Freelancer: 8 estratégias para atrair os primeiros Clientes!

Blog / Empreendedorismo / Freelancer: 8 estratégias para atrair os primeiros Clientes!
Freelancer: 8 estratégias para atrair os primeiros Clientes!

Como freelancer, conseguir novos clientes é fundamental para ser bem-sucedido e fazer o negócio crescer. Atrair novos clientes requer esforço e dedicação, mas existem estratégias eficazes que podem ajudar a ampliar a base de clientes e consequentemente aumentar os rendimentos.

É preciso dedicar tempo e esforço para encontrar o nicho de mercado e construir uma base sólida de clientes como freelancer. Por isso, é muito importante que se organize, estruture ideias, coloque em prática algumas estratégias eficazes para captar clientes e que se prepare para trabalhar afincadamente!

1. Identifique o seu público-alvo

É muito importante definir o mercado, segmentar os potenciais clientes e canalizar a comunicação para um determinado público-alvo, que, no fundo, são as pessoas com maior probabilidade de se interessarem nos serviços que presta como freelancer.

Para identificar o seu público-alvo, é necessário realizar uma análise detalhada dos potenciais clientes. Uma das melhores formas passa por responder a determinadas perguntas, por exemplo:

  • qual é a faixa etária dos meus potenciais clientes?
  • onde habitam os meus potenciais clientes?
  • qual é a sua capacidade económica?
  • quais são os seus hábitos de consumo?
  • quais são as suas necessidades e desejos?

Com base nas respostas é possível criar um perfil detalhado do seu público-alvo. Por exemplo, se trabalhar como designer gráfico, o seu público-alvo pode ser constituído por pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos, artistas independentes ou indivíduos que precisam de materiais de marketing ou projetos de design.

Assim que identificar o seu público-alvo, pode direcionar a comunicação e as ações de marketing com o objetivo de alcançar essas pessoas de maneira eficaz.

2. Posicione-se como especialista e crie conteúdo relevante

Pode usar várias estratégias para se destacar como freelancer especialista numa determinada área, construindo a sua reputação e, naturalmente, atraindo novos clientes:

  • Crie um blog - partilhe o seu conhecimento e escreva sobre tópicos relevantes para os seus potenciais clientes, explicando como pode ser útil como freelancer;
  • Sempre que possível, contribua para publicações do seu setor de atividade;
  • Procure marcar presença em eventos de negócios, onde pode partilhar o seu conhecimento, mostrar a sua experiência e interagir com novos potenciais clientes;
  • Procure ser um mentor, orientando outros profissionais na sua área;
  • Desenvolva projetos adicionais, por exemplo, crie um curso online, partilhe um e-book, inicie um podcast, etc.

3. Procure potenciais clientes à sua volta

Não sabe por onde começar? A melhor maneira de encontrar novos clientes é começar com a sua rede de contactos. A família, os amigos, antigos colegas de escola ou trabalho são clientes em potencial ou conhecem quem o poderá ser.

Por isso, divulgue os seus serviços neste grupo mais restrito, partilhe a sua visão como freelancer, mostre algum trabalho que já tenha produzido, peça opiniões e naturalmente contactos! Como já existe uma relação de confiança torna todo o processo mais fácil!

4. Crie um portfólio atraente

O portfólio é uma ferramenta crucial para o sucesso de um freelancer, pois permite mostrar as competências e experiência que tem como profissional. O tipo de portfólio a utilizar está diretamente relacionado com o tipo de atividade que exerce. Se for um designer gráfico que está a começar o seu negócio, fará sentido incluir trabalhos realizados durante a formação ou projetos pessoais que demonstrem claramente o seu potencial.

Esta “montra” do seu trabalho deve ser bem pensada, objetiva, estar constantemente atualizada e ir de encontro ao maior número possível de clientes. Procure ser específico na descrição daquilo que faz, incluindo amostras do trabalho, eventuais recomendações de clientes e - muito importante - informações de contacto!

O portfólio pode ser apresentado de diversas formas, num site, blog, apresentação em powerpoint ou cada vez menos comum, num documento físico. Considere usar as redes sociais como um mini portfólio, pois, são uma ótima forma de mostrar quem é, o que realmente faz e qual o valor que tem a oferecer numa determinada área.

5. Utilize as redes sociais

Investir nas redes sociais é fundamental para um freelancer. Estar presente nas principais redes sociais é uma das formas mais eficazes de se aproximar dos potenciais clientes, especialmente se disponibilizar conteúdo relevante para o seu público. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing nas principais redes sociais e criar páginas de negócios no Facebook e no Instagram para maximizar o impacto e alcançar o seu público-alvo.

