Lojas de Roupa: 8 dicas para ter um negócio lucrativo!

Blog / Empresas / Lojas de Roupa: 8 dicas para ter um negócio lucrativo!
Lojas de Roupa: 8 dicas para ter um negócio lucrativo!

Abrir uma loja de roupa pode ser uma excelente ideia de negócio! Apenas é necessário prestar atenção a alguns pontos antes de iniciar, por isso deixamos algumas dicas para abrir a sua loja de forma rápida e pronta para o sucesso!

1. Defina o tipo e nome da Loja de Roupa

Comece por escolher que tipo de loja pretende abrir: loja de roupa feminina, loja de roupa masculina, loja de roupa de bebé ou até loja de roupa em segunda mão. Este passo vai ajudar a criar a identidade única da loja de roupa e também a formar uma estratégia de negócio.

Escolher nomes de lojas de roupa pode ser um processo demorado, mas é fundamental para que os clientes percebam que tipo de loja se trata. Pense num nome adequado e apelativo para a sua nova loja de roupa. Algo que fique na mente e que exemplifique o que pretende vender. Por exemplo, Pequenada - loja de roupa infantil.

Também é importante identificar e conhecer bem o público alvo - os clientes - para saber quais as suas necessidades e oferecer roupas específicas que as satisfaçam. Não foque apenas nas tendências do mercado, mas opte pela diferenciação de produtos, apelando a uma determinada categoria. Por exemplo, uma loja de roupas de bebé, loja de roupas infantil ou uma loja de roupa feminina.

2. Crie um Plano de Negócios

Planear abrir a sua loja de roupa implica fazer um plano de negócios ajustado à sua realidade. Pesquise o mercado e a concorrência e trace um plano financeiro que contemple o valor que tem de investir, quanto tempo precisa para recuperar esse valor e o lucro que poderá ter com a sua loja de roupa.

Para questões financeiras e fiscais considere a contratação de um contabilista. Assegura, assim, que cumpre todas as obrigações fiscais e legais existentes. Saiba como fazer um plano de negócios claro e objetivo.

3. Procure Investimento

O valor a investir na sua loja de roupa, contemplado no plano de negócios, varia, de acordo com a dimensão do espaço, possíveis obras a realizar no mesmo, montagem da loja e aquisição de produtos.

Muitas vezes, os empresários dispõem de financiamento próprio, no entanto, por vezes, é necessário recorrer a empréstimos ou financiadores. Consulte bem os sistemas de financiamento bancários e/ou propostas de financiadores e opte pelos que apresentam maior vantagem. Já conhece os apoios à criação do próprio emprego?

4. Escolha bem a Localização da Loja de Roupa

A escolha da localização da loja é de extrema importância. Uma loja de roupa de fácil acesso, com uma área adequada e estacionamento próximo, está bem lançada para receber os seus clientes. Considere os seguintes pontos ao escolher o local da loja de roupa que pretende abrir:

  • Preço de arrendamento de acordo com o orçamento estipulado;
  • Condições de higiene e de segurança dentro dos padrões legais;
  • Infraestrutura existente – luz, água, telefone, internet;
  • Estacionamento próprio ou nas proximidades (preferencialmente gratuito) e rede de transportes públicos nas imediações;
  • Dê preferência a lojas ao nível da rua, para maior visibilidade;
  • Nos shoppings, escolha lojas junto à entrada principal, às escadas rolantes ou à praça de alimentação.

    Pode ainda aventurar-se no mundo online e vender os produtos da sua loja de roupa como complemento a um local físico. Pode optar pelo Vendus Go!, software gratuito que ajuda a criar e configurar uma loja online rapidamente e sem custos associados. Seguindo apenas alguns passos, pode implementar uma loja online para o seu negócio de roupa e receber encomendas dos seus clientes, tanto para levantamento no estabelecimento, como para a entrega ao domicílio.

      5. Contacte Fornecedores

      É essencial encontrar fornecedores de roupa para revenda com produtos de qualidade que vão de encontro às necessidades do tipo de clientes pretendidos. Estes fornecedores de roupa para lojas devem ser credíveis e capazes de cumprir com os pedidos feitos.

      Escolha gamas de roupas que possibilitem uma margem de lucro confortável. Para além dos grandes armazéns de revenda de roupas, é possível encontrar marcas online, por exemplo:

      6. Contrate Profissionais Qualificados

      Profissionais competentes, com gosto pela moda, são uma mais-valia para uma loja bem sucedida! Estas são algumas das características que deve procurar nos profissionais a contratar:

      • Boa comunicação interpessoal;
      • Bom atendimento ao cliente;
      • Poder de negociação;
      • Capacidade de escutar;
      • Agilidade e capacidade organizativa.

      Se tiver dúvidas como e que tipo de pessoal deve contratar consulte as nossas estratégias para recrutar os melhores profissionais para o seu negócio.

      7. Escolha um Programa de Faturação

      É de extrema importância que tenha um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades da loja de roupa e que permita registar e controlar as suas vendas em segundos. É o caso do Vendus - software de faturação online - simples, intuitivo e bem-sucedido no mercado. Funciona em Windows, Mac, Linux, Android, IOS, no portátil, telemóvel e tablet:

      • Rápido e sem instalação necessária;
      • Pagamento mensal ou anual de baixo custo;
      • Gestão de tamanhos e cores;
      • Gestão de stock;
      • Apresentação de estatísticas e relatórios;
      • Compatível com impressoras de talões e impressoras A4;
      • Atualizações gratuitas;
      • Integrações com plataformas como Shopkit, WooCommerce ou Loja CTT;
      • Suporte por telefone, email e chat.

      Pode experimentar gratuitamente durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

      8. Elabore uma Estratégia de Marketing

      Crie um plano de marketing adaptado à loja de roupa e ao público que pretende alcançar. Utilize ferramentas de marketing digital para divulgar os produtos que comercializa. Como parte integrante do plano de marketing, crie uma presença nas principais redes sociais relevantes para a loja de roupa, assim como um plano de conteúdos para as suas publicações.

      Divulgue, de uma forma criativa e consistente, os produtos que disponibiliza, mantendo um canal aberto de atendimento ao público. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing digital nas redes sociais.

        Achou o artigo interessante?

        Software de Faturação e POS
        30 Dias Gratuitos sem compromisso!

        Sobre o Vendus

        O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.