10 Dicas para Vender mais!

Blog / Empreendedorismo / 10 Dicas para Vender mais!
10 Dicas para Vender mais!

Vender mais é o sonho de qualquer comerciante ou empresa! Mas nem sempre é uma tarefa fácil de atingir. Listamos algumas dicas para ajudar a vender os seus produtos e/ou serviços de forma mais eficiente!

1. Defina Objetivos Claros

Estipule o que pretende alcançar em termos de vendas. Ter em mente onde quer chegar é fundamental para começar a delinear uma estratégia, para vender melhor o seu produto ou aprimorar a prestação de serviços.

Pode utilizar uma das ferramentas mais utilizadas para criar objetivos relevantes - SMART:

  • específico - deve visar algo concreto, algo que se pretende alcançar;
  • mensurável - tem de possibilitar a avaliação;
  • atingível - embora possa ser ousado, tem de ser realista a ponto de ser alcançado;
  • relevante - deve ser relevante para a organização de forma geral;
  • tangível - estabelecer um prazo é fundamental, ajudando a que se cumpra.

2. Encontre o seu Diferencial

Várias empresas podem vender um produto semelhante ao do seu negócio, por isso tem de encontrar a característica que o faz destacar dos demais:

  • O produto é de melhor qualidade?
  • É um produto mais inovador do que aqueles que já existem no mercado?
  • Tem maior custo benefício?
  • Apresenta mais vantagens para o consumidor?

Na promoção do seu produto ou divulgação do seu serviço, apresente claramente o fator diferenciador e as respetivas vantagens. Se necessário, exemplifique, para que o consumidor perceba exatamente quanto irá beneficiar.

3. Organize-se Diariamente

Organizar o quotidiano do negócio para ir de encontro aos objetivos que pretende atingir, é realmente fundamental:

Crie uma lista de tarefas - permite organizar globalmente as funções do dia e da semana. Utilize os tradicionais post.it ou aplicações no telemóvel/computador, como o google Keep.

Escolha um momento para ler o email - escolha um ou dois períodos ao longo do dia para verificar o email, evitando consumir muito tempo dia nesta tarefa.

Estabeleça horários para chamadas - Reserve momentos específicos para ligar aos clientes ou crie horários de atendimento para esclarecimento de dúvidas, realização de encomendas ou apresentação de reclamações.

Faça registos - anote todas as informações relevantes, por exemplo sobre encomendas. Posteriormente é mais fácil fazer um rastreio do negócio ou perfil do cliente.

4. Mantenha-se Atualizado

É fundamental estar a par das tendências e ter um conhecimento profundo do nicho do seu negócio. Isso implica que os colaboradores da sua empresa têm de estar em constante atualização, através de formações práticas que lhes permitam identificar um conjunto de situações, por exemplo:

  • O motivo de um cliente comprar ou não;
  • O que poderia ser feito diferente no processo de venda;
  • Como apresentar o produto de forma mais atrativa para o cliente.

Outras ferramentas, como livros, revistas especializadas, ebooks, webinars, conteúdo online sobre vendas e marketing digital, permitem estar constantemente atualizado e, por isso, mais preparado para vender mais!

5. Preste um Atendimento de Qualidade

A forma como atende os clientes interfere diretamente nas vendas. Se oferecer um bom produto, aliado a uma prestação de atendimento com qualidade, está a aumentar significativamente as suas vendas!

Atender bem um cliente implica a satisfação do cliente, por isso o vendedor deve:

  • estar bem preparado;
  • estar atento às necessidades do cliente;
  • ser honesto, transmitindo credibilidade ao cliente;
  • lidar bem com as possíveis complicações ou reclamações.

Lembre-se, um cliente satisfeito com a experiência de compra, recomenda a outros clientes, impulsionando as vendas.

6. Crie uma Identidade Gráfica

Ter uma imagem coesa e relevante, é essencial para o seu negócio ser facilmente reconhecido, o que se pode traduzir em vender mais. Por exemplo, o logótipo, os flyers e os banners digitais devem ser usados com a mesma imagem gráfica (cores, tipos de letra e forma de comunicação).

7. Invista em Marketing Digital

Comprar online é cada vez mais uma realidade atual, por isso, torna-se natural um investimento na área do marketing digital. Se ainda não tem uma loja online, considere criar uma com o Vendus Go!, loja online grátis, que permite receber e gerir as encomendas e os pagamentos dos clientes.

O marketing digital é um conjunto de ações que uma pessoa ou empresa pode realizar para promover os seus produtos ou serviços. Ou seja, ao utilizar o marketing digital, como ferramenta para promover o seu negócio, desenvolve a identidade da sua marca, divulga os seus serviços e atrai novos clientes, ao mesmo tempo que fideliza os já existentes.

Pode apostar no marketing de conteúdo, fidelizando o cliente com matéria relevante, consolidar a marca nas redes sociais (escolha a redes sociais onde quer estar presente - Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc), e invista em técnicas de SEO para alavancar os conteúdos divulgados.

8. Utilize as Redes Sociais

O seu negócio tem uma maior probabilidade de se tornar conhecido e consequentemente vender mais, se estiver presente nas redes sociais. Publicar artigos relevantes ou informação interessante para o seu público traz notoriedade para a marca e aproxima os compradores. O Facebook, Instagram são excelentes para divulgar os seus serviços ou produtos, assim como eventos e promoções que estejam a decorrer.

9. Aposte no Cross Selling

Quando o cliente comprou um produto, pode utilizar a técnica do cross selling, e oferecer um outro artigo que faça sentido. Por exemplo, se vende vestidos, pode oferecer uma pulseira ou colar que combine. Pode também valorizar a oferta, por exemplo, dizendo compre 3 vestidos por apenas 80€!

10. Esteja Atento à Concorrência

O seu negócio não é o único a querer vender mais! Portanto, esteja atento à concorrência, o que as outras empresas estão a promover e que ferramentas estão a atualizar. Analise as vendas dos concorrentes e inspire-se nas suas formas de ação.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.