Pet Shop: 10 Dicas para aumentar as vendas

Blog / Empresas / Pet Shop: 10 Dicas para aumentar as vendas
Pet Shop: 10 Dicas para aumentar as vendas

Qualquer negócio necessita de uma estratégia bem definida para atingir o nível de sucesso pretendido. Se tem uma Pet Shop, acompanhe estas 10 dicas para aumentar as suas vendas e conquistar os seus clientes!

1. Crie uma imagem de marca apelativa

    As marcas não podem ser apenas marcas, isto é, têm de ter uma estratégia por detrás de toda a sua comunicação enquanto marca - o branding - que inclua o nome da marca, logótipo, missão, valores e outros fatores, que demonstrem o objetivo da empresa e como se distingue da concorrência.

    Quer tenha uma loja com espaço físico, espaço digital, ou ambos, procure criar uma identidade visual única, apelativa, com um layout moderno e de acordo com o posicionamento que quer para a sua pet shop, assim como com uma comunicação alinhada entre todos os canais.

    Na loja física, invista também no uniforme dos colaboradores, de acordo com a comunicação definida. Uma vez que se trata do comércio de produtos para animais, poderá utilizar roupa mais confortável e prática, embora deva transparecer qualidade, cuidado e higiene por parte da equipa. Garanta, ainda, que os colaboradores têm a sua identificação visível.

    2. Ofereça um bom atendimento ao cliente

      O atendimento ao cliente é um dos fatores chave em todos os tipos de negócios, embora tenha um peso diferente em negócios com contacto direto com os clientes.

      Crie uma equipa formada por um número de colaboradores suficiente para executar cada tarefa com qualidade, desde o trabalho de caixa, atendimento ao cliente, logística, contabilidade e entre outras que tenha necessidade, tendo em conta a dimensão da pet shop e serviços que oferece.

      Os colaboradores que realizam o apoio ao cliente devem ser formados nos produtos que a pet shop comercializa, de forma a poder fazer um atendimento ajustado a cada cliente. Por outro lado, devem ser simpáticos, acessíveis, comunicativos, proativos e altamente focados nas vendas.

      Para melhorar esse atendimento, deve utilizar tecnologias que facilitam a experiência do atendimento, como sistemas de POS.

      Dica: caso tenha uma presença online, garanta que existe forma de os colaboradores fazerem um atendimento remoto aos clientes e com a mesma qualidade oferecida em loja.

      3. Escolha uma localização estratégica

        Caso tenha uma pet shop com espaço físico, a localização é um fator que impacta bastante a atração dos clientes e, por sua vez, o volume de vendas da mesma.

        Uma vez que muitos dos produtos comercializados são de conveniência, isto é, rações, vitaminas e outro tipo de artigos que os animais consomem diariamente, poderá ser uma boa estratégia estar presente em locais com uma grande visibilidade e tráfego de pessoas, como dentro ou junto a centros comerciais ou centros das cidades.

        Por outro lado, outro tipo de estratégia passará por estar presente junto ou no interior de clínicas ou consultórios de veterinária. Estes são locais onde os donos dos animais se deslocam a consultas ou outro tipo de tratamentos, ou seja, são zonas de passagem de uma tráfego altamente qualificado, onde pode, até, criar uma eventual parceria de win-win.

        4. Realize campanhas promocionais

          As campanhas promocionais podem ter um grande impacto nas vendas dos negócios, uma vez que as pessoas, no geral, são bastante sensíveis a descontos. No entanto, antes de utilizar uma estratégia promocional, deve analisar os dados da sua pet shop, como as vendas, margens de cada produto, stocks, estrutura e organização da equipa, assim como outros fatores relevantes.

          Conheça alguns tipos de campanhas que poderá utilizar:

          • Em compras acima de X, fica com um vale de Y a gastar em loja;
          • Na compra de um determinado produto, oferta de outros produtos complementares, no valor de X;

            Poderá aproveitar as redes sociais, publicidade paga, e-mail marketing e outros canais físicos, como cartões e cartazes, para comunicar estas promoções, garantindo que alcança mais pessoas.

            Nota: todas as condições das campanhas devem estar comunicadas e bem explícitas para o cliente.

            5. Ofereça serviços complementares

              Os serviços são sempre uma forma de agregar valor ao negócio, trazendo maior praticidade, conveniência e segurança aos clientes, podendo ter um forte impacto na taxa de conversão dos mesmos.

