6 Melhores Franchisings para Minimercados

Blog / Venda a Retalho / 6 Melhores Franchisings para Minimercados
6 Melhores Franchisings para Minimercados

Está a pensar em abrir um minimercado? Conheça as 6 redes de franchising que podem potencializar a sua entrada no mercado!

Existe uma elevada concorrência no mercado da distribuição alimentar em Portugal, sendo que, atualmente, é possível encontrar supermercados, assim como  minimercados de grandes cadeias de distribuição, presentes em todas as esquinas das principais cidades. Normalmente, estes últimos são geridos por empreendedores locais, oferecendo uma grande proximidade com os clientes, através da oferta de produtos e serviços adaptados às suas necessidades do dia-a-dia.

Apesar de toda esta concorrência, pode ser um bom mercado para investir de forma independente, embora existam algumas redes de franchising de distribuição alimentar com um posicionamento bastante elevado a nível nacional, conhecimento no setor e meios, com quem poderá estabelecer parceria.

Conheça as 6 principais redes de franchising de minimercados e avalie em qual poderá fazer mais sentido investir:

1. SPAR

A rede de franchising SPAR, que conta com 80 anos de experiência a nível mundial, oferece a oportunidade aos franchisados de serem acompanhados por técnicos especializados em todas as fases do processo de abertura do minimercado ou supermercado, quer para uma loja nova como para um espaço que necessite apenas de algumas remodelações, realizando o acompanhamento do processo das obras, layout da loja (interior e exterior) e decoração.

Este processo de acompanhamento tem como objetivo principal criar uma loja única, adaptada às necessidades locais, baseada num conceito personalizado que a faça distinguir das demais, quer no exterior como no interior do espaço, através de espaços distintos para a oferta de refeições prontas, café e outro tipo de espaços.

Esta rede franchising SPAR oferece, então, lojas únicas, apoio permanente, experiência internacional, 1.000 referências de produtos de marca própria, com garantia de qualidade a preços competitivos e publicidade nacional e local. Peça mais informações aqui.

2. Meu Super

O Meu Super é uma insígnia pertencente ao grupo Sonae MC, na qual o grupo tem investido fortemente nos últimos anos, para ter uma maior presença em Portugal, através de um rebranding das suas lojas.

Desta forma, o Meu Super oferece uma rede de franchising focada num conceito de minimercados exclusiva para os franchisados onde, por norma, as lojas devem ter entre os 100 e 600m², localizadas em zonas mais habitacionais, funcionando quase como um “supermercado de bairro”, utilizando a sua característica imagem apelativa e simpática, que contribui para a criação de empatia com os clientes, juntando ao facto de oferecer uma gama variada de produtos.

Visto que pertence ao grupo Sonae, este franchising comercializa produtos exclusivos Continente nas suas lojas, marca esta que foi eleita várias vezes a marca de confiança dos portugueses.

Este modelo de franchising pode ser utilizado por quem já tenha um negócio próprio em funcionamento, sendo apenas necessário fazer uma reestruturação do espaço. Para o fazer, é necessário ter espírito empreendedor, ter alguma experiência no retalho alimentar, garantir disponibilidade financeira para investimento e ter vontade para o fazer. Faça parte da Rede de franchising Meu Super!

3. Minipreço

A rede de supermercados Minipreço pertence ao grupo DIA, que tem uma larga experiência no mercado, com mais de 40 anos, baseada no claro compromisso de satisfação dos seus clientes com “mais qualidade aos melhores preços”, tendo construído um percurso de sucesso, aliado à inovação e a uma imagem sólida e de confiança.

O sucesso desta marca deveu-se muito à sua política de expansão, que fez com que o grupo atualmente possua mais de 3.500 lojas em regime de franchising, que representam cerca de 50% de toda a rede de lojas.

O grupo oferece 4 modelos centrais de loja e 2 mais focados no conceito de minimercado:

  • Minipreço Express, que se distingue por oferecer uma ampla variedade de serviços: take-away, pão-quente, sumo de laranja e coffee station, tudo num alinhamento de cores inovador. Posto isto, é uma loja que aposta na conveniência.

  • Mais Perto, um formato de loja focado nas pequenas populações. Esta insígnia permite o acesso aos produtos DIA e ao sistema de fidelização de clientes, com uma pequena adaptação do seu ponto de venda, representando um investimento mais reduzido para o franchisado.

