

De certeza que já viu alguma lavandaria 5àsec perto da sua zona de residência, não? As lavandarias 5àsec surgiram em 1968, baseadas num conceito inovador de prestação de serviços de limpeza a seco e lavandaria acessível a todos. O grande fator de diferenciação é o facto de apresentar uma tabela de preços simples, com apenas 5 preços (daí o “5” de 5àsec) e uma entrega rápida dos artigos.

Nos últmos anos foi adaptando a sua oferta comercial à procura do consumidor, acabando por desenvolver bastante o seu conceito e expandir-se para todo o território francês. Depois disso, acabou por crescer também internacionalmente, a partir da abertura de lojas próprias e de lojas franchisings.

Atualmente, o Grupo está presente em 5 Continentes, 31 Países e com 1800 Lojas. Segundo os dados partilhados, atendem, em média, 114.000 clientes por dia e tratam de 285.000 peças de roupa por dia.

A 5àsec está também bastante focada em minimizar o seu impacto no meio ambiente. através de um criterioso método de escolha de fornecedores, equipamentos, programas e materiais.

Estima-se que um franchisado tenha de realizar um investimento total de, em média, 85.000 euros.

Wash and Go

Procura criar uma lavandaria self-service? A Wash and Go é um conceito de lavandaria self-service, onde os cliente podem fazer as suas próprias lavagens todos os dias da semana, incluindo feriados.

Esta lavandaria centra a sua oferta em 3 diferentes serviços: lavar (através de máquinas de lavar com capacidade de 7 a 16 Kg), secar (com máquinas de secar com capacidade de 15 a 25 Kg) e engomar (incluíndo todo o tipo de roupa, a partir de um serviço rápido, de qualidade e a preços competitivos).

Esta empresa oferece a possibilidade de se tornar franchisado a partir de um investimento de 14.959 euros + IVA. Só precisa de escolher um local com cerca de 30 m2 e a Wash and Go trata da montagem da loja em cerca de um mês.

Mega Wash - Lavandarias Self-Service

O projeto Mega Wash – Lavandarias Self-Service surgiu em 2017 com a vontade de oferecer um serviço de excelência na área da lavandaria self-service.

Para isso, garantem a melhor solução para a lavagem e secagem da roupa, através de equipamentos tecnologicamente evoluídos, detergentes de elevada qualidade e eficácia, programas de lavagem e secagem mais rápidos, soluções energeticamente eficientes e “amigas do ambiente”.

Já nas lojas, investem em espaços confortáveis e funcionais, com uma imagem moderna e atrativa.

Quem pretender tornar-se franchisado Mega Wash terá acesso a um apoio integral na gestão do projeto, desde o aconselhamento na escolha do local, passando pelo processo de abertura da empresa e da loja até ao apoio constante durante o funcionamento do franchising.

 

O que achou destes franchising de lavandaria? Pretende associar-se a algum ou criar a sua lavandaria por contra própria? Seja qual for a sua decisão, conheça algumas estratégias de marketing para a sua lavandaria e como pode aumentar as vendas da sua lavandaria.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.