6 Dicas para montar uma Padaria com pouco dinheiro

Blog / Empresas / 6 Dicas para montar uma Padaria com pouco dinheiro
6 Dicas para montar uma Padaria com pouco dinheiro

Abrir uma padaria pode ser uma excelente ideia de negócio, mesmo que não tenha muito dinheiro para investir. Fazer decisões acertadas e optar por soluções que poupam uns euros são aspetos fundamentais para ser bem-sucedido. Consulte as nossas dicas para montar uma padaria com pouco dinheiro!

1. Pesquise o Mercado

Estudar o local onde vai implementar a padaria é fundamental para abrir uma padaria, especialmente se tem um orçamento reduzido. Compreender as principais características da cidade ou da zona onde pretende instalar a padaria ajudam a perceber o melhor sítio para se instalar. Não se esqueça de analisar a concorrência, visite as padarias que ficam mais próximas da área que está pensar criar a sua. Prove os seus artigos, observe o fluxo de pessoas, os seus horários e o que compram com mais frequência.

Analise também o comportamento do consumo, para ir de encontro às necessidades das pessoas da zona onde pretende implementar a padaria. Por exemplo, se abrir uma padaria perto de uma escola ou faculdade, é importante que tenha para além de pão, também algumas opções de croissants ou bolos. Ou se abrir as portas perto de um ginásio, tem de pensar em alternativas mais saudáveis e fit. O importante é adaptar-se ao seu público alvo, disponibilizando artigos que satisfazem as suas necessidades! Veja as 6 coisas que precisa de saber antes de abrir uma padaria!

2. Elabore um Plano de Negócios

Abrir uma padaria implica fazer um plano de negócios ajustado à sua realidade financeira. Pesquise o mercado e a concorrência e trace um plano financeiro que contemple o valor que tem de investir, quanto tempo precisa para recuperar esse valor e o lucro que poderá ter com a padaria.

Descreva a ideia de negócio, prepare cálculos para a viabilidade económica, faça projeções de custos/lucros para identificar a rentabilidade e crie uma estratégia de marketing. Saiba mais como elaborar um plano de negócios claro e objetivo que vai de encontro à sua capacidade económica.

3. Aposte na Formação

Obviamente não precisa de saber fazer tudo no seu negócio, mas se quer abrir uma padaria com pouco dinheiro, investir na sua própria formação é essencial. Se já tiver colaboradores em mente, também é importante que melhore as suas capacidades através de formação específica e adequada às suas funções.

Gestão financeira, gestão de pessoas, técnicas de fabrico de pão, cursos de pastelaria ou cake design, são algumas das áreas que pode apostar para melhorar as suas skills e diferenciar-se da concorrência. Conheça mais dicas para aumentar as vendas da sua Padaria!

4. Compre Equipamento Usado

Uma das formas de poupar dinheiro ao abrir uma padaria, é adquirir equipamento usado em bom estado. Primeiro defina com clareza o tipo de equipamento que realmente precisa e procure no mercado de usados.

Naturalmente que tem de ter alguns cuidados: teste o equipamento para verificar que tudo funciona como é suposto e observe todas as partes, especialmente as amovíveis, pois danificam com mais facilidade.

5. Pense bem no Espaço

Se tem pouco dinheiro, opte por um espaço pequeno, mas acolhedor e convidativo. Coloque os sonhos de grandeza na gaveta e escolha um local com renda acessível e bem localizado. Opte uma decoração atraente e de bom gosto, cheia de luz e visualmente agradável. E não se esqueça da fachada da sua padaria, é a primeira imagem que os clientes veem.

Pense do ponto de vista do cliente e organize o espaço de forma funcional, mas sem descurar a decoração. Posicione os produtos que vende de forma visível, limpa e com bom gosto! Lembre-se, ninguém gosta de comprar pão de uma vitrine com moscas ou com um aspeto pouco asseado. Conheça as licenças necessárias para abrir uma padaria.

6. Escolha um Programa de Faturação Intuitivo

Um programa de faturação simples, intuitivo e com excelente preço é fundamental para abrir uma padaria com pouco dinheiro. O software de faturação online Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, bem-sucedido no mercado. Permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações.

Este programa de faturação na cloud também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses, sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados (plano Flex Vendus). Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar quando precisa! Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Para impulsionar ainda mais as vendas da sua padaria pode optar por ter uma loja online, como o Vendus Go!, um software criado especificamente para ajudar os pequenos e médios negócios a crescer! Saiba como criar e configurar uma loja online com o Vendus Go!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.