É muito importante que escolha as redes sociais mais relevantes para a sua área profissional, onde encontra o público alvo que identificou como prioritário. Desta forma, potencia os contactos e não está a perder tempo num canal que não traz clientes. Estas são as redes sociais mais relevantes para freelancers:

  • Linkedin - esta plataforma foi especificamente criada para conexões de negócios e empregos, por isso, mantenha o seu perfil atraente e atualizado. Este canal é frequentemente utilizado por profissionais que procuram freelancers, o que pode ser uma vantagem para encontrar clientes novos! Conheça as nossas dicas para melhorar o seu perfil profissional no Linkedin.
  • Instagram - se é um profissional de design gráfico, fotografia, web design ou outra área visual, esta plataforma é excelente para exibir o seu trabalho e partilhar projetos criativos. Lembre-se de utilizar hashtags para alcançar mais público.
  • Facebook - apresentar-se como freelancer no Facebook pode ser uma forma diferente de expandir a sua atividade profissional e obter novos clientes e projetos. Além disso, postar trabalhos recentes e partilhar links relevantes pode mostrar competência e envolvimento na sua área de especialidade.

6. Inscreva-se em plataformas online

Existem muitos sites pensados especificamente para freelancers, mas conseguir os primeiros trabalhos pode ser uma tarefa difícil, pois, muitas empresas e/ou recrutadores preferem profissionais com experiência na área ou com feedback positivo nos seus perfis.

Por isso, para melhorar as suas hipóteses, é importante que preencha o seu perfil completamente, inclua uma foto de rosto profissional, tenha as redes sociais atualizadas, faça uma breve descrição pessoal e um apresente um portfólio relevante. Isto pode fazer a diferença entre ser escolhido ou não por um cliente.

Existem muitas plataformas diferentes disponíveis para freelancers, cada uma com as suas próprias características e vantagens, apresentamos algumas:

  • Workana - plataforma que une profissionais freelancers e empresas interessadas em contratá-los para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos (desenvolvimento de sites e aplicativos mobile, design, escrita e tradução, marketing e vendas, etc);
  • Remote Europe - a pesquisa de oportunidades é segmentada de acordo com o nível de carreira do trabalhador, o tipo, categoria e horário de trabalho, ou ainda o país ou a organização na qual o profissional deseja trabalhar;
  • Fiverr - design, programação e redação, são algumas das áreas de atividade desta plataforma, que permite que os freelancers exponham os seus projetos, facilitando o processo de captação de novos clientes;
  • PeoplePerHour - voltada para projetos de curto prazo, com preços fixos. Oferece uma variedade de categorias, incluindo design, programação, redação, etc;
  • Freelancer.com - conecta freelancers com clientes e disponibiliza uma variedade de categorias, incluindo programação, design, redação, entre outras;
  • LinkedIn ProFinder - ferramenta disponível dentro do LinkedIn, que as empresas podem usar para procurar e contratar profissionais freelancers para projetos específicos;
  • FlexJobs - plataforma que oferece vagas exclusivas para trabalhadores remotos e freelancers;
  • Indeed - plataforma onde os freelancers podem encontrar oportunidades, listar os seus currículos e projetos e candidatarem-se a vários tipos de trabalhos.

7. Crie uma rede de contactos

Networking é fundamental para o seu sucesso de qualquer freelancer. Esta forma simples e bastante eficiente de atrair mais clientes, implica estabelecer relações com outros profissionais da sua área, trocar contactos e promover o seu nome. Ou seja, quanto mais pessoas conhece, mais possibilidades tem de encontrar novos clientes.

Existem várias maneiras de "fazer" networking, como participar de eventos do setor, juntar-se a associações profissionais, entrar em contacto com pessoas conhecidas e utilizar as redes sociais. O importante é ser proativo e garantir que as pessoas sabem quem é profissionalmente e o que sabe fazer bem! Saiba mais sobre networking e como criar uma boa rede de contactos.

8. Invista em Formação

Como freelancer, investir em formação é uma excelente forma de desenvolver competências e conhecimentos, aumentar a sua competitividade e atrair novos clientes. Convém mencionar que a formação é um investimento de longo prazo, que depende de orçamento pré-estabelecido, o que implica priorizar os cursos e ferramentas mais importantes para a sua situação em particular.

Estas são algumas formas de crescer como profissional autónomo:

  • Frequentar cursos online ou presenciais, onde é possível aprender novas competências ou melhorar as existentes;
  • Participar em conferências e workshops para aprender com especialistas e conectar-se com outros profissionais;
  • Encontrar um mentor experiente para obter orientação e apoio no desenvolvimento da sua atividade profissional;
  • Ler livros e artigos relevantes, estudar sobre as tendências atuais e os desenvolvimentos da sua área de atividade, para estar sempre atualizado e preparado para as necessidades dos seus clientes (conheça sugestões de livros inspiradores para empreendedores).

Estratégia Extra - Invista em software de faturação simples e intuitivo

Invista em ferramentas que podem melhorar a qualidade do seu trabalho, como o software de faturação Vendus, que permite faturar rápida e confortavelmente a partir da maioria de equipamentos e sistemas operativos, a preços convidativos para freelancers e sem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso o Vendus, software de faturação que cresce consigo!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.