              Quer tenha uma loja física ou online, é uma vantagem disponibilizar o serviço de entrega ao domicílio, assim como instalação de algum tipo de produtos, como aquários de grandes dimensões.

              Por outro lado, oferecer serviços de tosquia e banhos aos animais poderá trazer-lhe bastantes vendas.

              6. Garanta várias formas de pagamento

                Um dos condicionantes na finalização da compra está relacionado com os métodos de pagamentos disponíveis.

                Procure disponibilizar várias formas de pagamento, online e em loja, seja por cartão multibanco, numerário (em loja física), cartão de crédito, MB Way, Apple Pay ou Google Play e garanta que o terminal consegue ler pagamentos por contactless, bastante utilizados atualmente e seguros. Saiba como escolher o melhor TPA para o seu negócio.

                7. Invista em programas de fidelização

                  Angariar um novo cliente vale, pelo menos, 5 vezes mais do que manter um cliente fidelizado, como referiu Philip Kotler. Assim sendo, deve valorizar os seus atuais clientes e criar vantagens para que continuem a visitar a sua pet shop, comprar os seus produtos e utilizar os seus serviços, de forma regular.

                  Os cartões de cliente são uma excelente forma de o fazer, uma vez que poderá oferecer-lhes vantagens exclusivas ou um sistema de acumulação de pontos por cada compra, o que o levará a querer comprar mais.

                  A subscrição a newsletters, com a oferta de uma vantagem associada, também é uma forma de manter contacto com esses clientes e oferecer-lhes vantagens personalizadas.

                  8. Publicidade paga

                  A publicidade paga tem a grande vantagem de poder alcançar um elevado número de possíveis clientes, através de diferentes canais de comunicação, como redes sociais, motores de pesquisa, e-mail, SMS, websites e entre outros.

                  Para que este tipo de publicidade traga resultados eficientes, procure utilizar a base de dados dos seus clientes, para que possa perceber o perfil de cliente que faz sentido impactar.

                  O Google Ads e Meta for Business são plataformas bastante utilizadas para este efeito, em que poderá explorar e fazer diferentes tipos de anúncios segmentados, para atingir determinados objetivos. Esses objetivos (KPI’s) devem ser bem definidos e em antecipação.

                  O e-mail e SMS marketing são excelentes formas de interagir com os seus clientes, dar-lhes a conhecer campanhas exclusivas, novidades ou outro tipo de informações, que poderão levar a um grande número de transações;

                  9. Mantenha a loja organizada

                    Muitas vezes, os clientes deslocam-se a uma loja física e saem sem encontrar o que procuram, simplesmente porque o layout da loja é confuso, os produtos estão desorganizados, o ambiente é escuro e entre outros fatores. O mesmo acontece em lojas online, se a plataforma online não tiver um menu bem organizado, por exemplo.

                    Procure organizar os produtos por categoria de produto e criar um fluxo de clientes, de acordo com a sua jornada - crie questionários e faça estudos de mercado para conhecer o seu cliente e as suas necessidades. Por exemplo, no caso das pet shops, poderá organizar os produtos por tipo de animal, sendo que não convém que os produtos de higiene estejam perto de medicamentos ou comida.

                    10. Tenha um software de gestão

                      Se pretende aumentar as vendas da sua pet shop, deve assegurar que dispõe de sistemas adequados para gerir a procura, nomeadamente sistemas de CRM, faturação e contabilidade, ajustados ao tipo de produtos, ao fluxo de clientes e às necessidades da loja, que permita uma maior eficiência nos processos, aumento da faturação e maior satisfação dos clientes e funcionários.

                      O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio, quer seja no balcão do ponto de venda, no tablet ou num smartphone, em sistema Android ou iOS, de forma sincronizada e atualizada em tempo real. Experimente este software, gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

                      Pretende colocar em prática estas dicas, mas ainda não abriu a sua Pet Shop? Saiba tudo o que precisa para iniciar esta atividade de venda de produtos relacionados com animais, traga a inovação para o setor, atraia os seus clientes para a sua loja e torne-se um Empreendedor de sucesso!

                      Achou o artigo interessante?

                      Software de Faturação e POS
                      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

                      Sobre o Vendus

                      O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.