Esclareça todas as suas questões e seja um Franqueado Dia!

4. Intermarché

O Grupo Mosqueteiros é um dos maiores grupos da distribuição mundial multi-insígnia, que opera em cinco países europeus, entre os quais Portugal, através de uma estratégia de gestão global, que é partilhada pelo conjunto dos empresários de cada uma das lojas, de cada país.

O Intermarché é uma insígnia de proximidade, isto é, visa a estabelecer a máxima proximidade com as comunidades onde está implantado e com uma gestão feita localmente, por cada loja.

Atualmente, tem, em média, 250 pontos de venda abertos em Portugal, com mais alguns previstos, tendo em conta os seus objetivos de expansão e ganho de quota de mercado.

Em Portugal, existem 5 formatos de loja diferentes, mas no que diz respeito aos minimercados, existem 2 conceitos principais que poderá aplicar:

  • Intermarché CONTACT 600 Low cost (até 950 m²), um formato pensado para as pequenas localidades, com um espaço dedicado à venda de produtos frescos em tradicional e livre serviço, adaptável consoante a localização;
  • Intermarché EXPRESS (de 400 a 800 m²), um formato mais direcionado para os centros urbanos e compras rápidas, de produtos de conveniência, utilizando unicamente a venda em livre serviço.

De forma complementar, o Intermarché tem investido na sua plataforma de e-commerce, na qual os seus clientes podem adquirir os seus produtos online e recolhê-los no Intermarché mais próximo, gratuitamente. Torne-se um mosqueteiro!

5. Auchan

O Auchan é uma rede de supermercados e minimercados, herdeira da experiência do Grupo Pão de Açúcar, que comercializa uma grande variedade de produtos, através da sua rede de franchising.

Atualmente, existem alguns modelos de lojas Auchan, dependendo da necessidade, localidade e tipo de clientes. O MyAuchan é um formato de ultra-proximidade, isto é, oferece um conjunto de lojas mais direcionadas para o dia-a-dia, com uma atmosfera acolhedora e conectada, como um minimercado.

Este tipo de lojas tem uma área de 300 a 750 m² e a sua presença é focada nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, como o objetivo de oferecer uma loja de bairro, urbana, no coração das grandes cidades, com a oferta de até 8000 referências de produtos e serviços, utilizados no quotidiano dos habitantes.

O principal objetivo destas lojas é garantir uma compra rápida e conveniente, oferecendo uma gama de produtos e serviços que melhoram a vida do habitante, desde wi-fi, pontos pick-up, espaço de café, grab&go, produtos a granel e outras soluções de máxima conveniência.

É possível abrir um espaço novo ou aproveitar para remodelar algum espaço para o efeito. Torne-se um franchisado Auchan.

6. Amanhecer

O Amanhecer, é um conceito pioneiro e 100% nacional do grupo Jerónimo Martins, que oferece a oportunidade dos empreendedores criarem um acordo de cooperação comercial, em que continuam a ser os donos do seu negócio, com a vantagem de ter acesso a uma marca própria de grande qualidade, uma imagem renovada e a um conjunto de apoios e serviços para desenvolver o seu negócio.

Para garantir esta parceria, as compras devem ser efetuadas no Recheio, assim como oferecer, exclusivamente, produtos da marca Amanhecer, sem concorrência.

Os proprietários das lojas são os responsáveis pelo investimento na remodelação da loja, sendo que o montante depende da sua área, estado físico e equipamentos necessários, embora seja atribuída uma verba de apoio às áreas de informática e ambiente de loja, assim como um acompanhamento nas obras e implementação do layout na loja.

Estas lojas têm como objetivo principal funcionarem com uma mercearia ou minimercado, a partir de um ambiente acolhedor e serviços de grande qualidade, a preços acessíveis.

Como se trata de um acordo de cooperação comercial, não tem que pagar nenhum montante associado a direitos de entrada, fees ou royalties. Candidate-se a parceiro!

Antes de investir em alguma destas redes de franchising para abrir o seu minimercado, faça uma análise financeira do investimento necessário e retorno que poderá esperar com este tipo de parceria.

Para o ajudar, investigue qual a margem de lucro de um minimercado e analise possíveis cenários para aumentar essa proporção, por aumento das receitas e/ou diminuição dos custos associados. Para tal, conheça também algumas dicas para aumentar as vendas de um minimercado.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.