Desmaterialização da Faturação: já implementou na sua empresa?

Blog / Faturação / Desmaterialização da Faturação: já implementou na sua empresa?
Desmaterialização da Faturação: já implementou na sua empresa?

A desmaterialização das faturas é mais um passo para o futuro das empresas. Esta medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), incentivada pelo Governo Português, traz vantagens para as empresas e contribui para a diminuição da pegada ecológica.

Para que esteja dentro do assunto, explicamos o que é a desmaterialização da fatura, quais as principais vantagens e como implementar no seu negócio!

O que é a Desmaterialização da Faturação?

Essencialmente, a desmaterialização da fatura é a utilização da fatura de forma digital, em vez da sua impressão em papel. O objetivo final é que as empresas possam assinar as faturas e enviar por email para os clientes, de forma segura e simples, sem necessidade de documentação física. Conheça as novas regras e os novos prazos da Faturação Eletrónica.

Assim, o Governo Português tem promovido algumas ações, para o cidadão comum e para as PME (pequenas e médias empresas), para tornar este processo de desmaterialização mais rápido e eficiente, como a assinatura eletrónica qualificada, através do Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) e da utilização da Morada Única Digital. Saiba como obter a Assinatura Digital Qualificada.

Quais as vantagens da desmaterialização da faturação para as empresas?

Deixar de imprimir as faturas e outros documentos fiscais em papel não é só um avanço ecológico, também agiliza processos internos e de apoio ao cliente e promove a digitalização do seu negócio. Conheça os principais benefícios da desmaterialização das faturas:

  • Inexistência ou redução de custos de impressão;
  • Poupança de espaço, pois, não há necessidade de um arquivo físico;
  • Otimização de processos e uniformização de procedimentos;
  • Diminuição de erros de processamento;
  • Registo automático da informação das faturas;
  • Rapidez na comunicação com clientes e fornecedores;
  • Acesso quase imediato e a partir de qualquer localização;
  • Aumento da produtividade com a eliminação de tarefas manuais e a redução dos erros humanos;
  • Acelera a transição para uma economia sem papel e para uma empresa mais digital.

Como iniciar a desmaterialização da faturação na sua empresa?

A transformação digital, acompanhada de uma preocupação ecológica, veio para ficar, por isso, não fique para trás na inovação da sua empresa e crie um plano para implementar a desmaterialização da faturação do seu negócio!

Software de Faturação Vendus

Pode começar internamente, reestruturando processos e procedimentos dentro da sua empresa, promovendo políticas ecológicas e contribuindo de forma prática para a diminuição da utilização de papel, por exemplo. Mas não está sozinho no seu negócio! Pode contar com o Vendus, software de faturação online certificado, simples e intuitivo.

Com o Vendus é possível registar online compras ou pedidos e emitir faturas eletrónicas com envio direto por email para o cliente. E como este software de faturação está sempre a par das obrigações legais e fiscais, o QR Code e o ATCUD já foram implementados nos documentos dentro dos prazos estipulados pela Autoridade Tributária e sem quaisquer custos adicionais.

Para além disso, pode gerir melhor o seu negócio utilizando a gestão de compras, gestão de stock e os relatórios de performance e de contabilidade do Vendus. Conheça todas as vantagens do Vendus para a sua empresa, compare os diversos planos disponíveis!

Programa de Incentivos do Governo Português

Para apoiar a digitalização do seu negócio, também estão disponíveis incentivos para a transição digital das empresas, como o Sistema de Incentivos Empresas 4.0 e o Programa de Desmaterialização da Faturação, promovidos pelo Governo Português.

O Sistema de Incentivos Empresas 4.0 (Componente 16 do PRR), definido pela Portaria n.º 135-A/2022, contempla um conjunto de medidas de apoio financeiro à modernização das empresas, especificamente para:

  • desmaterializar fluxo de trabalho;
  • mitigar défices de competências na utilização das tecnologias digitais;
  • incorporar ferramentas e metodologias de teletrabalho;
  • criar novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços;
  • promover a adoção de uma cultura de experimentação e inovação;
  • reforçar o ecossistema de empreendedorismo nacional;
  • incorporar tecnologias disruptivas nas propostas de valor das empresas.

No âmbito deste sistema de incentivos, o Governo disponibiliza 100M para o programa de Catalisação da Transição Digital das Empresas, que está dividido em 3 programas que visam a redução do papel nos negócios e estimulam o desenvolvimento de novos produtos e serviços tecnológicos:

  1. Digital Innovation Hubs - estruturas que centralizam um conjunto de serviços de apoio à transição digital das empresas;

  2. Desmaterialização da Faturação - automatiza o processo de implementação da assinatura digital qualificada para a emissão de faturas através do Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) da AMA;

  3. Selos de Certificações de Cibersegurança, Privacidade, Usabilidade e Sustentabilidade (investimento em quatro novas plataformas de certificação).

Especificamente para a desmaterialização das faturas estão previstos os seguintes recursos:

  • Robustecimento e massificação da Plataforma de suporte ao Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas;
  • Implementação de plataforma de suporte ao envio de faturas por email;
  • Mecanismos de comunicação, promoção e divulgação tendo em vista a transformação digital da economia no processo de faturação;
  • Equipa de gestão e monitorização.

Agora que já conhece os apoios a que pode recorrer para digitalizar a sua empresa e caminhar rumo à inovação digital, pode apresentar a sua candidatura PRR no site Recuperar Portugal e seguir os passos propostos.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.