3 Datas importantes em Setembro para ENI e Trabalhadores Independentes

Blog / Obrigações Fiscais / 3 Datas importantes em Setembro para ENI e Trabalhadores Independentes
3 Datas importantes em Setembro para ENI e Trabalhadores Independentes

Para um trabalhador independente ou ENI é fundamental saber quais as obrigações fiscais que tem de cumprir e pagar dentro dos prazos estabelecidos pela Autoridade Tributária. Por isso, compilamos as principais datas do mês de setembro para que esteja sempre atualizado!

12 de Setembro

Se emitiu faturas recibo durante o mês de agosto sujeitas a IVA, tem de comunicar os elementos desses documentos na plataforma E-Faturas.

20 de Setembro

Como as contribuições para a Segurança Social devem ser pagas todos os meses, existe uma probabilidade baixa de se esquecer, mas de qualquer forma, lembramos que entre o dia 10 e o dia 20 de setembro, tem de entregar o valor apurado na última declaração trimestral entregue.  Saiba como aceder à Segurança Social Direta para entregar a declaração trimestral e proceder aos pagamentos mensais.

Se tem rendimentos anuais acima dos 12.500 euros e não está enquadrado em nenhum regime de isenção, tem de entregar IVA. Se ultrapassar os 650 mil euros, tem de entregar e liquidar a Declaração Periódica de IVA e respetivos anexos, relativamente ao mês de agosto. Se os valores que recebe ficam aquém desse valor, apenas tem de entregar o IVA trimestralmente. Saiba como preencher a Declaração Periódica de IVA.

Se presta serviços  a sujeitos passivos com sede noutro Estado-membro ou transmissões intracomunitárias de bens, tem de entregar a Declaração Recapitulativa de IVA até ao dia 20 de setembro. Saiba como preencher corretamente a Declaração recapitulativa de IVA.

30 de Setembro

Se não faz retenção na fonte dos recibos que emite, tem de efetuar pagamentos por conta ao longo do ano. Até ao dia 30 de setembro tem lugar o 2.º pagamento. Os trabalhadores independentes podem não realizar o pagamento por conta, caso não obtenham rendimentos de categoria B ou o valor que receberem for igual ou superior ao IRS a favor do Estado. Contrariamente à retenção na fonte, todos os pagamentos por conta realizados pelos trabalhadores independentes têm de ser inseridos manualmente na declaração de IRS (quadro 6 do anexo B). Saiba mais sobre o pagamento por conta.

Até ao dia 30 de setembro deve liquidar o imposto único de circulação (IUC), relativo aos veículos cujo aniversário ocorra durante esse mês. O pagamento pode ser realizado por transmissão eletrónica de dados ou numa tesouraria das finanças (no caso de pessoas singulares).

Conheça o calendário fiscal anual dos trabalhadores independentes.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 4.99€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.