Qual a Margem de Lucro de um Minimercado?

Blog / Venda a Retalho / Qual a Margem de Lucro de um Minimercado?
Qual a Margem de Lucro de um Minimercado?

Está a pensar abrir um minimercado e gostaria de perceber qual a margem de lucro que este tipo de negócio pode libertar? Fique desse lado e aprenda a analisar ou calcular a rentabilidade do seu negócio.

Um dos passos fulcrais para quem tem ou pretende abrir um negócio é avaliar a rentabilidade financeira do mesmo, isto é, perceber se é lucrativo ou não e se faz sentido continuar a investir nele da mesma forma, mudar de estratégia ou, até, decidir fechar.

No caso dos minimercados, é essencial ter uma noção de quanto se está a lucrar com a venda dos produtos, de forma a garantir que faz um planeamento e gestão eficientes e utiliza as tecnologias e sistemas certos, para ter um negócio saudável e bem-sucedido.

O que é margem de lucro?

Muitas pessoas confundem lucro com margem de lucro, embora sejam conceitos distintos.

A margem de lucro, ao contrário do lucro, é uma percentagem acrescentada ao valor do custo de um produto, isto é, mostra de forma objetiva quanto é que se está a ganhar, tendo em conta o custo unitário e o preço final de venda do produto.

Assim, esta percentagem avalia se o produto é ou não lucrativo, dando um visão do que se pode ajustar a nível de preço final ou a nível de custo unitário, de forma a ter uma maior rentabilidade visto que, quanto maior for a percentagem da margem de lucro, maior a rentabilidade do produto.

Dando um exemplo concreto, se a margem de lucro dos seus produtos do minimercado for baixa, poderá estar a perder uma oportunidade para fazer mais dinheiro. No caso da margem de lucro ser negativa, é necessário reavaliar os custos de produção, para evitar prejuízos a curto-longo prazo.

Como calcular a margem de lucro de um produto?

Para calcular a margem de lucro deve ter os dados do preço de venda do produto, assim como os dados do custo de produção desse produto.

Depois disso, deve usar esta fórmula para cálculo:

Margem de lucro = (preço de venda – custo de produção) / (preço de venda) x 100

Substituindo por valores reais, imaginando que:

  • Preço de venda: 5 euros
  • Preço de custo: 2 euros
  • Margem de lucro = (5 – 2) / 5 x 100 = 60%

O lucro é calculado apenas pela diferença entre o preço de venda e o custo de produção, sendo o resultado em valor absoluto, em vez de percentual, ou seja:

  • Lucro = preço de venda – custo de produção
  • Lucro = 5 - 2 = 3 euros

Qual a diferença entre margem de lucro bruta e margem de lucro líquida?

A margem de lucro bruta tem apenas em conta o lucro sobre o valor de aquisição do produto ao fornecedor ou produção. Saiba tudo para calcular a margem bruta do seu negócio.

A margem de lucro líquida considera todos os custos operacionais e administrativos do minimercado, isto é, tanto os custos fixos como os custos variáveis, como impostos, tributação e encargos, aluguer do espaço, despesas com telefone, eletricidade, água, internet, custos com colaboradores, entre outros.

Para calcular a margem de lucro líquida, utiliza-se como valor base o total das vendas, menos todos os custos operacionais (fixos e variáveis). Ou seja, a margem de lucro líquida é obtida através do lucro bruto de um produto ou serviço.

Considerando alguns valores imaginários:

  • Receitas totais: 100 000 euros
  • Impostos: 5000 euros
  • Outras despesas fixas e variáveis (incluindo todos os gastos referidos): 20 000 euros
  • Lucro líquido = Receitas totais - Gastos totais = 100 000 – 5000 - 20 000 = 75 000 euros
  • Margem de Lucro líquida = (Lucro líquido / Receitas totais) x 100 = (75 000 / 100 000) x 100 = 75%

Como calcular, então, a margem de lucro do seu minimercado?

Neste tipo de atividade, a margem de lucro pode ser influenciada por diversos fatores, como a localização do negócio, espaço físico, a concorrência, a aceitação por parte do público-alvo, os custos associados e outro tipo de fatores internos e externos, que variam conforme o tipo de negócio.

Passo 1: Avalie todos os custos associados ao seu negócio, entre os quais:

  • Custos fixos (salários dos colaboradores, valor de venda, prestação de eventual empréstimo, gastos em sistemas de contabilidade e faturação, licenças e entre outros);
  • Custos variáveis (despesas da água, luz, telefone, eventuais prémios, gastos em publicidade e marketing e entre outros);
  • Impostos e tributações sobre os produtos e faturação;
  • Obrigações e custos associados ao franchising, se tiver um minimercado em sistema de franchising;
  • Outras obrigações fiscais.

Passo 2: Utilize um software de gestão e contabilidade para registar todas as entradas e saídas de caixa, stock, resultados e vendas, de forma real e eficiente.

Apenas consegue registar, monitorizar e gerir com precisão todas as etapas comerciais e operacionais do seu minimercado, através de um software tecnológico eficiente.

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir o seu minimercado ou qualquer outro tipo de loja, em qualquer lugar. Através do Vendus é possível registar e controlar as vendas do seu negócio rapidamente e em tempo real, conectar com os seus equipamentos de POS e com as suas plataformas de e-commerce.

Este sistema pode ser a chave para conseguir acompanhar todos os gastos e receitas do negócio, para que possa conhecer qual a margem do mesmo e, posteriormente, criar um plano de ação. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

Passo 3: Acompanhe os resultados do seu minimercado, através dos relatórios de vendas e do cálculo da margem de lucro

A partir dos relatórios e outros dados recolhidos, utilizando estes softwares, poderá retirar alguns insights relevantes, nomeadamente se:

  • O preço de venda dos seus produtos cobre, de forma suficiente, as suas despesas;

  • É um preço justo:

  • Está na média do mercado;

  • Está de acordo com os seus objetivos e previsões iniciais;

  • Está a ter custos desnecessários em alguma fase do processo, como na escolha dos fornecedores para o minimercado, que podem estar a comprometer a margem dos produtos e a sua rentabilidade final a curto e longo prazo, por exemplo;

  • Se a margem de lucro for negativa, poderá ter de repensar a continuidade do negócio ou a sua estratégia de gestão de custos e de preços.

Como vê, calcular a margem de lucro do seu minimercado em Portugal pode ser um processo bastante desafiante, embora bastante útil e, até, crucial para ter uma compreensão mais ampla da rentabilidade do seu negócio.

Defina KPI’s SMART, acompanhe os seus resultados, crie planos de ação com timings bem definidos e invista na promoção do seu minimercado, considerando estas 10 dicas para aumentar as vendas do seu minimercado e torne o seu negócio bem sucedido. Se ainda não tem um minimercado, mas está a pensar abrir um, sugerimos que comece por aqui: como abrir um minimercado em Portugal.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.