Como contratar em tempos de pandemia

Blog / Empresas / Como contratar em tempos de pandemia
Como contratar em tempos de pandemia

A forma como as empresas trabalham atualmente mudou devido ao COVID-19, que acelerou a transformação digital e promoveu o teletrabalho. E, embora alguns negócios estejam a passar por dificuldades, muitos outros prosperam e continuam a contratar. O processo de contratação pode ter mudado, por isso, sugerimos algumas dicas para contratar mesmo em tempos de pandemia!

Dicas para Contratar

A pandemia  do novo coronavírus veio acelerar algumas tendências que já estavam em curso, como teletrabalho, reuniões por videoconferência (Zoom, Microsoft Teams, etc), ecommerce ou formação à distância. Por isso, a contratação de novos colaboradores também tem de ser ajustada à nova realidade empresarial. Estas são algumas sugestões para contratar os melhores profissionais, recorrendo a processos seletivos eficientes:

1. Defina bem as competências

Basicamente, defina com clareza o que procura para a vaga que está a disponibilizar. Quanto mais objetivo for, mais fácil vai ser encontrar os profissionais que encaixam na necessidade da empresa. Deixe claro exatamente o perfil que procura no anúncio de emprego, desta forma existe uma maior probabilidade de receber apenas propostas adequadas.

Para além das competências técnicas, defina também as skills comportamentais, como boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipa e à distância, boa gestão de tempo e a capacidade de dar e receber fedback, entre outras. O ideal é construir um perfil que combine as hard e as soft skills; certamente não quer ter um profissional excelente em termos de formação, mas que não seja responsável ou atencioso.

Provavelmente vai chegar à conclusão que o melhor currículo não é tudo; características pessoais como adaptabilidade, maturidade e capacidade de lidar convenientemente com o stress e a frustração, são essenciais nos colaboradores atuais.

2. Publicite nos locais certos

Como já referimos, lembre-se de criar um anúncio de emprego claro, que defina exatamente as funções e skills que pretende. Quanto mais exato for o anúncio, mais respostas realmente interessantes vai receber, o que facilita o processo de análise de candidaturas.

De seguida anuncie a proposta de emprego em job boards, frequentemente visitados por profissionais à procura de um novo emprego. Estes são alguns exemplos:

Insira também a proposta de emprego no site e nas páginas das redes sociais da empresa, como Linkedin, Facebook, Twitter e Instagram. Os seguidores das páginas podem partilhar com amigos e seguidores, sendo uma forma de divulgar a proposta de emprego sem grande esforço.

3. Analise bem os currículos

Observe atentamente os currículos que receber. Verifique se correspondem ao perfil que traçou, mesmo antes de entrevistar por telefone ou videochamada. Não vale a pena passar à fase de entrevista candidatos que não correspondem à maioria das características do perfil. Na dúvida, crie uma "pilha" de currículos que poderá voltar a consultar, caso não encontre o candidato certo.

Mas, não fique apenas pelo currículo, procure analisar o profissional online, através do Google ou nas redes sociais, como Linkedin e Facebook. Tente perceber, pelos seus perfis, se se adaptam aos valores da empresa.

4. Faça a entrevista por videoconferência

Deixamos algumas dicas que podem ajudar durante a entrevista à distância:

  • Prepare o candidato antecipadamente, enviando um email com os requisitos necessários para realizar a entrevista (horário e duração, plataforma que vai ser utilizada, etc);
  • Reserve um local calmo, privado e elimine as distrações;
  • Teste o equipamento que vai utilizar antes da entrevista;
  • Certifique-se que conhece bem o currículo do candidato e prepare perguntas pertinentes para a posição disponível;
  • Prime pela pontualidade e cumpra com o tempo que definiu no email que enviou ao candidato;
  • Quebre o gelo, com um sorriso genuíno ou brincadeira e perguntas não relacionadas com a entrevista de emprego;
  • Converse sobre experiências anteriores, para perceber como lida com problemas, trabalho de equipa, etc;
  • Procure falar pouco e dar oportunidade ao candidato de partilhar o seu pensar e a sua opinião;
  • Observe o comportamento do candidato, mesmo à distância é possível perceber comportamentos.

5. Avalie o candidato

No final da entrevista faça uma rápida avaliação, não só de como correu e se o perfil do candidato reflete a procura da empresa, mas também se o candidato tem condições reais de trabalhar de forma remota (mesmo que seja de forma temporária devido à pandemia). Avalie também a capacidade de gestão de tempo, de domínio de ferramentas de trabalho remoto, autonomia e proatividade.

Como pode verificar, é possível contratar mesmo no meio de uma crise devido à pandemia. Siga as nossas dicas e encontre os melhores profissionais para a sua empresa!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.