Feiras de Construção em Portugal

Blog / Empresas / Feiras de Construção em Portugal
Feiras de Construção em Portugal

Para quem tem uma empresa de construção ou imobiliária, ou pretende criar uma, deve saber a importância de marcar presença em eventos do setor. Conhece quais as maiores feiras de construção e imobiliário em Portugal? Vamos mostrar-lhe as principais, assim como algumas dicas a aplicar antes de participar!

O setor da construção, imobiliário, DIY, bricolage e decoração têm tido uma grande força e procura em Portugal nos últimos meses, depois de uma crise no setor da construção civil, causada pelo vírus COVID-19.

Apesar da mão de obra no setor continuar a ser escassa face à procura, existem muitos profissionais da área inovadores e empreendedores, que fazem tornar o setor mais dinâmico e com valor. Como tal, existem várias feiras de construção e de imobiliária, nacionais e internacionais, focadas nesse tipo de profissionais, empreendedores e clientes, onde são apresentados novos produtos, ideias, fornecedores e estabelecidas importantes relações entre empresas, que têm tido um forte impacto no setor.

1. CONCRETA - Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design

    A CONCRETA é uma Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, descrita como o maior evento nacional da indústria na área da construção, arquitetura, design e engenharia do futuro, no contexto nacional.

    Costuma ter lugar na EXPONOR, no distrito do Porto, onde é apresentado um leque único de novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais nestas áreas, com o objetivo de promover a criatividade, inovação, tendências e arte, num único evento e alcançar mercados externos.

    Neste evento poderá encontrar uma panóplia de setores de exposição, das mais diversas áreas, entre as quais: arquitetura de interiores, pavimentos, revestimentos, sanitários e torneiras, rochas ornamentais, pedra e vidro, cozinhas, iluminação, eletricidade, domótica, materiais de construção, carpintaria, madeiras e derivados, isolamentos, tintas, climatização, assim como material mais técnico, como máquinas, ferramentas e equipamentos para a construção e obras.

    Sendo assim, é uma feira especializada em conteúdos focados nos profissionais da área da construção, desde Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Instaladores, Consultores, Empreiteiros de obras, Empresários e entre outros.

    A próxima CONCRETA irá correr entre os dias 23 a 24 de novembro de 2023, na Alfândega do Porto.

    2. Tektónica - Feira Internacional da Construção

      A Tektónica intitula-se como a maior feira internacional de referência no sector da construção, constituída por 4 dias de exposição, oportunidades de negócio, apresentações comerciais,  seminários e networking entre profissionais do sector, compradores e potenciais clientes que, por norma, procuram fornecedores para obras de construção. Esta feira é o ponto ideal para conhecer os melhores produtos e serviços, novidades, tendências, materiais do futuro e, ainda, identificar novos parceiros de negócio.

      Em 2021, a Tektónica reinventou o seu conceito, através da organização de um “Ciclo de Conferências” compostas por oradores e moderadores de renome, do setor e panorama económico nacional, com foco em temas atuais, relacionados com esta área do mercado: a competitividade, sustentabilidade e resiliência no setor da construção.

      Durante os dias da feira, é costume realizar-se um conjunto significativo de atividades, entre as quais conferências, workshops, demonstrações e encontros empresariais, com um impacto bastante positivo nos visitantes, como Arquitetos, Engenheiros, Construtores, Empreiteiros, Designers, Projetistas, Técnicos, Instaladores e entre outros profissionais.

      Segundo os dados estatísticos da feira, 53% dos visitantes da feira de 2021 identificaram oportunidades de negócio e mais de 85% recomendaram a visita à feira e pretendem participar nas próximas edições, refletindo a sua importância, reconhecimento e o alto volume de negócios realizados após a mesma. Por falar nisso, em 2023, a Tektónica regressa nos dias 04 a 07 de Maio, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.

      3. SIL - Salão Imobiliário de Portugal

      De forma complementar à CONCRETA e Tektónica, o SIL (Salão Imobiliário de Portugal) é a maior feira imobiliária realizada em Portugal, onde poderá encontrar alguns dos grandes líderes do mercado imobiliário em Portugal e no Mundo, ao mesmo tempo que fica a par das tendências no setor imobiliário e da construção.

      Esta feira é constituída por 4 dias de exposição, oportunidades, conferências e networking entre Promotores e Construtores, Arquitetos, Engenheiros, Investidores, Técnicos das áreas financeira e seguradora, Mediadores imobiliários, Profissionais de compra e venda de imóveis e, adicionalmente, o público em geral interessado por esta área.

      Nestes dias, poderá explorar grandes projetos de desenvolvimento comercial, conhecer as últimas tendências dos principais especialistas do sector, identificar potenciais parceiros, bem como estabelecer negócios, uma vez que é um excelente ponto de encontro de Investidores, Empresários, Técnicos, Organismos públicos e potenciais compradores.

      Para tal, este evento está dividido em duas vertentes: uma direcionada para os profissionais do setor, com conferências, e outra direcionada para o público em geral, com as verdadeiras ofertas e vantagens em associadas, muitas em parceria com outras marcas.

      Por norma, a SIL acontece em simultâneo com a Tektónica, uma vez que são feiras complementares. Por isso, se tem uma agência imobiliária e/ou faz parte de um franchising de agência imobiliária, é uma excelente oportunidade estar presente em ambas as feiras.

      Como vê, estas feiras de construção podem ser uma excelente forma de aprender mais sobre este setor e possuem a grande vantagem de facilitar a criação de uma rede de networking com profissionais ou fornecedores da área, que pode trazer grandes benefícios para o seu negócio.

      Se pretende participar neste tipo de eventos, deixamos-lhes algumas dicas úteis:

      • Avalie as vantagens de participação em cada feira, tendo em conta o seu negócio, objetivos e necessidades;

      • Informe-se acerca dos participantes na feira e faça um seleção dos principais, com quem pretende estabelecer contacto;

      • Participe nas atividades que a feira oferece, como conferências, debates, workshops e entre outros (é uma excelente forma de estabelecer relações);

      • Prepare algumas questões para os profissionais que lhe despertam mais interesse, com quem pretende estabelecer uma parceria ou comprar/vender algum serviço;

      • Anote os produtos ou serviços que pretende adquirir, uma vez que, geralmente, os preços praticados neste tipo de eventos são bastante benéficos e são realizadas algumas promoções exclusivas.

      Por fim, apesar destas feiras serem as maiores e relevantes a nível nacional, se pretende evoluir deve, também, estar atento a outro tipo de feiras e eventos de menor dimensão na sua zona geográfica ou algumas feiras internacionais de construção civil, dependendo dos seus objetivos.

      Achou o artigo interessante?

      Software de Faturação e POS
      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

      Sobre o Vendus

      O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.