Impostos nos Açores: Redução de IVA, IRS e IRC

Blog / Obrigações Fiscais / Impostos nos Açores: Redução de IVA, IRS e IRC
Impostos nos Açores: Redução de IVA, IRS e IRC

Os impostos na Região Autónoma dos Açores são diferentes dos valores praticados no Continente. Taxas de IVA, IRC e IRS são significativamente mais baixas para apoiar a economia e negócios do arquipélago, impulsionando a competitividade das empresas.

Taxas de Imposto nos Açores

A Lei de Finanças das Regiões Autónomas prevê uma redução de impostos até 30% em relação ao resto do país. Assim, o Decreto Legislativo Regional n.º 15-A/2021/A, de 31 de maio, aprovado e publicado no Diário da República, estipula medidas fiscais que alteram as taxas dos principais impostos, durante o ano de 2021.

Taxas de IRC

O IRC é um imposto que incide sobre o rendimento das empresas que trabalham em Portugal Continental e ilhas. Desde janeiro de 2021 que o imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) no arquipélago dos Açores foi reduzido 30% relativamente às taxas pagas pelas empresas no Continente. Assim, desde essa data que a taxa do IRC se situa nos 16,1% neste arquipélago.

Taxas de IVA

A partir de 1 de julho de 2021, as taxas do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) vão sofrer uma redução de 30% em comparação com as taxas do Continente. Portanto, a taxa normal vai ser de 16%, a taxa intermédia vai situar-se nos 9% e a taxa reduzida vai fixar-se nos 4%.

Taxas de IRS

A partir de janeiro de 2022 as taxas do Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) passam a beneficiar de uma redução de 30% face às taxas do Continente, independentemente do valor do rendimento coletável.

Taxas de Imposto Em Portugal Continental e Madeira

As taxas de impostos aplicadas no Continente são mais elevadas, comparativamente ao arquipélago dos Açores e à Região Autónoma da Madeira.

Taxa de IRC

Atualmente, em Portugal Continental, a taxa geral de IRC é de 23%. As PME (pequenas e médias empresas), beneficiam de uma taxa reduzida de 17% sobre os primeiros 15 mil euros de matéria coletável.

Na Região Autónoma da Madeira a taxa de IRC situa-se nos 14,7%, exceto para as empresas que estão registadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), que beneficiam de uma taxa de IRC de 5% ou pequenas e médias empresas que são taxadas a 11,9% nos primeiros 25 mil euros de matéria coletável.

Para consultar situações em que se aplicam outras taxas ou mais informações sobre derrama e tributação autónoma, consulte o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas.

Taxas de IVA

As taxas de IVA no Continente são as seguintes:

  • Taxa normal - 23%
  • Taxa intermédia - 13%
  • Taxa reduzida - 6%

Na Região Autónoma da Madeira, as taxas são ligeiramente inferiores, se compararmos com o Continente:

  • Taxa normal - 22%
  • Taxa intermédia - 12%
  • Taxa reduzida - 5%

Importante mencionar que existem medidas previstas no Orçamento de Estado para 2021, nomeadamente o IVAucher - programa de incentivo ao consumo para os setores do alojamento, restauração e cultura. Saiba mais sobre o IVAucher.

Taxas de IRS

O imposto sobre o rendimento de pessoas singulares é aplicado diretamente ao rendimento bruto e é regulado pelo Estado nas tabelas de IRS. A taxa depende do rendimento, se é trabalhador por conta de outrem ou pensionista, do estado civil, do número de dependentes e da existência de alguma incapacidade. Consulte as tabelas de IRS para 2021.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.