8 Equipamentos Auto indispensáveis para uma Oficina Automóvel

Blog / Empresas / 8 Equipamentos Auto indispensáveis para uma Oficina Automóvel
8 Equipamentos Auto indispensáveis para uma Oficina Automóvel

Está a pensar montar uma oficina automóvel? Então, encontrou o artigo perfeito! Conheça os 8 equipamentos e ferramentas essenciais para uma oficina, que prometem auxiliar em todos os diagnósticos e reparações que realizar.

Segundo um estudo realizado pela Eurostat, a taxa de motorização em Portugal, isto é, a taxa de portugueses com veículo motorizado próprio está acima da média da União Europeia (UE), com cerca de 520 carros por 1000 habitantes. Assim sendo e uma vez que a generalidade da população portuguesa possui um veículo próprio, seja ele um carro ou mota, pode ser um bom investimento a criação de uma oficina automóvel - saiba aqui como o fazer em 2022.

Ainda assim, para que tenha sucesso, face à exigência dos clientes e à concorrência no mercado, é importante que as oficinas se consigam destacar umas das outras, através da oferta dos serviços especializados e não apenas da disponibilização de mão de obra e de algumas reparações. Para tal, recomendamos que investa em equipamentos de qualidade, para que consiga oferecer um serviço de excelência e adequado às necessidades dos seus clientes.

Existem equipamentos com funções distintas, alguns que auxiliam o diagnóstico do veículo, outros que apoiam na reparação.

Conheça 8 equipamentos indispensáveis em qualquer oficina automóvel:

1. Conjunto de chaves

É fundamental investir numa caixa de ferramentas completa, que inclua um conjunto de chaves de diversos diâmetros e tamanhos, desde chaves inglesas, de allen, de boca, de fenda, de vela, dinamométricas, entre outras. É importante possuir chaves com tamanhos finos ou mais grossos, de forma a que possam ser utilizadas em diferentes ocasiões e tipos de serviços, com mais facilidade e precisão.

Este tipo de ferramentas devem ser de qualidade, uma vez que serão utilizadas diariamente, para várias funcionalidades, sendo necessário que garantam uma grande durabilidade.

Adicionalmente, poderá ser necessário completar o conjunto de chaves com um extensor de chaves, que facilite a desmontagem dos parafusos de difícil acesso.

2. Alicates

Assim como as chaves, os alicates são ferramentas essenciais para pequenos ou grandes procedimentos numa oficina automóvel. Existem alicates específicos para cada função, tornando-os mais preciosos em cada tipo de trabalho, seja para realizar cortes, torcer cabos, facilitar o desaperto de porcas ou parafusos, para descascar fiações, pegar em peças mais pequenas ou outros fins.

É importante tê-los sempre perto do local onde realiza a maior parte das tarefas, por terem um papel tão importante.

3. Macaco e/ou guincho hidráulico

Para realizar serviços na parte inferior dos carros, como a troca de pneus, amortecedores ou outros serviços, é fulcral suspendê-los, sem a necessidade de levantar o carro inteiro. Para tal, os macacos hidráulicos são bastante úteis, juntamente com uma plataforma de elevação, que facilita a tarefa. Existem macacos com suporte de vários pesos, podendo suportar, em média, até três toneladas.

Assim como o macaco, o guincho hidráulico também permite a elevação dos veículos, embora faça a pega de forma contrária, isto é, de cima para baixo,  tornando-se vantajoso para outros tipos de serviços.

4. Elevador de veículos

Em serviços mais rebuscados ou de grande complexidade, os elevadores de veículos podem ser uma grande ajuda para a oficina mecânica, permitindo que os mecânicos consigam intervir no carro mais facilmente, tendo acesso à parte inferior na totalidade.

Existem vários tipos de elevadores: de prancha, de quatro colunas, pantográficos e em base. Alguns destes permitem a realização de vários serviços em simultâneo, assim como a otimização do espaço, uma vez que um carro pode ficar suspenso no elevador, enquanto outro ocupa o seu espaço no chão.

5. Alinhador de direção

Um dos principais problemas dos carros é a falta de alinhamento, o que faz com que esse serviço seja bastante procurado nas oficinas, como forma de correção dos ângulos das rodas. Ainda assim, nem todas as oficinas oferecem esse serviço, por isso pode ser um bom investimento para se destacar das demais.

Existem vários tipos de equipamentos de alinhamento de direção, entre os quais o laser (o mais comum), digital e 3D, cada um com as suas vantagens associadas e que podem influenciar a qualidade, segurança e precisão do serviço.

É importante informar-se acerca das vantagens e desvantagens de cada um e selecionar aquele que faça mais sentido para a sua oficina.

6. Rampa de alinhamento

Um dos equipamentos mais importantes numa oficina automóvel é a rampa de alinhamento que, tal como o próprio nome refere, auxilia no processo de alinhamento do carro, tornando o serviço mais seguro, ágil e organizado, adaptando-se aos vários tipos de alinhadores de direção.

Este equipamento faz com que o alinhamento se possa fazer de forma remota, tornando todo o serviço mais eficiente.

7. Máquina de scanner para diagnóstico

Muitas vezes os veículos possuem alguns problemas que só conseguem ser detetados através de equipamentos especializados, nomeadamente, os scanners para diagnóstico, que podem marcar a diferença pela redução de tempo e confiabilidade na análise de eventuais problemas ou falhas, que afetam o desempenho do veículo.

Existem cada vez mais equipamentos deste tipo no mercado, muitos deles com um elevado nível de sofisticação, que podem tornar o trabalho da oficina muito mais conciso e eficaz.

8. Manómetro

Os manómetros são equipamentos utilizados para medir um determinado parâmetro dos veículos, geralmente, relacionado com o funcionamento dos sistemas de freios, motor, como a pressão do óleo, temperatura do óleo, pressão do sobrealimentador, combustível, temperatura dos gases, entre outros.

Com esta ferramenta conseguirá verificar a existência de eventuais irregularidades, que poderão necessitar de alguns ajustes para assegurar um bom funcionamento do veículo.

Já existem modelos analógicos e digitais, sendo que a sua eficácia é semelhante, apenas muda a forma como a informação é apresentada.

Grande parte destes equipamentos podem ser facilmente encontrados em empresas especialistas em equipamentos para automóveis, como a Feu Vert, Norauto, Ferramentas.pt, Corvauto, entre outras, ou em lojas mais generalistas, como a Leroy Merlin, Worten ou Amazon. O mais importante é investir em produtos de qualidade e duradouros.

Antes de investir em qualquer equipamento, é fundamental dar nota que, para assegurar o bom funcionamento de uma oficina automóvel não basta investir nas melhores ferramentas. É fundamental, também, investir na qualidade do serviço prestado, que depende muito da qualidade dos mecânicos. São os mecânicos que vão utilizar todos os equipamentos e infra-estruturas e, por isso, deve selecionar e formar criteriosamente a sua equipa de profissionais. Adicionalmente, deve também investir na sua formação e atualização constante.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.