Onde fazer um Curso de Estética: 7 Entidades de Formação Certificada

Blog / Cosmética, Estética e Cabeleireiros / Onde fazer um Curso de Estética: 7 Entidades de Formação Certificada
Onde fazer um Curso de Estética: 7 Entidades de Formação Certificada

Está a pensar em formar-se na área da estética? Neste artigo reunimos as 7 entidades de formação certificada mais conceituadas na área da estética. Continue a ler e saiba quais são!

A área da estética e cosmética tem vindo a ganhar um grande destaque, sendo cada vez mais procurada em todo o mundo, nomeadamente em Portugal, uma vez que as pessoas têm mais preocupação pela sua saúde física e mental, de forma a sentirem-se mais confiantes e poderosas.

Assim, este é um excelente setor de mercado para investir, quer seja na criação de um cabeleireiro, barbearia ou outro tipo de centro de estética, ligado à manicure, pedicure, massagens, tratamentos de rosto e corporais ou outro tipo de serviços. No entanto, para o fazer é importante investir na formação e atualização dos profissionais da área.

Conheça algumas entidades de formação certificadas nas áreas da estética e cosmética:

1. CIT - Centro de Instrução Técnica

Uma  entidade formadora integrada no Sistema Nacional de Qualificações da República Portuguesa com a adesão ao processo de certificação da sua atividade, pela Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT). Por outro lado, o CIT emite os certificados de formação profissional no âmbito do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação.

    Esta entidade dispõe de um Curso de Certificação de Profissionais de Cabeleireiro, destinado a todos aqueles que estejam atualmente a exercer a profissão e que pretendam uma validação dos seus conhecimentos, assim como outros cursos especializados de Barbeiro, Cabeleireiro técnico, Cabeleireiro unisexo, estética base e avançada, manicure, pedicure e epilação, assim como de vários tipos de massagens.

    2. CEN

    Um centro de formação profissional certificado pela DGERT, um organismo do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, que disponibiliza vários cursos técnicos relacionados com a área estética, cabeleireiro e cosmética profissional, há mais de 30 anos.

    Entre os cursos que oferece destacam-se os de Esteticista, Cabeleireiro, maquilhagem, estilismo de unhas, massagens e especializações em lifting facial. Estes cursos são realizados com o apoio de uma plataforma e-learning, que possibilita que a aprendizagem seja feita em qualquer local.

    Adicionalmente, conta com uma equipa multidisciplinar de marketing, designers, gestores comerciais e formadores qualificados, oferecendo aos profissionais um serviço 360º, nomeadamente no apoio à criação de um negócio e integração profissional, através da publicação de vagas de emprego na área no seu próprio website.

    3. Academy Beauty School

    Uma escola de estética certificada pela DGERT, pertencente ao grupo SLYou, que lidera há 30 anos na área da beleza, saúde e bem-estar, através de tecnologia avançada e inovadora, formadores de excelência e produtos de qualidade. Está localizada em 3 cidades estratégias de Portugal: Lisboa, Porto e em Braga e representa, ainda, algumas marcas de prestígio, como a Perfect Eyelash, Anep, Beauty Rent, Depilemotion, DepilClub, Ergoline, Sweet Line You, entre outras.

    Além de todos os cursos que oferece, esta escola possibilita a integração dos alunos em empresas do grupo, acompanhando o sucesso profissional dos formandos após a formação, apoiando-os na criação do seu próprio negócio, atribuindo condições de financiamento na compra dos equipamentos ou produtos de cosmética, assim como em toda a parte burocrática.

    4. CEFAD

    Realiza cursos de formação técnico-profissional, desde 1992, nas áreas da estética, desporto, fitness e massagem, através de programas e sistemas de ensino testados, leccionados por formadores credenciados que formaram, até à data, cerca de 31.000 profissionais. Os cursos de estética que fornecem são focados na manicure e pedicure, estilismo de unhas, epilação e descoloração, maquilhagem profissional e algumas técnicas de SPA para rosto e corpo.

    A escola diz, ainda, oferecer um conjunto de soluções inovadoras e de grande qualidade, capazes de responder às exigências do mercado, que é cada vez mais seletivo e competitivo. Desta forma, também dispõem de uma plataforma de formação online para alguns dos cursos - a plataforma E-training.

    5. EFAPE

    Uma escola profissional de Estética e Cabeleireiro em Lisboa, fundada em 1992 pelo Grupo Sorisa, com o objetivo de promover a qualificação da população, garantindo a certificação de jovens e adultos e potencializando a sua integração no mercado de trabalho, através da oferta de planos de formação de alta qualidade. Utilizam métodos de aprendizagem constantes, que acompanham em tempo real todas as inovações da área, utilizando produtos de marcas de cosmética profissional com reconhecimento internacional e equipamentos de última geração.

    Esta escola está vocacionada para oferecer cursos de estética, massagens, cabeleireiro, eletroestética, SPA e relaxamento e entre outros, incluindo especializações em áreas estéticas de luxo. Alguns desses cursos de estética podem ser feitos online, numa plataforma e-learning, dando a possibilidade de qualquer pessoa realizá-los à distância.

    6. Academia Lucia Piloto

    É uma escola de formação profissional que disponibiliza cursos de formação contínua em Lisboa, na área de cabeleireiro, assim como cursos de desenvolvimento pessoal, de gestão e administração, que oferecem competências complementares aos profissionais que já tenham ou pretendam adquirir formação especializada nesta área.

    Os cursos são de curta duração, especializados e utilizam métodos inovadores, que estimulam as capacidades criativas dos formandos, de modo a desenvolver novas tendências junto dos seus clientes.

    7. FAESE

    É um centro de formação avançada de estética, que se distingue pela sua qualidade técnica e científica, assim como pela visão social e cultural. Oferece um conjunto alargado de cursos de estética corporal e facial, de beleza, de massagens e de cabeleireiro, leccionados com uma vertente teórica e prática, de forma presencial, nas zonas de Lisboa e Cascais.

    Além disso, tem parcerias com várias empresas, nomeadamente no Brasil, para a realização de estágios de trabalho e, faz também consultoria de projetos empresariais nesta área de negócio.

    Para além destas entidades de formação estética com espaço físico, também já  existem alguns cursos de estética online que poderá considerar, como por exemplo na Udemy - uma academia online que disponibiliza cursos de diversas áreas, com grande qualidade.

    Concluindo, atualmente, em Portugal já existem cursos de estética nas mais diversas áreas, que garantem uma especialização de grande qualidade e renome aos profissionais. Opte por aqueles que mais se adequam aos seus objetivos de desenvolvimento pessoal e ao seu conceito de negócio, procure estar sempre atualizado sobre as novas técnicas do mercado e não se esqueça que “informação é poder”.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.