O que é o Startup Voucher e como pedir?

Blog / Empreendedorismo / O que é o Startup Voucher e como pedir?
O que é o Startup Voucher e como pedir?

A iniciativa startup voucher patrocina projetos empresariais que se encontram numa fase inicial. Saiba mais sobre esta medida, implementada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) como parte da estratégia de empreendedorismo do programa StartUp Portugal.

Regulamento do StartUP Voucher

Inserido na Estratégia Nacional de promoção do Empreendedorismo, o StartUP Voucher pretende incentivar a criação de novas startups, o seu rápido desenvolvimento e reforçar a a competitividade das pequenas e médias empresas em Portugal. O apoio facultado tem uma duração mínima de 4 meses e máxima de 12, integrando três fases de desenvolvimento do projeto empresarial e criação da empresa:

  1. Desenvolvimento da ideia;
  2. Desenvolvimento da tecnologia e do modelo de negócio;
  3. Desenvolvimento do plano de negócios e criação da empresa.

Tipos de apoio do Startup Voucher

O Voucher StartUP proporciona aos participantes um apoio monetário, mentoria e assistência técnica:

  • Bolsa mensal no valor de 691,70€: pagam no final de cada mês, atribuída por um período máximo de 12 meses;
  • Acompanhamento do projeto;
  • Mentoria: acesso a uma rede de mentores que fornecem orientação;
  • Prémio de avaliação intermédia: entrega de prémios no valor de 1.500 euros aos projetos, mediante avaliação do cumprimento dos objetivos;
  • Prémio de concretização: prémio no valor de 2.000 euros para projetos empresariais, concretizados através da criação de empresa com a constituição de sociedade comercial.

No máximo, poderão ser atribuídas duas bolsas a cada projeto empresarial.

O Startup Voucher destina-se a projetos que beneficiem as regiões NUT II – Norte, Centro e Alentejo ou NUT II – Lisboa. No entanto, são admitidos projetos cuja realização de ações seja fora destas regiões, desde que beneficiem a sua economia. Os projetos são apoiados por fundos estruturais do Portugal 2020.

    Requisitos para aceder ao StartUP Voucher

    O Startup Voucher apoia projetos inovadores de empreendedorismo, que contribuam para o desenvolvimento da economia e com grande dinâmica de crescimento, especialmente relacionados com tecnologia, investigação e desenvolvimento ou projetos criativos (artes performativas, património cultural, artesanato, cinema, música, edição, software educacional e de entretenimento, arquitetura, design e publicidade). Saiba mais sobre os projetos abrangidos aqui.

    Este é um tipo de financiamento para startups, por isso, o acesso está sujeito a várias condições:

    • exclusivo para projetos embrionários, em fase de ideia;
    • para jovens entre 18 e 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou a residir em Portugal;
    • para empresas ainda não constituídas;
    • sem outra fonte de rendimento (não é possível estar a beneficiar de uma bolsa para o apoio ao empreendedorismo, por exemplo).

    Candidatura ao StartUP Voucher

    A submissão de candidatura é feita exclusivamente através da plataforma digital do IAPMEI. O período de apresentação de candidaturas, referente a 2019-2022, decorre entre o dia 26 de julho de 2019 e o dia 26 de novembro de 2020. O processo é contínuo dentro desses prazos, respeitando quatro datas intercalares:

    • 26 de novembro de 2019;
    • 26 de março de 2020;
    • 26 de julho de 2020;
    • 26 de novembro de 2020.

    Para mais informações e apoio à candidatura, o IAPMEI disponibiliza o seguinte:

    Legislação do StartUP Voucher

    Existe um conjunto de documentos que devem ser consultados antes de iniciar o processo de candidatura ao StarUp Voucher:

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.